
DS9 já está à venda, chega em setembro e preços arrancam nos 59.100€
21/05/2021
O caminho da marca DS vai sendo construído e o DS9 é mais uma peça de uma gama que não quer depender somente dos SUV.
Ironia das ironias, o topo de gama da DS é feito na China e tem as características apreciadas naquela geografia: muito espaço e equipamento completo.
O DS9 tem 4,93 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,46 metros de altura, ou seja, é um carro grande que está equipado com jantes de 19 e 20 polegadas. E como referi, sendo feito na China e tendo como mercado alvo aquele país, o DS9 está baseado numa variante da plataforma EMP2 (a V2.3) com uma distância entre eixos assinalável: 2,9 metros!
Sendo um carro clássico de três volumes, o DS9 contra com um tejadilho que na parte traseira mergulha rumo à tampa da mala. A distância entre a frente e a traseira permite este tejadilho mergulhante sem que a habitabilidade seja prejudicada.

A assinatura luminosa do DS9 faz parte das suas características diferenciadas. O sistema DS Active LED Vision com pequenos cubos que podem virar 180 graus juntamente com as linhas LED em cada canto com motivo “Point Perle” (que coloca um ponto a interromper cada segmento da faixa LED), constrói uma identidade luminosa que impõe uma forte presença.
A faixa metálica que vai da grelha à base do para brisas colocada a meio do capô (chama a DS um acabamento guiloché “Clous de Paris”) é outra inovação e fator diferenciador do DS.

Outra reside nos “DS Cornetes”, pequenas luzes integradas no topo do pilar C do DS9 e que evocam os farolins de mudança de direção do DS dos anos 50 do século passado. No novo modelo funcionam como luzes de presença.
Os farolins traseiros, com o formato de escama adiciona elegância e refinamento, os frisos laterais que sublinham a superfície vidrada e homenageiam os DS.

No interior, tudo está forrado a couro com os bancos com o célebre estilo “bracelete” nos bancos.
As teclas em cristal, o revestimento em Alcantara do tejadilho e das palas para-sol, e as pegas das portas e o almofadado do airbag no centro do volante revestidos em couro aplicado manualmente, são um convite ao toque.
Graças à longa distância entre eixos de 2,90 metros, o DS 9 oferece amplo espaço nos bancos traseiros. Os bancos são aquecidos, com funções de massagem e ventilação, dispondo de apoios de cabeça ajustáveis, uma novidade na classe.
O apoio de braços central oferece características típicas dos segmentos superiores com revestimento em couro, espaços de arrumação equipados com tomadas USB, bem como controlos para a função de massagem e de iluminação policromática.
A gama DS 9 é estruturada em torno de dois níveis de equipamento: Performance Line + e Rivoli +.

O primeiro apresenta um interior em Alcântara preto com emblemas cromados nas portas dianteiras com o logótipo DS Performance Line, as DS Wings e um pequeno ‘spoiler’ traseiro em cromado. A grelha em preto brilhante é encimada pelo emblema DS Performance Line. As jantes de liga leve são de 19 polegadas.
Os bancos com revestimento mistos em Alcantara e couro preto, com costuras Carmine e Gold, conjugam-se com a consola central e o tabliê igualmente forrados a Alcantara. No tabliê, surge o emblema DS Performance Line em alumínio com gravação de tipo guilhoché. As incrustações em cristal nos comandos sob o ecrã central sublinham o detalhe. O volante multifunções é em couro “Plein Fleur” perfurado, com a almofada do ‘airbag’ revestida a couro com costuras Carmine e Or.
Inspirado no bairro parisiense de Tuileries, o DS 9 Rivoli + oferece dois ambientes interiores diferentes: Couro Preto Basalto, elaborado em couro granulado, ou Opera com opção de dois tons de couro Nappa combinados com bancos com confeção tipo bracelete em vermelho Ruby ou preto.
O Opera destaca a utilização de couro Nappa nos bancos dianteiros e traseiros, consola central, painéis de portas e tabliê, sendo este integralmente revestido até à parte superior. Nos lugares traseiros temos um apoio de braços central traseiro e apoios de cabeça reguláveis.
O volante é integralmente forrado a couro, punho da caixa de velocidades em couro liso, pegas das portas em couro e apontamentos em alumínio nos pedais e na consola central. Os forros do tejadilho, das palas para-sol e da chapeleira são em Alcantara, e costuras em “ponto pérola” inspiradas na alta costura parisiense.

