
Mazda introduz alterações na sua gamas para 2021
03/05/2021
A Mazda vai focar-se nos modelos SUV e no MX-5, pois já representam mais de 40% do mercado e são essenciais nas vendas da casa japonesa.
O primeiro a ser beneficiado, é o CX-5, antes de chegar nova geração, recebeu atualização. Inúmeros elementos interiores foram melhorados e actualizados para reforçar a qualidade do ambiente interior e da sua tecnologia HMI, passando a conectividade a bordo a ser compatível com Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o sistema DAB+ passa a ser de série em toda a gama. Adicionalmente, está disponível um monitor a 360 graus, digital e com 4 câmaras para ajudar nas manbras.
As alterações na suspensão e na direção assistida eletricamente, bem como a adoção do G-Vectoring Control Plus (GVC Plus), melhoraram a condução do CX-5, tanto em estrada como fora dela.

Outras melhorias ao nível dos propulsores, performance de NVH (Ruído, Vibração & Aspereza) e nas tecnologias de segurança i-Activsense completam um amplo conjunto de atualizações.
O CX-5 de 2021 mantém o mesmo nível de evolução em refinamento de design, engenharia e tecnologia, com uma dinâmica de condução aprimorada, através de evoluções nos motores e nas transmissões, oferecendo mais conveniência, tranquilidade e segurança na renovada tecnologia HMI (Human Machine Interface) e nas novas funcionalidades “Connected Services” da app “MyMazda”.
A gama CX-5 de 2021 vê-se ainda complementada com uma nova edição especial denominada ‘Homura’. Expressão japonesa que significa “fogo” ou “chama”, o conceito “Homura” é reflectido nesta edição especial através do reforço visual e dinamismo dos pormenores em vermelho presentes no design interior.

Acrescenta mais requinte ao estilo do CX-5, com as capas dos retrovisores em preto e jantes em liga leve de alumínio exclusivas de 19’’. A bordo, o interior centrado no ser humano apresenta painéis exclusivos em preto, com desenho ninho de abelha gravado no tabliê e painéis das portas, e costuras em vermelho vivo no aro do volante, comando da caixa de velocidades, consola central e caixa de consola e apoios de braço das portas. A pedido, os bancos em couro podem contar com painéis centrais em camurça artificial ‘Gran Luxe’, igualmente com costuras a vermelho.
Há nova combinação do novo ecrã de central, de maiores dimensões e integrando a mais recente geração da App MyMazda, um monitor a 360 graus, digital, e com quatro câmaras, para ajuda nas manobras em espaços apertados e um alarme contra roubo com sensor de intrusão.
Em substituição do ecrã de 8 polegadas, com aspecto 16:9, está o novo ecrã central de 10,25 polegadas, do tipo 8:3, oferece aos utilizadores um ecrã consideravelmente mais nítido graças à transmissão digital, disponibilidade de conectividade Apple CarPlay e uma utilização ainda mais intuitiva do sistema de controlo Commander, graças a um novo design de fonte, com melhor leitura.
Para 2021, os grupos propulsores apresentam vários melhoramentos de forma a oferecer aos clientes uma experiência de condução mais evoluída e mais amiga do ambiente. Estas melhorias incluem a optimização da operação do pedal do acelerador, para melhor resposta do motor às solicitações do acelerador, redução das emissões de CO2 e maior capacidade de resposta da caixa automática de seis velocidades.