Home

Sabe qual foi o carro mais vendido na Europa em janeiro de 2021?

O arranque do ano não foi brilhante em termos de vendas e no Top 10 das vendas há surpresas.

Segundo os dados da Jato, o mercado recuou 26% em janeiro face a janeiro de 2020 comercializando 839.600 unidades. E em 24 dos 27 países membros da União Europeia registaram perdas assinaláveis.

Curiosamente, os países onde há incentivos à compra de veículos elétricos ou de baixas emissões, tiveram um melhor desempenho que o resto do Velho Continente, onde Espanha com 52% de perda e a Alemanha (menos 32%) se destacam negativamente.

Os números de janeiro sublinham, uma vez mais, a apetência pelos SUV que dominam 44% das vendas. E ainda mais curioso é perceber que os SUV-B representam 36% das vendas de SUV na Europa. 

No que toca aos modelos mais vendidos há surpresas e contrariando a euforia dos defensores dos modelos 100% elétricos, não há nenhum deles nos 10 mais vendidos. Mas, claro, estamos ainda a falar do mês de janeiro e, portanto, muita água passará pelas pontes até termos uma imagem clara das preferências dos europeus.

Olhando para o Top 10 dos mais vendidos, a nota de destaque é o enorme trambolhão dado pelo VW Golf. Foi, apenas, o 4º modelo mais vendido e perdeu 42% de vendas face a igual período de 2020. Um dado preocupante para um carro que foi renovado há pouco tempo, mas que sublinha a ascensão dos SUV.

E, aqui, também uma reflexão da crise económica que atravessa o Velho Continente devido à pandemia, há novidades. O T-Roc ultrapassou o Tiguan, líder dos SUV até janeiro, lugar perdido para o Peugeot 2008. 

Outro que sofreu com a ascensão dos SUV foi o Renault Clio. A queda foi violenta para o 7º lugar, sendo ultrapassado a alta velocidade pelo Peugeot 208, o segundo carro mais vendido na Europa. A versão elétrica é uma grande ajuda, certamente, consolidando a estratégia de Carlos Tavares para os modelos dos segmentos inferiores.

Contas feitas, o modelo mais vendido na Europa foi o Toyota Yaris! 

E, uma vez mais, este sucesso mostra como os consumidores estão a descer nos segmentos e, pelo visto, o segmento B que muitos entendem como pouco rentável e descartável, está a ganhar corpo. Esta ideia ganha sentido quando percebemos que o 2º mais vendido é o Peugeot 208, o 3º mais procurado foi o Dacia Sandero. O quinto mais vendido é o Opel Corsa e o Fiat Panda surge em 8º lugar! Embora, aqui, tenhamos de dizer que das 14.122 unidades comercializadas em janeiro, 12.162 foram em Itália.

Top 10 de vendas na Europa em janeiro

1º Toyota Yaris            18.904 (+3%)

2º Peugeot 208           17.310 (-15%)

3º Dacia Sandero        15.922 (+13%)

4º Volkswagen Golf     15.227 (-42%)

5º Opel Corsa  14.951 (-20%)

6º Peugeot 2008         14.916 (+87%)

7º Renault Clio            14.446 (-32%)

8º Fiat Panda   14.122 (-16%)

9º Volkswagen T-Roc  13.896 (-7%)

10º Skoda Octavia       13.756 (-17%)