
Jeep poderá mudar o nome ao Cherokee e ao Grand Cherokee
24/02/2021
O mundo está em profunda mudança e nos EUA, depois dos tumultos raciais e da mudança na Casa Branca, as coisas estão mesmo a atingir limites impensáveis.
O chefe dos índios Cherokee, Chuck Hoskin Jr., pediu à Jeep que troque os nomes dos SUV Cherokee e Grand Cherokee. A Stellantis ainda não disse nada sobre o assunto, mas sabe-se que está a equacionar o assunto.
Este pedido surgiu 45 anos depois da autorização para usar o nome, com o representante do povo Cherokee, Chuck Hoskin Jr. a dizer que “tenho a certeza de que nunca houve uma má intenção, mas usar o nosso nome num veículo não nos honra.”
O pedido e o fundamento do pedido foram explicados por escrito à revista norte americana “Car and Driver”. Este pedido chega num momento em que os movimentos de protesto contra o racismo e à discriminação que se multiplicam pelos Estados Unidos.
Para já, os dirigentes da Stellantis ainda não disseram alguma coisa sobre isso, mas a verdade é que o Jeep Cherokee poderá mesmo mudar de nome. O carro nasceu em 1974, há 45 anos, e a dada altura chamou-se Liberty nos Estados Unidos, entre 2002 e 2013. Já o Grand Cherokee, lançado em 1992, nunca teve outro nome. Quer dizer, a mais recente geração recebeu um L que significa “Large” ou seja, revela um carro mais longo.
Mas, segundo a revista norte americana, tudo começou a mudar em 2013 quando a comunidade Cherokee lançou para a opinião pública o seu primeiro lamento de desconforto com a utilização do nome nos SUV da Jeep. Porém, nunca pediu à marca norte americana que retirasse o nome dos veículos.
Mas como a propósito do movimento “Black Lives Matter” vários clubes desportivos mudaram de nome, Chuck Hoskin Jr. sentiu-se legitimado para pedir à Jeep a troca do nome dos dois SUV.
Não será fácil isso acontecer, pois são 45 anos de um modelo com fama e o Grand Cherokee acaba de ser apresentado e tudo está feito e montado para a comercialização do Grand Cherokee L.
Claro que a geração atual do Cherokee está a chegar ao fim e aí poderia haver uma mudança e o nome Liberty poderia ser uma possibilidade. Porém, não será uma decisão fácil.