
Carlos Tavares dá 10 anos à Jean-Philippe Imperato para fazer regressar a Alfa Romo aos anos de esplendor
14/05/2021
O patrão da Stellantis deu a Jean-Philippe Imperato, ex-CEO da Peugeot, 10 anos de investimento para levar a Alfa Romeo ao sucesso.
A Alfa Romeo vai ser ressuscitada e para já, tem assegurados 10 anos de investimento para que Jean-Philippe Imperato faça o mesmo que fez na Peugeot: alcançar o sucesso!
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, nunca deixaria cair uma marca como a Alfa Romeo, cobiçada pelo grupo VW e muito maltratada nos útimos anos. O patrão da Stellantis deixou claro que “vamos fazer aquilo que for preciso fazer para que a Alfa Romeo se torne uma marca rentável com a tecnologia certa.”
O peso sobre os ombros de Imperato é grande, mas Carlos Tavares acredita no francês e lembra que “no passado, vários foram os interessados em comprar a Alfa Romeo. Ou seja, a marca, aos seus olhos, tem enorme valor. E eles têm absoluta razão! A marca tem grande valor!”

Por isso, serão 10 anos de investimento num plano que ainda não está desenhado na totalidade, mas que incluirá, inevitavelmente, a eletrificação. Mas Carlos Tavares deixa claro que “continuará a ter o foco no prazer de condução.”
“A Alfa Romeo irá encaminhar-se para o mundo da eletrificação, mas fazendo isso de uma forma dinâmica, com um CEO apaixonado que vem da Peugeot. Curiosamente, o Imperato é cidadão italiano e está a conduzir a marca com a paixão e a visão que são necessárias” salientou Carlos Tavares.
O português explicou, ainda, o que é que a Alfa Romeo precisa para melhorar. “Precisamos de melhorar a forma como falamos com os potenciais clientes. À desconexão entre os clientes e os produtos, a história e do que é que se fala quando se refere a Alfa Romeo. Temos de reparara distribuição e perceber com quem estamos a falar e que marca prometemos estar a comunicar. Vai levar algum tempo a acertar.”
Para Carlos Tavares, a Stellantis tem três marcas Premium: DS, Alfa Romeo e… Lancia! Cada uma delas tem os seus desafios, mas a Alfa Romeo e a Lancia têm de recomeçar quase do zero para recuperarem o seu glorioso passado.
Sobre isso, o português que tem as rédeas da Stellantis nas mãos é, como sempre, clarividente e direto. “A minha posição de gestão é clara: temos de dar uma oportunidade a cada uma das nossas marcas, sob a liderança de um CEO forte, definir a sua visão, construir um roteiro e ter a certeza de que as mais valias da Stellantis serão usadas para fazer o plano de negócios funcionar. E oferecemos uma oportunidade a cada uma das marcas, uma janela de 10 anos e com investimento sustentado ao longo desses 10 anos para implementar uma estratégia vencedora. Os CEO das 3 marcas precisam de ser claros nas promessas das marcas, clientes, alvos e comunicação. Se forem bem-sucedidos, ótimo. Cada marca terá a oportunidade de fazer algo diferente e apelas aos clientes.”