Elétricos

Alemães exigem que a Tesla recolha mais de 12 mil unidades do Model X em todo o mundo!

A KBA (Kraftfahrt Bundesamt), ou a autoridade federal alemã para o transporte, acaba de anunciar a recolha de unidades do Tesla Model X produzidos entre 2015 e 2016.

Em causa está uma cola utilizada num revestimento usada no Model X que pode perder as qualidades de adesão e deixar o revestimento solto, levando a que esta se separe do carro. 

A KBA estima que na Alemanha serão afetadas cerca de 195 unidades, mas avisa que o construtor americano terá de recolher cerca de 12.300 unidades em todo o Mundo.

Este não é a primeira ação de recolha por causa deste problema. Em novembro de 2020, os americanos da National Highwat Traffic Safety Administration (NHTSA), a KBA dos norte americanos, reportou que a Tesla teria de recolher cerca de 9500 unidades do Model X devido a uma peça do tejadilho poder soltar-se do carro. Porém, as duas situações não parecem relacionadas uma com a outra.

Porem, a Tesla está a recolher 134.951 modelos do Model S e do Model X, devido a problemas com o sistema de info entretenimento que tenham o processador Nvidia Tegra 3. Uma investigação da NHTSA, descobriu que quando a memória flash chega ao fim da sua vida útil (entre 5 e 6 anos), o ecrã central desliga-se e deixa de dar informações importante e desliga a câmara de marcha atrás. Devido a isso, a Tesla vai substituir todas as memórias de cada uma daquelas unidades.