Home

Remodelado Citroen C3 Aircross chega o mercado em junho

O C3 Aircross recebeu atualização semelhante à feita ao C3, para lhe oferecer um lavar de face que mantenha a competitividade.

O SUV da Citroen aproxima-se das 330 mil unidades vendidas, mas a verdade é que em 2020 foram comercializados 74.411 veículos, uma queda abrupta dos 111.475 carros entregues em 2019. Hora ideal para mudar e atualizar o C3 Aircross.

Não podendo mexer na volumetria da carroçaria, a Citroen deixou tudo mais ou menos na mesma, com elevada altura ao solo, rodas de generosas dimensões com cavas alargadas.

As proteções das embaladeiras e os para choques mostram ao que vem o SUV da Citroen. A frente foi revista à imagem da nova assinatura de estilo da Citroen revelada com o protótipo Cxperience e estreada com o C3.

Esta nova frente é reconhecível devido à nova assinatura da iluminação dianteira. O símbolo “double chevron” evolui e expande-se na direção dos projetores LED, naquilo que é muito semelhante ao que vemos no novo C3 ou no novo C4. 

Mas aqui com uma interpretação mais musculada. O C3 Aircross dispõe, ainda, de uma nova grelha com um motivo geométrico inédito e de uma nova proteção inferior em cinzento prateado com inserções coloridas que reforçam a sua robustez. 

O C3 Aircross mantém a personalização com um total de 70 combinações possíveis, baseadas em 7 cores exteriores, incluindo 3 novas, com a Kaki Grey, a Voltaic Blue e a Blanc Banquise; 4 Packs Color, incluindo 2 novas cores com sofisticados efeitos texturizados: a Anodised Orange e o Anodised Dark Blue. 

Os Packs Color incluem inserções originais coloridas situadas nas extremidades dianteiras das embaladeiras, nas capas dos retrovisores e nos vidros de custódia. 

Estes recebem uma nova assinatura lateral: as emblemáticas persianas coloridas, tão características do modelo, são complementadas por uma nova proposta gráfica consoante o pack Color escolhido. Efeito persiana de aspeto espelhado (decoração de custódia em cromado) para os Packs Color Shiny Black e Anodised Dark Blue, branco cúbico para o Pack Color Polar White e laranja cúbico para o Pack Color Anodised Orange, mais 2 cores de tejadilho, branco ou preto.

Há novas jantes com novo estilo nas medidas 16 e 17 polegadas, com acabamento brilhante ou totalmente preto.

Depois, há quatro ambientes diferentes. O primeiro é um Ambiente de série, refinado e sóbrio, propõe estofos cinzentos com uma decoração do painel de bordo em cinzento texturado. Depois, o Ambiente Urban Blue, para maior modernidade e bem-estar a bordo, mistura, subtilmente, num espírito de “sportswear”, um tecido azul com um outro, também azul, de efeito de couro, uma faixa transversal no topo dos encostos dos bancos, exibindo o motivo “chevrons”, e uma faixa à largura do painel de bordo, em tecido azul com efeito couro. 

Segue-se o Ambiente Metropolitan Graphite, luxuoso e moderno, mistura um tecido grafite com efeito de couro com um tecido cinzento claro, associados a uma faixa transversal no topo dos encostos dos bancos em tom madeira clara texturada, e uma faixa à largura do painel de bordo em tecido “chino” cinzento. 

Finalmente, o Ambiente Hype Grey, requintado, mistura o couro verde acinzentado e tecido com efeito couro negro, uma faixa à largura do painel de bordo em couro verde acinzentado, faixas transversais no topo dos encostos dos bancos interligadas com o motivo “chevrons”.

O C3 Aircross está equipado com bancos Advanced Comfort, combinados com a suspensão com afinação suave, oferece, reclama a Citroen, mais conforto.

A habitabilidade manteve-se, graças à modularidade do banco traseiro deslizante, com regulação máxima de 150 mm, segundo duas secções independentes, bem como devido ao rebatimento do banco do passageiro da frente, permitindo-se o transporte de objetos mais longos, no máximo de 2,40 m.

O volume da sua bagageira é extensível dos 410 aos 520 litros quando o banco traseiro está na sua posição avançada e até aos 1.289 litros quando é rebatido. Há uma nova consola central com mais organização. Atrás integra um grande espaço de arrumação, acessível aos passageiros dianteiros e traseiros e ocultado por uma cortina deslizante. Todos os passageiros contam com espaços de arrumação: compartimento em frente ao passageiro da frente, suportes para copos integrados no apoio de braços central traseiro (rebatível a partir do encosto), bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros, múltiplas zonas de arrumação na zona inferior da consola central.

O C3 Aircross dispõe de um novo ecrã tátil de 9 polegadas para beneficiar a ergonomia, a visibilidade e a facilidade de utilização. Um novo ecrã, com mais qualidade, que permite destacar a Citroën Connect Nav ou a função Mirror Screen compatível com Android Auto e Apple Car Play. 

São igualmente propostos itens como o carregamento sem fios para “smartphones” e o sistema Citroën Connect Assist.

São 12 as tecnologias de assistência à condução oferecidas pelo C3 Aircross. Além disso, propõe o Grip Control com Hill Assist Descent, dispositivo que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações, independentemente das condições exteriores. 

No que toca às motorizações está disponível com os blocos a gasolina PureTech e diesel BlueHDi: PureTech 110 CVM6, PureTech 130 EAT6, BlueHDi 110 CVM6 e BlueHDi 120 EAT6. O Citroen C3 Aircross estará à venda em junho deste ano.