
Ferrari 812 Competizione e 812 Competizione Aperta: duas faces de uma bela moeda V12
07/05/2021
A casa de Maranello não quer deixar insatisfeitos os seus adeptos tradicionais e por isso lança não um, mas dois carros com motor V12 e emoções delirantes.
A Ferrari vai ter de abraçar a eletrificação e os veículos elétricos, inevitavelmente, mas os receios que pudesse renegar as suas origens e o seu ADN, foram, manifestamente exageradas.
Enrico Galliera, responsável comercial e do marketing da Ferrari, explicou que “os motores V12 aspirados são o coração da Ferrari e o que fizemos com estes modelos foi tentar identificar formas de os manter vivos.”
Estes dois modelos derivam do 812 Superfast que está já está à venda. Tanto o 812 Competizione como o 812 Competizione Aperta estão equipados com o motor V12 de 6.5 litros a debitar 830 CV ás 9250 rpm (mais 29 CV que o Superfast) e um binário de 692 Nm às 7000 rpm, com o limitador a estar nas 9500 rpm. A caixa é uma unidade de dupla embraiagem com 7 velocidades.

A Ferrari vai construir apenas 999 unidades do 812 Competizione e 599 unidades do 812 Competizione. A procura pelos dois carros foi bem maior que os números de produção, mas a Ferrari quis manter a exclusividade dos dois carros e por isso não haverá nem mais um carro e haverá rateio entre os candidatos.
Contas feitas, o Ferrari 812 Competizione tem uma velocidade máxima de 340 km/h e uma aceleração 0-100 km/h de 2,85 segundos.
O carro é mais leve 38 kgs que o Superfast devido á utilização intensa da fibra de carbono e uma série de pequenas atualizações no carro.

A potência foi encontrada com a otimização dos pistões, cambota e distribuição, cabeças redesenhadas, sistema de escape novo com adoção de filtro de partículas de gasolina. A direção é feita às quatro rodas, sendo que o sistema traseiro tem um novo software que permite os atuadores das rodas direita e esquerda funcionarem independentemente um do outro, ao invés de sincronizados.
A Ferrari está a pensar fazer uma versão XX, na tradição da casa de Maranello, uma versão muito exclusiva e reservada a uma utilização em pista. Recordamos que o último Ferrari XX foi o FXX-K baseado no La Ferrari e que foi produzido em apenas 40 unidades.

O carro custa, em Itália, 499.000 euros, enquanto o 812 Competizione Aperta fica por 587.000 euros. Valores muito acima do preço médio de venda de um Ferrari, mas que é o sinal dos tempos: menos carros, mas mais caros o que promove a rentabilidade. Sabe qual é o preço médio de um Ferrari? 309 mil euros. Pelo que se percebe que a Ferrari está a apontar o 812 Competizione e o 812 Competizione Apertaaos seus clientes mais endinheirados.
A entrega dos carros iniciar-se-á a partir do primeiro trimestre de 2022, o 812 fechado, no quarto trimestre o descapotável.







