Elétricos

Microlino vai entrar em produção e oferece uma autonomia de 200 km

Conhecida por ter feito a primeira trotinete dobrável em alumínio nos anos 90 do século passado, a Micro vai entrar no mundo automóvel com uma modelo inspirado no BMW Isetta 100% elétrica.

Os suíços deram este passo sentados em cima de um estudo preciso sobre a mobilidade no Velho Continente que diz o seguinte: um carro é ocupado, em média, por 1,2 pessoas e percorre apenas 35 km por dia.”

É sobre estes dados que nasce o Microlino, a resposta ideal, diz a casa suíça, para os indecisos entre a moto e o carro, para uma mobilidade mais responsável.

Ou seja, este modelo inspirado no BMW Isetta foi desenvolvido para oferecer o espaço estritamente necessário, a autonomia suficiente e a performance exigida para a mobilidade urbana.

Contas feitas, o Microlino tem espaço para duas pessoas e, como diz a marca suíça, “três grades de cerveja” (!) tendo um peso de apenas 513 kgs e uma velocidade máxima de 90 km/h.

Com dois pacotes de baterias, consegue mais autonomia que um Renault Twizy (125 a 200 km dependendo da versão). A Micro não divulgou as capacidades das baterias, mas reclama que podem ser carregadas em apenas 4 horas numa tomada doméstica.

Como sucedia no BMW Isetta, o Microlino tem apenas uma porta dianteira, o que quer dizer que o carro pode ser estacionado de face para o passeio que os dois ocupantes saem diretamente para o passeio.

Sair do carro não será simples, pois se no Isetta a coluna de direção era articulada e levantava-se com a porta, no Microlino é fixa e integra o painel de instrumentos. Não há nenhum sistema de info entretenimento, apenas uma barra com fichas que suportam qualquer smartphone e também colunas de som wireless.

O preço preliminar do Microlino é de 12 mil euros, o que o coloca em rivalidade com o Citrpen AMi One e, provavelmente, com o Mobilize EZ-1 da Renault. 

A Micro espera que o processo de homologação comece em junho e que a União Europeia aprove o carro em agosto para começar a produção em setembro.