
Caterham acautela o seu futuro com um Seven Electric a lançar em 2023
14/05/2021
Ainda não há nenhum esboço conhecido do modelo, mas os nossos camaradas da revista inglesa Autocar já desenharam o novo Seven da Caterham que será… elétrico.
A empresa britânica está a tratar do seu futuro e o caminho segue pela criação de um Seven com motorização 100% elétrico.
Recentemente adquirida pela VT Holdings, grupo de retalho japonês que é o importador da Caterham no Japão, a Caterham conheceu uma evolução sensível.
Kazuho Takahashi, o CEO da VT Holding trouxe a experiência de 25 anos na cimpetição automóvel e nos nichos de mercado e o CEO da Caterham, Graham Macdonald está empenhado em assegurar a sobrevivência do pequeno construtor.
Esta aquisição foi fundamental para assegurar os recursos necessários para a marca recomeçar e assegurar o futuro.
E é com esse espírito – segundo o CEO da Caterham “Takahashi adora a Caterham e sabe que não temos uma fonte inesgotável de recursos, porém esta determinado a ver a marca manter-se por mais 50 anos!” – que a Caterham está a desenvolver a versão elétrica do Seven.
A preocupação é que tenha um comportamento igual ao de um… Caterham! A prioridade é manter o peso o mais baixo possível para garantir a lendária agilidade dos modelos da marca.
A suspensão será totalmente refeita tendo em conta o peso e o carro não vai contar com sistema de regeneração de energia na travagem. Manter-se-á um carro básico como atualmente e será um roadster como até aqui.
Resta saber – e ainda não há decisões – se o carro será maior, mais confortável e um pouco menos espartano.
A aceleração será semelhante á dos 620R, ou seja, dos 0-100 km/h em 2,79 segundos. Graham Macdonald já conduziu um protótipo e em declarações à revista Autocar disse que “parece um kart! Dois pedais, uma aceleração alucinante. É um produto diferente, mas não é menos excitante. É uma diferente forma de ser excitante!”
O maior problema da Caterham é encontrar um parceiro que forneça as baterias e os motores, pois a casa britânica não tem capacidade para cuidar disso.
Será uma cordo semelhante ao que existe com a Ford para o fornecimento dos motores dos atuais modelos. O carro deverá aparecer dentro dos próximos cinco anos, mas a Caterham quer mostrar o carro em 2023, ano do 50º aniversário.
Outra decisão tomada pela nova administração foi encetar uma parceria com a Morgan no sentido de ter acesso aos processos de homologação e instalações de ensaio para novos modelos. Com a união à Morgan, partilham os acessos às homologações e até peças que permitam ultrapassar os processos. E a Caterham via com bons olhos a junção de outros construtores como a Ariel ou até a Lotus.