
Toyota Corolla com motor do Yaris GR alimentado a hidrogénio… parece fabuloso!
04/05/2021A Toyota continua a desenvolver coisas inimagináveis, tentando dar resposta aos desafios atuais em termos de emissões. Um motor GR alterado para funcionar a hidrogénio é… brilhante.
A casa japonesa está a desenvolver um motor de combustão interna para a competição que funciona com hidrogénio comprimido. Esta mecânica faz parte da estratégia do construtor japonês ajudar a criar uma sociedade com mobilidade carbono neutral.
O motor é o mesmo do Yaris GR que tem o sistema de alimentação alterado e um sistema de injeção que está desenhado para queimar… hidrogénio ao invés de gasolina.
O carro escolhido é um Corolla Sport usado para corridas no Japão e que estará presente numa das corridas de uma competição de Endurance no dia 21 de maio.
Segundo a Toyota, o motor com combustão a hidrogénio é mais rápido, melhorando a resposta e não emitindo nenhum CO2. Ainda emite NOx, mas em valores mais reduzidos.
O objetivo desta experiência é avaliar a introdução de um motor a hidrogénio. A Toyota não se compromete com anda, deixando em comunicado de imprensa a ideia que “enquanto tem excelente desempenho em termos ambientais, os motores a hidrogénio têm o potencial de manter a diversão de condução, ate no ruído que emite e nas vibrações.”
Tal como sucede com os combustíveis sintéticos, os motores a hidrogénio são uma das armas dos construtores para que os motores de combustão interna possam sobreviver. A Toyota está empenhada nisso, o grupo VW também, apesar da sua ofensiva elétrica.