
Volkswagen abandona corrida pelo título de maior construtor do Mundo
04/05/2021
O grupo alemão perde o título de “Maior Construtor do Mundo” em volume de produção para a eterna rival Toyota e ao que parece, cai abandonar a corrida.
Christian Vollmer, CEO da marca Volkswagen, em declarações à revista alemã Automobilwoche, referiu que “hoje, não temos esse objetivo de ser o construtor mundial nº1 em termos de volume de vendas.”
Recordamos que em 2015, a Volkswagen “roubou” o título Nº1 à Toyota, mesmo no meio do Dieselgate. E apesar de ter perdido muito com a crise do Dieselgate, a VW manteve a liderança até 2019.
A pandemia de Covid-19 ajudou a Toyota a recuperar o lugar, mesmo perdendo vendas. Só que a VW perdeu 15% face a 2019, a Toyota perdeu “apenas” 11%.
Obviamente que a Vokswagen não enjeitará uma oportunidade para vender mais que a Toyota, mas isso deixou de ser algo estratégico para a VW.
O foco do grupo alemão está em manter a liderança entre os construtores tradicionais na mobilidade elétrica. O grupo VW foi o primeiro a criar uma plataforma exclusivamente elétrica e já tem no mercado o ID.3 e o ID.4, bem o e-Tron e o Taycan.
Ora, neste aspeto, a Volkswagen está, claramente, na frente da Toyota. Porém, a casa japonesa é um gigante que tem a sua própria agenda e toma decisões olhando para a árvore e não para a floresta. E por isso já está a caminho a resposta com a plataforma E-TNGA e, muito rapidamente, a Toyota terá uma gama muito completa de veículos 100% elétricos.