
Grupo Renault e Iberdrola assinam acordo para neutralidade carbónica nas fábricas de Portugal e Espanha
06/05/2021
As duas empresas assinaram um acordo de parceria estratégica para promover projetos que reduzam as emissões de CO2 da produção automóvel do grupo Renault em Portugal e Espanha.
Nos termos do acordo, a Iberdrola fornecerá energia “verde”, a longo prazo, à Renault, implementará a eletrificação do calor através de processos térmicos e soluções de maior eficiência energética, analisará, localmente, projetos de energias renováveis, bem como promoverá a eletrificação da mobilidade e a utilização de baterias em “segunda vida”.
Esta parceria permitirá ao Grupo Renault trabalhar no sentido de atingir o objetivo da Pegada de Carbono Zero, assumido no Plano Estratégico Renaulution, que promoverá a utilização de energia “verde” nas suas fábricas.

No âmbito desta parceria, a Iberdrola torna-se o fornecedor de energia renovável do fabricante, através da assinatura de um acordo a longo prazo para o fornecimento de 100% da energia consumida pelo Grupo Renault em Espanha.
Também trabalharão em conjunto em iniciativas como a eletrificação do calor através de processos térmicos, a análise com o recurso a Big Data (megadados) da introdução de uma maior eficiência na gestão de energia da fábrica, a implementação local de projetos de energias renováveis (painéis fotovoltaicos e geradores eólicos nas fábricas e instalações) e a reutilização de baterias provenientes de automóveis elétricos para armazenamento e uso de energia na rede de abastecimento da Renault.
Também está prevista a análise e a conceção de soluções de mobilidade e carregamento elétrico, tanto para uso interno da frota das próprias fábricas como para carregamentos associados (funcionários, outras companhias e consumidores finais). No caso desta rede de carregamento associada, estas soluções serão integradas e propostas como parte do projeto ZE Ready to Charge desenvolvido pelo Grupo Renault.