
Volvo vai lançar C40 Electric no dia 2 de março
23/02/2021
O XC40 Recharge vai receber um reforço com a chegada do C40, a versão coupé do SUV compacto da Volvo que será, apenas, 100% elétrico.
A casa sueca está a acelerar a eletrificação e aposta nos modelos 100% elétricos continua. Neste momento já oferece em todas as gamas uma versão eletrificada com tecnologia Plug In. Mas isso não chega para satisfazer as restritas normas europeias de emissões e como sucede com outros construtores, os custos da eletrificação estão fora de controlo e há que racionalizar os recursos.
Por isso, a Volvo vai apostar nos modelos com maior rentabilidade e vendas para oferecer versões 100% elétricas. O XC40 é uma das vedetas das vendas da casa sueca, sendo o carro mais vendido da Volvo (e por larga margem com 109.657 unidades), pelo que recebeu, já, uma versão elétrica e está a caminho reforço.
Chega no dia 2 de março e chama-se C40. Lembram do C30 e do C70? Pois é, C significa Coupé na nomenclatura da Volvo e o C40 não é mais que a versão coupé do XC40 e que aqui reproduzimos uma imagem feita pelos nosso camaradas espanhóis do sítio motor.es, como antecipação.
Recordamos que o último coupé da Volvo foi o C30, desaparecido em 2013. O carro beberá inspiração num dos protótipos da Lynk&Co e será 100% elétrico, recusando a possibilidade de exibir mecânicas híbridas que a plataforma que vai usar autoriza.
O C40 não será barato, pois usará a mais potente mecânica elétrica T8. Ou seja, dois motores (um na frente e outro na traseira) debutando, cumulativamente, 408 CV alimentados por uma bateria de 78 kWh (75 deles utilizáveis). Dia 2 de maro saberemos mais!