
Renault Kangoo Van: uma enorme evolução!
20/05/2021
O novo Kangoo da Renault é uma enorme evolução face ao Kangoo atual e ao Kangoo Express que mantém tudo igual ao anterior exceto o estilo exterior e interior.
Para lá da utilização da plataforma usada no Scénic, a CMF – o que faz toda a diferença como pode ler no primeiro ensaio que o AUTOBLOGUE fez há dois dias – o novo Kangoo oferece um estilo muito mais agradável à vista, um interior totalmente revisto e muita tecnologia pouco habitual nestes modelos.
Há cinco detalhes que serão essenciais para perceber o salto evolutivo do Kangoo Van.
O sistema “Opens Sesame” não é uma novidade absoluta, mas prescindindo do pilar B, oferece um acesso lateral recordista do segmento: 1446 mm. Como funciona? Simples. A Renault conseguiu transferir para as portas a função do pilar B e permitir que a porta lateral traseira deslize sobre calhas e a porta dianteira abre sobre dobradiças.

Este acesso XXL permite que sejam colocados dentro do Kangoo, rebatido o banco dianteiro, objetos com o máximo de 3550 mm. Isto na versão L2, mais longa face à L1.
Esta possibilidade (disponível apenas para o lado direito nos modelos L1 com dois bancos de passageiros) permite, por exemplo adicionar estantes articuladas suplementares que aumentam o espaço de arrumação sem ter de entrar e sair do veículo. As portas podem ser abertas em qualquer sequencia.
Depois temos de falar do “Easy Inside Rack”, um compartimento interior na parte superior da cabina para facilitar o transporte de objetos longos. otimiza o uso da zona de carga, adicionando mais espaço de arrumação para objetos longos (2m ou 2,5 m na versão longa). Um recurso que se torna muito prático para vários propósitos (transporte de escadas, tubos, etc.) com localização privilegiada, sem atrapalhar, libertando espaço para transportar cargas com toda a segurança e conforto. Tem capacidade de carga até 30 kg e não excede os limites de altura. Pode se dobrada quando não em uso.

A capacidade de carga pode chegar a 3,9 m3, com dois comprimentos L1 e L2, o estilo exterior é mais agradável à vista, o interior tem inúmeros espaços de arrumação (total de 60 litros), está disponível com dois ou três lugares. Os espaços de arrumação estão na prateleira de arrumação junto do tejadilho (19,4 litros), arrumação no tabliê (5 litros), espaços de arrumação nas portas (2×2,7 litros) e dois porta copos (2×075 lts), compartimento fechado do lado do condutor (1,5 lts) e esaço de arrumação sob o assento do passageiro (10 lts).
Finalmente, há 12 novos sistemas de assistência ao condutor, destacando, entre eles sistema de travagem de emergência, maior visibilidade dos ângulos mortos, câmara de visão traseira que substitui o espelho, entre outros.
Os espelhos exteriores estão mais largos (mais 35 mm de comprimento e 22 de largura) autorizando uma visibilidade traseira 35% melhor. As luzes diurnas são LED à frente e atrás. Como opção pode ter luzes LED nos faróis. Nessa lista de opcionais encontra os máximos automáticos e os faróis de nevoeiro LED que consomem menos energia e poupam 1gr/km de CO2.

O interior foi atualizado com um painel de bordo horizontal e um novo volante que concentra os principais comandos. Dependendo das versões, elementos cromados foram adicionados aos puxadores, na alavanca de velocidades, nas saídas de ar do tabliê, écran multimédia tátil de 8 polegadas.
Botões de controle da climatização diferenciados e controle de climatização automática bi-zona, permitem que condutor e passageiros possam definir a temperatura desejada.
Como os profissionais, não raras vezes, passam muito tempo na estrada, o Kangoo Van adapta-se ao perfil de cada condutor, com um assento que pode ser ajustável em altura e profundidade, e agora também oferecendo suporte lombar ajustável (+/- 40 mm em profundidade e +/- 30 mm em altura). Enquanto o volante já era ajustável em altura, agora passou também a ser ajustável em profundidade (+/- 25 mm) para maior conforto. O acesso é feito através de duas portas que abrem num ângulo de 90 graus.
Outro opcional muito interessante é o “Wide View”, um espelho retrovisor interior colocado na pala de proteção do sol do lado do passageiro que aumenta o ângulo de visibilidade lateral traseiro direito até 30º. Um elemento que se torna extremamente útil, por exemplo, para atravessar um cruzamento ou entroncamento em completa segurança.
No espaço de carga, há entre 600 a 800 kgs, tendo uma opção de carga aumentada que pode chegar a quase 1 tonelada. A capacidade de reboque aumentou para 1500 kgs.

