Ferrari regressa à endurance e a Le Mans a partir de 2023

Ferrari regressa à endurance e a Le Mans a partir de 2023

24/02/2021 0 Por Autoblogue
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O anúncio é oficial: a Ferrari está de regresso à Endurance com um programa oficial no WEC a partir de 2023.

Segundo o comunicado enviado às redações, a Ferrari estudou e analisou de forma cuidada a nova regulamentação LMH (Le Mans Hypercar) e decidiu dar luz verde ao desenvolvimento de um carro para esta classe.

As fases de desenho e simulação são começaram nas últimas semanas no segredo das instalações de Maranello. O programa de testes em pista, o nome do carro e os pilotos da Scuderia Ferrai no Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) serão anunciados mais tarde.

Quando regressar á competição, cumprir-se-ão 50 anos desde a última participação oficial da Ferrari num campeonato de resistência, no caso, o “World Sports Car Championhsip”. 

A Ferrari faz questão de sublinhar que a regulamentação LMH (Le Mans Hypercar) foi proactivamente defendida pela casa italiana, sendo por isso lógica esta participação num campeonato que tem tudo para enfrentar a Fórmula 1 na divisão do espaço mediático do desporto automóvel.

Com um palmarés respeitável nas provas de endurance, quer no passado, quer nos tempos mais próximos com os carros da categoria GT, a Ferrari quer regressar às vitórias à geral nas 24 Horas de Le Mans. 

Convirá lembrar que a Ferrari entre 1940 e 1975 ganhou por 13 vezes o Campeonato do Mundo de Endurance nas suas várias vertentes (1953, 1954, 1956, 1957, 1958, 1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1967, 1972) e  ganhou por 9 vezes as 24 Horas de Le Mans. 

Recordamos: venceu com o 166 MM da equipa Lord Selsdon em 1949 com Luigi Chinetti e Peter Mitchell-Thomson; 1954 com o 375 Plus da Scuderia Ferrari pilotado por José Frolian Gonzalez e Maurice Trintignant e 1958 com Olivier Gendebien e Phil Hill aos comandos do 250 TR58 da Scuderia Ferrari. 

Depois, seguiram-se seis vitórias consecutivas: 1960 o 250 TR59/60 oficial de Olivier Gendebien e Paul Frére e 1961 uma vez mais Olivier Gendebien com Phil Hill ao volante do 250 TRI/61 oficial, em 1962 foi a quarta vitória de Olivier Gendebien e terceira de Phil Hill, desta feita com o Ferrari 330 TRI/LM Spyder da Scuderia Ferrari.

Em 1963 foi a vez de Ludovico Scarfiotti e Lorenzo Bandini levarem o 250P oficial à vitória, para em 1964 ser a vez de Jean Guichet e Nino Vaccarella a conduzirem o 275P da Scuderia Ferrari à vitória.

Este cilco de sucesso fechou-se com o primeiro lugar de Jochen Rindt, Masten Gregory e Ed Hughes, ao volante de um Ferrari 250LM do Team NART (North American Racing Team) em 1965.

Foi a última vitória da Ferrari, à geral, em Le Mans. Porém, contabilizando as na classe GT, a casa do Cavalino Rampante venceu 36 vezes na mítica prova francesa. 

A propósito do regresso da Ferrari ao Mundial de Endurance, John Elkann, o presidente da Ferrari, referiu que “em cerca de 70 anos de competição em pistas por todo o mundo, levamos os nossos carros em competição direta com os outros à vitória por explorar os limites das soluções tecnológicas, inovações que pairaram para fora das pistas e chegaram aos carros de estrada produzidos em Maranello de forma extraordinária. Com o novo programa LMH, a Ferrari volta a reforçar o seu compromisso com o desporto automóvel e a determinação de ser um protagonista nos maiores eventos da competição automóvel global.”

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