Ensaio Citroen C3 1.2 Puretech 82: lavagem de cara manteve qualidades

Ensaio Citroen C3 1.2 Puretech 82: lavagem de cara manteve qualidades

26/03/2021 0 Por Autoblogue
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Foi retocado de forma muito ligeira e, felizmente, não perdeu nenhuma das suas qualidades. Também não ganhou quase nada, mas isso era expectável tendo em conta que mais adiante chegará uma nova fornada do C3.

Rating: 3 out of 5.
  • A Favor – Interior de qualidade, conforto, estilo
  • Contra – Controlo do rolamento, bancos dianteiros, potência

Acreditamos que na Citroen ficaram todos um nadinha chateados ao verem o seu C3 ser relegado em favor do Peugeot 208 e do Opel Corsa, novinhos em folha desde 2019. O C3 foi lançado em 2016 e só teve direito a uma renovação e muito ligeira. Poem argumentar que o ciclo de vida é diferente, mas o C3 poderia ter recebido uma série de evoluções e não apenas um redesenhar da frente para o colocar mais parecido com o novo C4.

Felizmente, quem desenhou o C3 estava num dia bom e o utilitário da Citroen continua a ser muito agradável á vista e manteve um dos seus trunfos. Olhem bem para ele. Parece um utilitário?! Parece que estamos na presença do rival do Ford Fiesta, Volkswagen Polo, Renault Clio e todo o grupo de utilitários á venda entre nós?! Não! Não parece e é esse o primeiro trunfo do C3. Parece um carro maior e do segmento superior, exatamente a mesma sensação experimentada com o C4 Cactus. Ou seja, por muito menos, parece que anda com um carro acima.

E as mudanças no estilo não penalizaram um grama essa sensação o que é uma boa noticia. Consertar o que não está estragado habitualmente corre mal. Evidentemente que gostar mais ou menos do C3 é uma questão de gosto, mas , por exemplo, face ao Opel Corsa, o C3 não envelheceu nada e até parece mais moderno e ousado. 

Interior também mudou pouco

Sabem porque é que o tabliê do C3 esta tão chegado para dentro do habitáculo, roubando algum espaço? É um dos compromissos pela utilização da anterior plataforma. Porque a não ser isso – tal como sucedia com o anterior C3 – seria difícil aceitar que o tabliê fosse tão grande e intrusivo, roubando muito espaço habitável. Já agora, senhores da Citroen, podiam ter aproveitado para colocar o volante um nadinha mais longe do banco.

Excetuando este pormenor, a posição de condução é ótima e só mesmo o acesso é ligeiramente condicionado pois as portas são um pouco estreitas. A mala é mais que suficiente com 300 litros de capacidade. O espaço no banco traseiro não é lá muito generoso (raios partam o tabliê) e à frente, os bancos “poltrona” oferecem um enorme conforto, embora o apoio não seja grande e isso acaba por tornar a condução mais incisiva numa dor de cabeça. Há novos revestimentos, mas tudo ficou como anteriormente.

Motor com 82 CV é débil

Incrível como um motor com ou sem turbo pode ser tão diferente. Confesso que o motor 1.2 Puretech é excelente, mas sem turbo é uma desilusão. Qualquer pretensão desportiva soa a ofensa e a caixa de cinco velocidades não rima perfeitamente. O motor de 82 CV é mesmo para quem não tem necessidade de andar depressa ou fazer deslocações mais longas. 

Não espanta, também, que os consumos não sejam fabulosos. Se a Citroen reclama um valor entre 5,5 e 5,8 litros, o que é melhor que o bloco 1.2 sobrealimentado. Mas a falta de rima entre a caixa e o motor e a necessidade de a usar de forma intensa, leva a que a média final tenha ficado nos 6,7 l/100 km. Não é um mau resultado, antes pelo contrário. Em auto estrada, os consumos sobem um pouco, mas nada de preocupante. A não ser que tenha vontade de andar muito depressa, os consumos não vão além dos 7,8 litros.

Conforto acima de tudo

Esta remodelação não trouxe nenhuma novidade no chassis e para os adeptos do conforto isso é uma excelente noticia. 

O regresso da Citroen aos bons velhos tempos, teve como consequência perder de vista um dos rivais, o Ford Fiesta. A base e as suspensões não conseguem oferecer níveis de comportamento como o rival da oval azul e porque os dispositivos eletrónicos de ajuda à condução iriam encarecer o produto final, a Citroen preferiu jogar a cartada do conforto.

Vai dai, suavizou molas e amortecedores, alongou o curso das suspensões e colocou no interior verdadeiros sofás. Quer isto dizer que o C3 curva mal? Não! Só não é capaz de seguir um Fiesta ou um Polo se for armar-se em pilotaço na Serra de Sintra ou de outro local qualquer. 

Para o quotidiano e para uma ou outra incursão fora da cidade, é muito mais que suficiente. E porque há coisas que são inevitáveis, o C3 já tem o travão ativo de emergência em cidade e coisas como a monitorização do ângulo morto (mesmo que opcional) e o alerta para o desvio da faixa de rodagem.

Como companheiro de todos os dias, o C3 é delicioso. Porque é muito confortável, a direção é suave e com um bom raio de viragem, consegue manter a compostura quando enfrenta lombas ou buracos mais exagerados, embora não deixe de se queixar. Finalmente, é um carro refinado apesar de adornar um pouco nas curvas.

O que é que eu penso do Citroen C3?

O C3 é divertido, tem um estilo que continua a diferenciá-lo da concorrência, parece maior do que na realidade pena que esta versão com o motor de 82 CV seja algo anémico. Mas custa menos de 16 mil euros, tem um equipamento muito completo e ampla possibilidade de personalização. Comporta-se de forma competente e suficiente para uma utilização urbano e periférica. Falta-lhe mais espaço no banco traseiro e um tabliê menos intrusivo. Ainda assim, contas feitas, continua a ser um carro muito interessante.

Ficha técnica

Motor 3 cilidnros em linha, injeção indireta; Cilindrada (cm3): 1199; Diâmetro x Curso (mm): 75 x 90,5; Taxa de Compressão: 10,0; Potência máxima (CV/rpm): 83/5750; Binário máximo (Nm/rpm): 118/2750; Transmissão: dianteira com caixa manual de 5 velocidades; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/eixo de torção; Travões (fr/tr): Discos ventilados/tambores; Prestações e consumos: Aceleração 0-100 km/h (s): 13,3; Velocidade máxima (km/h): 169; Consumos misto (l/100 km): 5,5 – 5,8; Emissões CO2 (gr/km): 125 – 131; Dimensões e pesos: Comprimento/Largura/Altura (mm): 3996/1749/1490; Distância entre eixos (mm): 2539; Largura de vias (fr/tr mm): 1471/1471; Peso (kg): 1067; Capacidade da bagageira (l): 300/922; Deposito de combustível (l): 45; Pneus (fr/tr): 205/55 R16; Preço (Euros): 15.172

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