Home

Porsche poderá sair do Grupo VW para gerar mais fundos para o programa EV

O grupo VW está a ponderar fazer o mesmo com a Porsche aquilo que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) fez com a Ferrari.

Ou seja, o grupo VW poderá fazer um “spin off” da Porsche para conseguir reunir mais dinheiro para gastar com o pesado, em recursos, plano de eletrificação e de software do grupo germânico.

Os responsáveis da Porsche e do grupo VW, detido pela Porsche SE, mantêm-se em silêncio, mas duas notícias surgidas na Alemanha lançaram luz sobre o assunto.

A “Manager Magazin” foi a primeira fonte desta história dizendo que o Grupo VW pode vender até 25% do capital da Porsche AG, uma fatia que poderá valer qualquer coisa como 20 a 25 mil milhões de euros.

A Reuters, citando fontes desconhecidas, refere que essa ideia está a ser amadurecida, mas que ainda está longe de passar a decisão final e a acontecer não será em 2021.

Por outro lado, alguns analistas acreditam que o valor da Porsche AG será de 100 mil milhões de euros, ou seja, mais que o valor bolsista do grupo VW. 

Esta ideia de fazer um “spin off” da Porsche não é nova e tem estado em cima da mesa depois da FCA ter feito o mesmo com a Ferrari. O sucesso da operação foi enorme e a Exor, a holding da família Agnelli ficou com o controlo da mítica marca italiana.Perante isso, as famílias Piech e Porsche estão de olho numa operação semelhante.

Esta modalidade de “spin off” está cada vez mais na moda e a Daimler anunciou há dias a separação da sua unidade de camiões, tentando desta forma levantar dinheiro para manter níveis de “cash flow” elevados e aliviar o peso dos grupos e, assim, aumentar o valor bolsista.

Veremos no futuro se a Porsche vai ou não sair do grupo VW e se o reforço da posição das famílias Porsche e Piech na casa de Weissach será uma realidade.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , ,