Elétricos

Porsche Taycan Cross Turismo vai ser apresentado dia 4 de março

A versão Taycan Cross Turismo já acabou o extenso programa de testes que a Porsche levou a cabo com o novo modelo da gama 100% elétrica da casa de Weissach.

O Tauycan Cross Turismo andou pelo Nordschleife, Hockenheim e pista de Nardò, no sul de Itália. Adicionalmente, o Cross Turismo foi também posto à prova fora de estrada no sul de França e nos Pirenéus.

O complexo de testes do Centro de Desenvolvimento em Weissach proporcionou testes todo-o-terreno adicionais fora de África com o circuito Safari. 

Curiosamente, com um total de 998.361 quilómetros de testes, os protótipos do Cross Turismo circum-navegaram o globo quase por 25 vezes, medidas à altura do equador.

Além disso, a Porsche colocou à disposição de alguma imprensa um carro camuflado que tem estado em testes desde os primeiros dias de janeiro.

Em seis semanas, este protótipo visitou os cinco maiores mercados para esta versão do Taycan: EUA, Reino Unido, Noruega, Holanda e Alemanha. 

Esta versão do Taycan tem um chassis com tração integral e suspensão pneumática com regulação da altura ao solo. Há também significativamente mais espaço para a cabeça dos passageiros dos lugares traseiros e maior capacidade para armazenamento de objetos na bagageira, reclama a Porsche.

Os intensivos testes feitos ao Taycan Cross Turismo foram também realizados em laboratórios e em rolos. O carro enfrentou a tempestade do túnel de vento durante cerca de 325 horas. O Taycan passou ali cerca de 1.500 horas durante o processo de desenvolvimento.

O Taycan tem conhecido sucesso com mais de 20mil Taycan entregues em 2020. Já recebeu mais de 50 prémios internacionais e Taycan de tração traseira é também detentor do recorde do mais longo “drift” com um automóvel elétrico: foi conduzido de lado durante 42,171quilómetros.

“Durante o desenvolvimento do Cross Turismo, claro que utilizámos a experiência obtida com o Taycan. O maior desafio foi combinar os requisitos de caráter desportivo com as capacidades fora de estrada” sublinhou o vice-presidente da Porsche, Stefan Weckbach. “O Cross Turismo tem de ser capaz de apresentar uma elevada performance em circuito e também de lidar com cascalho, lama ou gravilha. E o resultado é impressionante. Contudo, o Cross Turismo não é um todo-o-terreno radical, mas especializa-se em estradas não pavimentadas. É uma espécie de canivete suíço com jantes até 21 polegadas.”

O carro vai ser apresentado no dia 4 de março às 15 horas e pode ser vista na newstv.porsche.com.