
Sabe quais são os SUV mais potentes à venda em todo o Mundo? Não? Então veja esta lista de 22 automóveis
10/05/2021A escalada de potência dos SUV de topo parece o último estertor antes da morte às mãos do garrote imposto pelas regras das emissões. Fique a conhecer os mais potentes que existem no mercado mundial.
Nos dias que correm, alguém que tenha bolsos (ou crédito) fundos o suficiente para comprar um SUV de topo desdenha ofertas abaixo dos 500 CV. Seja mania, arrogância ou apenas “show off” as coisas são o que são e os construtores também gostas destas guerrinhas de alecrim e manjerona seguindo a velha máxima “a minha e maior que a tua”.
Para os curiosos, aqui fica a listazinha com os modelos SUV mais potentes do mercado mundial, do mais “fraquinho” ao absurdamente poderoso.

ALFA ROMEO STELVIO QUADRIFOGLIO
Um dos mais bonitos SUV à venda e um verdadeiro demónio quando equipado com o V6 de 2.9 litros biturbo com 510 CV e 600 Nm se binário. Aproveitando a excelência da plataforma Giorgio, o Stelvio chega dos 0-100 km/h em 3,8 segundos com uma velocidade máxima de 283 km/h. Tudo isto deixa-o em… último. Mas é dos melhores em tudo o resto!

BMW X7 M50I
O verdadeiro armário chamado X7 não tem versão M, mas a BMW não deixou de criar uma variante musculada chama da M50i equipada com o V8 de 4.4 litros duplo turbo com 530 CV e 750 Nm de binário. Com um peso aproximado da Torre dos Clérigos, o X7 M50i chega dos 0-100 em 4,7 segundos e não vai além dos 250 km/h.

ASTON MARTIN DBX
O primeiro SUV da casa de Gaydon e aquele que pode ser o salvador da marca, chegou em fanfarra e com o bloco V8 da AMG com 4 litros e duplo turbo, o DBX exibe 550 CV e 700 Nm, ou seja, faz jogo igual com o Porsche Cayenne Turbo. Apesar de tudo, precisa de 4,5 segundos dos 0-100 km/h, embora chegue aos 291 km/h.

BENTLEY BENTAYGA TURBO
A Catedral de Notre Dame com o V8 de 4.0 litros sobrealimentado consegue arrastar os 3250 kgs de forma veloz, tocando os 290 Km/h e acelerado dos 0-100 km/h em 4,5 segundos. O peso é mesmo o seu maior problema.

JAGUAR F-PACE SVR
Produto da divisão de produtos especiais da Jaguar, este muito especial F-Pace tem um V8 de 5 litros sobrealimentado a debitar 550 CV e 700 Nm, ou seja, as mesmas cifras do Aston Martin. Chega dos 0-100 km/h em 4 segundos.

MASERATI LEVANTE GTS
O esbelto SUV da marca do Tridente oferece um V8 de 3.8 litros sobrealimentado que chega aos 550 CV e aos 730 Nm de binário. Não é o Levante mais rápido como veremos mais à frente, mas toca os 292 km/h e chega dos 0-100 km/h em 4,2 segundos. Com muita elegância…

PORSCHE CAYENNE TURBO
Com 550 CV e 770 Nm, o Cayenne Turbo é uma máquina poderosa capaz de tocar os 100 km/h depois do arranque em 3,9 segundos, conseguindo bater o Stelvio apenas com o pacote Sport Chrono, cumprindo esse exercício em 3,7 segundos. Mais 40 CV e 170 Nm deveriam dar para mais. A velocidade máxima é de 286 km/h.

MERCEDES MAYBACH GLS600 4MATIC
Dedicado a gente verdadeiramente rica, o GLS na versão Maybach não é só luxo e preço pornográfico. O V8 de 4.0 litros duplo turbo com hibridização ligeira com tecnologia 48 volts, 558 CV e um binário de 730 Nm permite chegar aos 250 km/h (limitados). Mas os 2800 kgs não deixam que chegue dos 0-100 km/h em 4,9 segundos. Uma eternidade nestas coisas dos Super SUV.

ROLLS ROYCE CULLINAN
Pode ter o nome do maior diamante do mundo, mas tem um desenho infeliz e pesa tanto como o Padrão dos Descobrimentos. Por isso o V12 de 6.8 litros com 571 CV e 850 Nm de binário, sofre bastante para chegar dos 0-100 km/h. Exercício que cumpre em 5,2 segundos, demasiado lento para esta liga de cavalheiros extraordinários, estando limitado aos 250 km/h de velocidade máxima.

