Home

Lexus faz regressar o V8 de 5 litros com o IS 500 F Sport

Pelo visto a Lexus escuta os seus clientes e adeptos e depois de muitas críticas ao IS 350 F Sport por lhe faltar… “chispa”, eis que a casa japonesa deitou mão ao Às de Trunfo, o V8 de 5 litros!

Será apenas para o mercado norte americano, mas o Lexus IS 500 F Sport terá debaixo do capô o motor V8 de 5 litros atmosférico, espécie de dinossauro no meio dos “miúdos” que usam motores pequenos, sobrealimentados e com muita eletrificação.

Salva de palmas para a Lexus por trazer de volta um motor dos bons naquele que será o último fôlego do motor V8.

Este é o mesmo motor do RC F, ou seja, tem 472 CV e 535 Nm de binário, números sensivelmente melhores que o iS 350 F Sport com o V6 de 3.0 litros. Com este motor, o iS 500 F Sport faz jogo igual com. BMW M3 cm 473 CV e 550 Nm de binário. E apesar de ter o V8 debaixo do capô, o carro só pesa mais 65 kgs que o iS 350!

O carro usa uma caixa automática de 8 velocidades e chega dos 0-100 km/h em 4,5 segundos, mais lento 0,4 segundos que o BMW M3 e dois dºecimos mais lento que um RC F.

O engenheiro encarregue de fazer este iS 500, Naoki Kobayashi, não quis fazer um dragster, mas um carro equilibrado, refinado e divertido de conduzir.

Para isso, as rodas traseiras contam com um diferencial autoblocante Torsen e os amortecedores traseiros são feitos pela Yamaha – sim a marca de motos que pertence ao universo Toyota – e prometem maior agilidade, conforto a baixa velocidade e estabilidade a alta velocidade.

De série será oferecido o pacote “F Sport Dynamic Handling Package”, ou seja, o IS 500 terá suspensão adaptativa e uma direção especifica para o carro. A travagem também recebeu atenção cuidada por parte dos engenheiros da Lexus. Discos de 36 cm de diâmetro à frente e de 32 cm atrás fazem parte do sistema.

As jantes são de 19 polegadas feitas pela Enkei, sendo mais leves que as do IS 350. As quatro saídas de escape destacam-se na traseira, sendo cromadas e ladeando o difusor. A tampa da mala tem um pequeno lábio.

Como dissemos acima, não fique entusiasmado em demasia porque o Lexus IS 500 F Sport não vai chegar à Europa – seria uma espécie de elefante numa loja de cristais – e ficará confinado aos EUA.