Na versão longa, o Kangoo Van tem 3548 mm de comprimento de carga e armazenamento entre 4,2 e 4,9 m3. Os portões traseiros estão divididos em 1/3 – 2/3 que podem ser abertos entre 90 e 180 graus.
A Renault disponibiliza o Kangoo Van em dois comprimentos (L1 e L2), duas anteparas (uma completa e outro basculante com secção rotativa do lado do passageiro), com 2, 3 ou 5 assentos.
O Kangoo oferece três opções de multimédia. Radio Connect R & Go com DAB (Digital Audio Broadcasting) FM/AM, Bluetooth e o aplicativo R & Go para ter acesso aos recursos do seu smartphone.
O terceiro é o sistema Renault Easy Link, equipado com ou sem navegação. O écran de 8” está embutido no tabliê. Possui serviços conectados, atualizações automáticas e é tão fácil de usar e personalizar como um smartphone.
Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, pode ser ativado por voz, para permitir o acesso a todos os recursos de multimédia, navegação e info-entretenimento, bem como às configurações dos sistemas de assistência ao condutor. Este pode fazer e receber chamadas, tanto com um simples toque nas teclas no volante, como tocando no écran tátil, ou a partir dos comandos de voz, que lhe permitem também ouvir e ditar mensagens de texto.
Um suporte para smartphone, que pode ser colocado à esquerda ou à direita do condutor (dependendo se ele é destro ou canhoto), pode transformar o seu telefone num “pseudo” computador de mesa, num conjunto de que faz também parte um carregador sem fio de 15 W.
O índice de carga da bateria do telefone é exibido no écran multimédia e o carregamento para, automaticamente, quando a bateria está completa, eliminando o risco de sobrecarga.
Dependendo das opções o Kangoo Van oferece até três entradas USB: duas na área de armazenamento acima do volante (útil para carregar o telefone com segurança) e uma no écran multimédia ou rádio.
As três tomadas de 12V estão posicionadas em todo o Furgão: no espaço acima do volante, na consola central e no espaço de carregamento traseiro (conveniente para carregar ferramentas alimentadas a bateria).
Para evitar arrombamentos, os orifícios da chave da porta traseira e lateral foram removidos.
Com o cartão mãos livres da Renault (opção), pode ter acesso ao Furgão facilmente, sem usar as mãos e com toda a segurança: trancar e destrancar o veículo apenas aproximando-se ou afastando-se dele, aceder à ignição sem chave, destrancar o porta-bagagens separadamente da cabine, entre outras.
Vantagens que proporcionam maior comodidade, uma vez que não é preciso, por exemplo, retirar as luvas de trabalho (se estiver a usar) para aceder ou trancar o veículo, numa operação por vezes dificultada quando se tem as mãos ou luvas sujas ou ocupadas.

O Kangoo Van está equipado com duas motorizações. Um motor a gasolina 1.3 TCe com 100 e 130 CV e um bloco diesel 1.5 dCi com 75, 95 ou 115 CV. Todos usam caixa manual de 6 velocidades, podendo os motores TCe 130 e dCi 95 e 115 CV serem equipadas com a caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades EDC.
No que toca aos consumos, oscilam entre os 5,2 l/100 km (134 gr/km de CO2) e os 6,4 l/100 km (144 gr/km CO2). A Renault oferece uma versão Ecoleader que limitando a velocidade aos 110 km/h permite emissões mais baixas, respetivamente, 127 gr/km para o motor diesel e 138 gr/km para os motores a gasolina, bem como consumos mãos baixos com 4,9 e 6,1 l/100 km, respetivamente. Dizer que a versão Ecoleader está disponível no 1.3 TCe 130 e no 1.5 BluedCi 95.
O Kangoo Van vai chegar aos concessionários em julho com preços a arrancar nos 24.385 euros para o gasolina e nos 24.940 euros para os gasóleo.





