MERCEDES AMG G 63
Entramos na antecâmera da loucura absoluta e insana. Este Classe G atualizado, mas mantendo a aerodinâmica de um casa e um estilo… lindo!, tem debaixo do capô um V8 com 585 CV e 850 Nm de binário. Que além de contrariar a aerodinâmica, ainda arrasta quase duas toneladas e meia. Por isso não passa dos 220 km/h (eletronicamente limitado) e chaga dos 0-100 km/h em 4,5 segundos.

MASERATI LEVANTE TROFEO
Mantendo tudo o que está no GTS, o Trofeo consegue que o V8 de 3.8 litros debite 590 CV e um binário de 730 Nm, o que lhe permite chegar dos 0-100 km/h e 3,9 segundos e tocar os 304 km/h. Wow!

AUDI RSQ8
Recorrendo à hibridização ligeira com tecnologia de 48 volts, o motor V8 4.0 litros duplo turbo impressiona: 600 CV e 800 Nm de binário! Mas este fogo de artificio acaba traído pelos 2315 kgs de peso que não deixam ir além dos 3,8 segundos dos 0-100 km/h com a velocidade limitada aos 250 km/h.

ROLLS ROYCE CULLIINAN BLACK BADGE
Se a ideia era fazer um Cullinan desportivo… deixem-se lá disso. É verdade que o V12 6.7 litros duplo turbo oferece 600 CV e 900 Nm de binário, mas pouco acrescenta às cifras do modelo inferior e continua a ter um aspeto infeliz.

MERCEDES AMG GLS 63
Uma catedral mais afilada e que é a outra face do GLS Maybach. Sendo um AMG tem um pouco mais de potência, ou seja, o V8 de 4 litros biturbo debita 612 CV e 850 Nm de binário. Tem ajuda de uma hibridização suave 48 volts para chegar aos 250 km/h (limitados) e 4,2 segundos dos 0-100 km/h.

ALPINA XB7
É um derivado do BMW X7 M50i ao qual a Alpina adiciona dois turbos variáveis, um escape redesenhado e o V8 4.4 litros passa para 621 CV e 800 Nm de binário. Acelera dos 0-100 km/h em 4,2 segundos e toca os 290 km/h.

BMW X6 M Competition
Outro SUV foguete com o V8 de 4.4 litros duplo turbo da marca alemã a debitar 625 CV e 750 Nm, na versão Competition. Chega dos 0-100 km/h em 3,8 segundos e está limitado aos 250 km/h. Mas pode retirar o limite e o carro aproxima-se dos 300 km/h.

BENTLEY BENTAYGA SPEED
Este já só está disponível fora da Europa, pois o motor W12 6.0 duplo turbo é demasiado poluente. Debita 635 CV e 900 Nm de binário que conseguem levar os 3250 kgs do Speed até aos 306 km/h e acelera dos 0-100 km/h em 3,9 segundos.

LAMBORGHINI URUS
Com a mesma plataforma do Porsche Cayenne, do Audi RSQ8 e do Bentley Bentayga, o Urus tem um V8 de 4.0 litros com duplo turbo a debitar 650 CV e 850 Nm, permitindo acelerar dos 0-100 km/h em 3,6 segundos com uma velocidade maxima de 305 km/h. A caminho vem a versão híbrida e o salto de potência para acompanhar o Cayenne.

PORSCHE CAYENNE TURBO S HYBRID
Com a hibridização, o Cayenne é o campeão de potência da Porsche e do Grupo VW. O bloco V8 4.0 litros biturbo debita 680 CV (550 CV para o motor térmico, 136 CV do motor elétrico) e 700 Nm de binário. Pesa 2490 kgs, acelera dos 0-100 km/h em 3,8 segundos tocando os 295 km/h.

JEEP GRAND CHEROKEE TRACKHAWK
Recebe o motor do Dodge Challenger Hellcat, um V8 de 6.2 litros duplo turbo que debita absurdos 707 CV e 875 Nm de binário. Poderiam ser 717 CV, mas um escape mais modesto rouba-lhe 10 CV. A velocidade máxima deste SUV com 2433 kgs é de 290 km/h, acelerando dos 0-100 km/h em 3,5 segundos.

DODGE DURANGO SRT HELLCAT
Basicamente é o mesmo carro que o Jeep Cherokee Trackhawk, mas com mais 3 CV – apenas para os rapazes da Dodge gozarem com a Jeep e fornecerem o motor tendo superioridade – não consegue fazer a diferença com a mesma aceleração e velocidade máxima.

HENNESSEY MAMMOTH 1000
A Hennessey faz coisa doidas nos EUA, entre elas este Mammoth 1000, uma RAM TRX (também da Stellantis) que recebe o motor V8 6.3 litros sobrealimentado com 1012 CV e 1.313,8 Nm. Com a carroçaria opcional que transforma a RAM num SUV de sete lugares, fica um SUV delirante que custa 380 mil dólares. Só há 200 unidades para este ano.