Elétricos

Ioniq 5 é um crossover 100% elétrico divertido e cheio de detalhes práticos

O primeiro modelo da submarca Ioniq da Hyundai é um crossover compacto 100% elétrico com estilo alternativo que viajou até aos anos 80 do século passado.

Tendo como base a plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform) elétrica da Hyundai, o Ioniq 5 tem, assim, um chassis em forma de “skate” com uma alargada distância entre eixos e o pacote de baterias colocado entre as rodas.

O modelo tem carregador de 400V e de 800V exatamente devido à plataforma que utiliza. Isto quer dizer que num carregador de 350 kW, o carregamento de 70% da bateria (entre 10 e 80%) dura, apenas, 18 minutos. Mais! A Hyundai reclama que em apenas 5 minutos são suficientes para recuperar 100 km de autonomia. Isto segundo o protocolo WLTP!

O Ioniq 5 é oferecido com dois pacotes de baterias, um com 52,8 kWh e outro com 72,6 kWh, e formato de motor único ou dois motores. O pacote de dois motores com a bateria maior oferece, além das quatro rodas motrizes, uma autonomia entre 480 e 500 km (ciclo WLTP) com uma potência de 218 CV e 605 Nm de binário. A aceleração 0-100 km/h será de 5,2 segundos

Já o Ioniq 5 de acesso à gama tem apenas um motor com 170 CV e 350 Nm de binário, tração traseira e o pacote de bateria de 58 kWh. A aceleração 0-100 km/h é de 8,5 segundos.

Uma das coisas que mais impressiona no Ioniq 5 é a distância entre eixos de 3 metros! Isto num carro que mede 4635 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1600 mm de altura. Contas feitas, o Ioniq 5 é maior que um Tucson (tem o tamanho semelhante ao Peugeot 5008, por exemplo), mas tem uma distância entre eixos maior que a do Hyundai Santa Fé e ao nível de um Audi A8!

No que concerne o estilo, a Hyundai manteve aquilo que tinha revelado com o protótipo 45. A casa coreana chama a esta linguagem de estilo “Parametric Dynamics”. Caracteriza-se pelas formas angulosas, um capô dianteiro em forma de concha, puxadores das portas “escondidos” e pontos de luz dianteiros e traseiros com pequenos LED a imitar os pixels. As jantes são de 20 polegadas e com desenho exclusivo. Tudo para que o desempenho aerodinâmico seja o melhor. 

Supervisionado por Luc Donckerwolke, o patrão do estilo da Hyundai, o Ioniq 5 nasceu no ambiente dos anos 80.

O interior é outro dos destaques do Ioniq 5. A ideia é viver o espaço (Living Space) num interior com o piso totalmente plano com todas as zonas de contacto – bancos, forro do tejadilho e apoios de braços – forrados com materiais reciclados e de fontes sustentáveis. Alguns deles são feitos com reciclagem de garrafas PET, plantas e lãs naturais, pele sintética e extratos de plantas.

Os bancos dianteiros têm regulação elétrica que permite ajustá-los para uma posição de condução confortável, sendo que as costas do banco são mais finas para oferecer (ainda) mais espaço para quem segue atrás.

Destaque para a consola central, a que a Hyundai chama “Universal Island”, que pode recuar ou avançar sobre calhas 14 cm, libertando ainda mais espaço à frente para se passar de um lugar para o outro ou sair do carro por um dos lados, consoante a necessidade. Curiosamente, o banco traseiro também desliza em calhas numa amplitude de 20 cm!

Os bancos dianteiros podem rebater até fazerem cama e à frente do condutor estão dois ecrãs: um de 12 polegadas a funcionar como painel de instrumentos e outro de 12 polegadas sensível ao toque para o sistema de info entretenimento. Tudo pode ser personalizável e há um “Head Up Display” com realidade aumentada. 

Inovação reside, também, na função V2L que permite carregar aparelhos elétricos, incluindo “scooters”, bicicletas elétricas, equipamento de campismo, tablets, telefones, enfim, todos os aparelhos elétricos que não precisem de mais de 3,6 kW, a potência disponibilizada para o efeito. 

Os bancos traseiros têm um “cluster” à imagem dos aviões de passageiros com tomadas de energia e portas USB por baixo do banco. Uma segunda ficha está colocada no exterior, na zona onde está a tomada de carregamento do carro.

O Ioniq 5 está equipado com a mais recente evolução do Hyundai SmartSense de ajudas à condução e de segurança. Será o primeiro Hyundai a oferecer o assistente de condução em autoestrada de fase 2, assistente para evitar colisões dianteiras, monitorização do ângulo morto com sistema para evitar colisão, limitador de velocidade inteligente, avisador de fadiga do condutor, máximos automáticos e mais uma série de equipamentos.

O Hyundai Ioniq 5 vai chegar à Europa no segundo semestre deste ano, desconhecendo-se, para já, quando estará disponível em Portugal e quais os preços e os níveis de equipamento.