Home

DS lança em Portugal topo de gama DS9 E-Tense híbrido Plug In com preços a partir dos 59.100€

A berlina topo de gama da DS Automobiles chegou a Portugal na versão híbrida Plug In, com dois níveis de equipamento (Performance Line + e Rivoli +) e preços a partir de 59.100€.

A DS Automobiles promoveu uma apresentação nacional da berlina DS9, topo de gama da marca francesa, para alguma imprensa (ver vídeo abaixo), introduzindo o modelo em Portugal. Terá, apenas, uma motorização e dois níveis de equipamento.

Com 4,93 metros de comprimento e 1,85 metros de largura, o DS9 tem o sistema híbrido Plug In da Stellantis: motor de combustão interna com 1.6 litros sobrealimentado com um motor elétrico que, em conjunto, debitam 225 Cv e 360 Nm de binário. Oferece uma autonomia em modo elétrico de 56 km (protocolo WLTP).

Contas feitas, com uma bateria de 11,9 kWh, além daquela autonomia, o consumo homologado é de 1,5 l/100 km e as emissões de CO2 ficam entre 33 e 34 gr/km.

Post-production : Astuce Productions

Detalhando, o sistema híbrido Plug In tem uma caixa automática de 8 velocidades, há três modos de condução (Electric, Hybrid e Sport), função “B” para maior regeneração de energia na desaceleração e na travagem. O carregador de bordo de 7,4 kW permite carregar a bateria em 1h30m em postos públicos ou domésticos.

Topo de gama, o DS9 tem no banco traseiro o conceito DS Lounge. Que se caracteriza por materiais de qualidade e bancos confortáveis que aproveitam o espaço libertado pelos 2,9 metros de distância entre eixos. O DS Lounge oferece aquecimento, refrigeração e massagem no banco traseiro, sendo esta última característica uma novidade no segmento. 

Quem quiser pode optar pelo programa DS Inspirations, que autoriza um nível de personalização elevado através de materiais requintados, revestimentos e combinações de cores. O equipamento de série é muito generoso e uma das assinaturas da DS é o belíssimo relógio B.R.M. colocado no topo do tabliê.

Destaques, ainda, para a suspensão ativa DS Acrtive Scan, o DS Drive Assist e o DS Park Pilot.

O primeiro usa uma câmara dianteira, que “varre” a estrada e “lê” as irregularidades para que os sensores de nível, acelerómetros e sensores do grupo propulsor para adaptar o amortecimento de cada roda às condições da estrada.

O segundo permite uma condução semiautónoma de Nível 2, o que contribui para viagens longas feitas em maior conforto e com os melhores níveis de segurança. A velocidade é controlada em função do tráfego que circula na via. O sistema utiliza vários sensores para posicionar o DS 9 precisamente ao centro na sua faixa de rodagem, de acordo com as intenções do condutor no controlo da direção. Utilizável até aos 180 km/h (dependendo da legislação de cada país), o sistema controla a velocidade e a direção, sempre com a supervisão do condutor.

Finalmente, o DS PARK PILOT deteta um espaço livre com o automóvel em andamento, até 30 km/h de velocidade. O condutor para e indica no écrã tátil que pretende estacionar, paralelamente ou em espinha. Depois, basta manter pressionado o botão Park e o sistema assume o comando. A aceleração, a travagem e a direção são controladas automaticamente no acesso ou saída do lugar de estacionamento. Para interromper o movimento, basta libertar a tecla.

Os sistemas DS Night Vision e DS Driver Attention Monitoring completam o leque de tecnologia disponibilizada. 

O primeiro sistema possui uma câmara de infravermelhos, instalada na grelha dianteira, capaz de detetar peões, ciclistas e animais até 100 metros de distância. O condutor visualiza os alertas no grande painel de instrumentos digital, que são apresentados em dois níveis: primeiro em cor amarela e depois em vermelha. Com estas classificações de alertas o condutor pode reagir atempadamente. 

O segundo, através de uma câmara de infravermelhos montada acima do volante, com apoio de uma câmara na zona superior do para-brisas, regista continuamente os olhos do condutor em busca de sinais de fadiga (piscar de olhos), a sua face (para onde está a olhar), os movimentos da cabeça que indicam distração e a trajetória do veículo face às marcações na estrada, especialmente desvios ou movimentos erróneos na direção por parte do condutor. O sistema consegue identificar perdas de atenção através da deteção de comportamentos fora do normal num destes fatores, tais como movimentos não lineares e erráticos ou piscar consecutivamente os olhos, ativando automaticamente um alerta sonoro e um alerta visual, apresentado no ecrã central, tanto de dia como de noite.

No que toca ao equipamento, o DS9 surge em Portugal com dois níveis de equipamento: Performance Line+ e Rivoli+. 

O equipamento de série é completo e reforçado com tecnologia avançada. Todos os DS 9 E-Tense possuem, por exemplo, a suspensão ativa DS Scan Suspension, alerta de desvio de trajetória com correção automática de direção, travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento e câmara traseira, sistema de faróis DS Active LED Vision, bancos dianteiros aquecidos com comando elétrico (memórias no do condutor), sistema de acesso e arranque sem chave, painel de instrumentos totalmente digital, sistema de informação e entretenimento com ‘Mirror Link’ e navegação conectada, e jantes em liga leve de 19 polegadas.

A versão Rivoli + oferece de série o sistema de alerta de cansaço do condutor DS Driver Attention Monitoring, sistema de posicionamento na faixa de rodagem, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com função de massagem, e sistema de climatização tri-zona, para citar apenas os equipamentos mais relevantes.

O DS 9 E-Tense Performance Line + tem bancos forrados a Alcantara e o Rivoli + a couro Preto Basalte. Para o Rivoli + é possível optar pelas DS Inspirations Opéra Couro Preto Basalto ou Couro Red Rubis (3950 euros). Entre o equipamento opcional está o estacionamento automático DS Park Pilot (1000 euros no Performance Line + e 600 euros no Rivoli +), o sistema DS Night Vision (1850 euros no Performance Line + e 1300 euros no Rivoli +) e o Pack Lounge de bancos traseiros aquecidos com ventilação e massagem (1450 euros no Rivoli +; de série com interior DS Inspiration Opéra).

Quanto a preços, o DS9 E.tense Performance Line + custa 59.100 euros, o Rivoli + fica por 61.000 euros.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , , , , ,