Home

5 Razões para comprar um carro a gasóleo em 2021

Sim, os carros a gasóleo resistem e o seu fim foi manifestamente exagerado. E por este andar, haverá novidades mesmo que alguns construtores estejam a fazer “all in” na eletricidade.

O Dieselgate da Volkswagen foi o gatilho que espoletou uma animosidade contra o gasóleo nunca vista. O ódio ao antigamente amado combustível foi alimentado por Governos, organizações ambientalistas e oportunistas. Exclusões, ameaças, enfim, tudo foi feito ao motor inventado por Rudolf Diesel. Porém, esta saga contra os motores térmicos em favor da mobilidade elétrica não é pacífica e a verdade é que o motor diesel ainda tem muito para dar. E aqui ficam 5 razões para comprar um carro a gasóleo em 2021.

1 – Os motores diesel emitem menos CO2

Um motor a gasóleo, por muitas voltas que sejam dadas, consumirá sempre menos que um motor a gasolina e, por via disso, menos CO2. E o que se pretende é emitir menos gases de efeito estufa, como o CO2, para lutar contra as alterações climáticas. Ora, o que fizeram os políticos? Diabolizaram o motor diesel e, imediatamente, a emissão de CO2 aumentou de forma dramática. Com o endurecimento das regras de emissões de CO2, os motores a gasóleo poderão ajudar a reduzir essas emissões, sobretudo, quando ligados a sistemas híbridos. E para os construtores também poderá ser benéfico, pois a média de emissões de CO2 baixaria de forma assinalável.

2 – Consumos muito mais baixos

Como dissemos acima, o consumo de um motor a gasóleo é muito menor que um engenho a gasolina, com os valores a serem, apesar de todo o trabalho feito nos blocos com ciclo Otto, significativamente mais baixos. E isso, com o gasóleo a ser mais barato que a gasolina, é um excelente argumento a favor.

3 – Os motores a gasóleo são menos poluentes que o que se anuncia

O Dieselgate caiu como uma bomba atómica no universo automóvel. A Volkswagen “inventou” um sistema fraudulento que levava os motores a mostrar emissões menores que na realidade para efeitos de homologação, nomeadamente, nos EUA com os valores de NOx.

O software instalado dentro das unidades de controlo dos motores, através de vários sensores, conseguia perceber se o carro estava a rodar sobre rolos em laboratório ou em estrada numa utilização quotidiana. No primeiro caso colocava em campo todos os sistemas de limpeza dos gases de escape, no segundo libertava o motor dessas amarras. 

Todos os construtores viram ser estendido por cima deles um manto de suspeição, que acabou por não ser verdade e estudos recentes provam que o Dieselgate não foi tão generalizado. O instituto francês de novas energias, mandatado pelo ministério francês da transição ecológica, fez ensaios a veículos usados escolhidos às cegas e constatou algo que nos deixa chocados: se é verdade que alguns diesel sem as mais recentes tecnologias de limpeza dos gases de escape emitem um pouco mais de NOx que um modelo equivalente a gasolina – mas nenhum deles estava fora da norma! – as partículas finas emitidas são em menor número que num carro a gasolina! 

4 – Rendimento dos motores diesel está mais adaptado aos SUV

O rendimento de um motor a gasóleo é mais elevado que o de um motor a gasolina, não só pelo seu binário sempre mais elevado e baixas rotações, permitindo usar caixas com relações mais longas. Em condução, o melhor binário torna o carro mais confortável de conduzir. E é, claramente, o motor certo para carros pesados como os SUV, melhor que os híbridos Plug In a gasolina.

5 – Autonomia é maior

Um carro a gasóleo oferece, calmamente, 800 km de autonomia ou mais, mesmo com depósitos cada vez mais pequenos. E são indicados para quem precisa de fazer muitos quilómetros em deslocações constantes. Aí, os sistemas de limpeza dos gases de escape funcionam melhor pois a temperatura é necessária para essa limpeza. Já em cidade, o motor diesel não é tão recomendado, pois custa mais a aquecer todo o sistema e a limpeza não é tão bem feita.

Enfim, estas são cinco razões a favor dos motores diesel. Mas não quer isto dizer que vá a correr comprar um carro a gasóleo. Como fica claro, um carro diesel serve para quem faz muitos quilómetros, e anda muito fora da cidade. Se for um urbano, não faz sentido ter um carro a gasóleo ou grande. E não se preocupe que se precisar de um carro a gasóleo ainda há muitos para vender…

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , , ,