Clássicos

Land Rover presta tributo ao Defender e ao Camel Trophy com série muito especial… até no preço de 222 mil euros!

Serão, apenas, 25 unidades de uma versão muito modificada do Defender, inspirada no Camel Trophy.

Land Rover e Camel Trophy forjaram uma parceria que deu origem a uma das mais espetaculares aventuras fora de estrada e a marca britânica celebra-a com esta série muito especial do Defender.

Entre 1980 e 1998, o Camel Trophy realizou-se anualmente e apenas a primeira edição não foi feita ao volante de modelos da Land Rover. Os veículos utilizados, transformados pela casa britânica para resistirem aos desafios propostos pelos organizadores do Camel Trophy que incluíam provas especiais de classificação cronometradas, desafios de trial com utilização do guincho e etapas de orientação com bússola e mapa.

As 25 unidades vão estar disponíveis nas versões 90 de três portas e 110 de cinco portas e custam, antes de impostos e taxas de importação, 195 mil libras, qualquer coisa como 222 mil euros. A encomenda do carro terá de ser feita, diretamente, à Land Rover Classic em www.landroverclassic.com ou através do email sales@classic-jaguarlandrover.com.

A base é, claro, o extinto Defender – que é, mais ou menos, o mesmo carro que começou o Camel Trophy em 1981 – com o motor V8 de 5.0 litros a gasolina acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. A potência é de 405 CV e o binário de 515 Nm. Os travões foram reforçados e a suspensão também é nova.

O carro está pintado com o típico “Eastnor Yellow” com os alargamentos das cavas das rodas pintadas de preto, tal como o capô e o portão traseiro. À frente foi colocada uma grelha “Heritage” com proteção para o guincho, proposto de série.

As jantes são de aço fechadas como no modelo original, mas com 16 polegadas e pintadas na cor da carroçaria. Há a possibilidade de colocar os logótipos de competição do Camel Trophy.

Mimetizando os modelos originais, o Defender V8 Works Trophy recebe, para lá do guincho, um porta bagagens no tejadilho, proteções do carter, diferenciais e zonas mais vulneráveis, pneus todo o terreno e luzes suplementares LED no tejadilho. 

No interior, há bancos Recaro desportivos, com pesponto amarelo contrastante com o revestimento preto e o sistema de info entretenimento com sistema de navegação e compatibilidade com funções do smartphone.

Quem comprar um dos 25 Land Rover Defender V8 Works Trophy, será convidado a passar três dias a competir numa aventura exclusiva – a Defender V8 Works Trophy – e andar fora de estrada nas pistas espetaculares e duras de Eastnor Castle, o mítico centro de testes da Land Rover. 

No primeiro encontro com o seu Defender Works V8 Trophy, os clientes e os seus copilotos irão realizar as marcas inaugurais no veículo ao adicionar os seus nomes e a bandeira do seu país. De seguida, irão enfrentar vários desafios inspirados em competições famosas e aventuras internacionais que irão incluir mais de sete décadas de produção da Land Rover.

Integradas na aventura, serão disponibilizadas sessões individuais por especialistas para que os clientes tenham a oportunidade única de desenvolver capacidades e técnicas de condução extrema no seu próprio veículo antes de colocarem à prova as capacidades aprendidas. Todos os participantes irão competir conquistar diversos galardões, incluindo um grande prémio para a pessoa que liderar a classificação geral, que será anunciada dentro de alguns meses. 

As caras familiares do legado aventureiro da Land Rover protagonizam o vídeo de lançamento do Defender Works V8 Trophy, incluindo a embaixadora da Land Rover e piloto de competição e acrobacias Jessica Hawkins, além de participantes do Camel Trophy como Bob Ives, vencedor da edição de 1989. Alguns destes especialistas estarão também disponíveis no evento Land Rover Trophy para partilhar os seus conhecimentos e experiências. 

Terá o privilégio de receber ajuda dos mais conceituados instrutores de condução fora de estrada e, no final, o melhor receberá um prémio que a Land Rover denomina como “grande prémio” não dizendo qual é.

O evento Land Rover Trophy será patrocinado pelo novo Defender e os parceiros selecionados Elliot Brown, Fat Face e Musto, que criaram acessórios especialmente concebidos para os proprietários do Defender Works V8 Trophy.

Dan Pink, responsável da Land Rover Classic referiu que “o Land Rover Defender sempre foi mais do que um veículo. É célebre por conseguir superar qualquer obstáculo graças à sua capacidade de engenharia, e compatibilidade para expedições e competições todo-o-terreno. O novo Land Rover Trophy irá voltar a disponibilizar tudo isto a outra geração de aventureiros. 

As experiências têm um espaço muito relevante na Land Rover Classic, e analisámos os comentários que recebemos para chegar a este conceito”. Os nossos clientes querem criar as suas histórias, cicatrizes de guerra e pátina do Works V8 Trophy desde o primeiro dia. Desta forma, é estimulada a conversa à fogueira com entusiastas que partilham os mesmos gostos. Temos esperança que se realize este evento memorável e emocionante pleno de camaradagem, e que a lenda do Land Rover Trophy continue durante muitos anos.Um momento chave da aventura será quando contemplarmos o perfil destes veículos, instantaneamente reconhecidos como modelos Land Rover, enquanto sobem as colinas de Eastnor.”