O conforto acústico alcança novos patamares, com um tratamento especial que isola o habitáculo dos ruídos exteriores. As superfícies vidradas com tratamento acústico e laminado combinam com uma carroçaria construída com soldadura e colagem, capaz de eliminar eficazmente as vibrações.
O prazer é realçado por um sistema de alta fidelidade Focal Electra de 515W desenvolvido especialmente para o DS 9, com ‘tweeters’ em aço inoxidável integrados no conjunto de catorze altifalantes distribuídos no habitáculo para proporcionarem uma experiência acústica de topo.
Quanto às motorizações, o DS9 está exclusivamente equipado com a versão híbrida Plug In E-Tense com 225 CV, uma combinação entre o motor Puretech com 180 CV e um motor elétrico de 110 CV. A autonomia em modo elétrico autorizado pela bateria de 11,9 kWh é de 55 quilómetros e as emissões são de 34 a 35 gr/km de CO2 a que corresponde um consumo homologado de 1,5 l/100 km.
O motor elétrico está integrado na caixa automática de oito velocidades, aceita uma velocidade máxima em modo 100% elétrico de 135 km/h e ajuda o motor térmico quando este tem de cumprir as ordens do condutor no acelerador.
É acompanhado por um modo Híbrido, concebido para gerir automaticamente as diferentes fontes de energia, que podem ir de 100% elétrico, 100% a gasolina ou a combinação das duas se a situação assim proporcionar.
Um modo Sport E-Tense oferece a combinação máxima de energia térmica e elétrica disponíveis, com um mapeamento ajustado do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direção e da suspensão controlada eletronicamente. O modo Sport permite explorar tudo o que o carro oferece.
O DS 9 E-Tense está equipado com um sistema de recuperação de energia que recarrega a bateria de tração durante a condução. Além disso, a função E-Save permite manter um determinado nível de carga na bateria (vários níveis programáveis), o que é ideal para situações em que o condutor sabe que vai entrar no centro de uma cidade. O carregador de bordo de 7,4 kW permite carregar a bateria em 1 hora e 45 minutos num posto de carregamento doméstico ou público, utilizando o cabo fornecido de série.
O DS9 está equipado com o DS Lounge, com o DS Active Scan Suspension e o DS Drive Assist.
O sistema DS Active Scan Suspension possui uma câmara posicionada no topo do para brisas que faz a leitura da estrada, ao mesmo tempo que quatro sensores de inclinação e três acelerómetros registam todos os movimentos da carroçaria e transmitem a informação a um computador capaz de atuar individualmente sobre o amortecedor de cada roda para aumentar a segurança e o conforto.
O DS Drive Assist permite ao condutor beneficiar da condução semiautónoma de Nível 2. A velocidade é regulada de acordo com o ambiente em que o automóvel circula. O sistema utiliza sensores para posicionar o carro precisamente na sua faixa de rodagem, ao critério do condutor, atuando com grande precisão na direção. Pode ser utilizado a velocidades até 180 km/h e controla a velocidade e trajetória, requerendo supervisão do condutor.
A velocidade é gerida por um programador de velocidade adaptativo, que pode ser utilizado especificamente para funcionar em congestionamentos de tráfego. O automóvel arranca automaticamente depois de estar parado durante menos de três segundos, seguindo o veículo da frente. Se estiver imobilizado por mais tempo, a simples pressão numa tecla ou no pedal do acelerador fará o DS arrancar novamente.
A câmara de bordo reconhece traços de marcação da estrada, contínuos e tracejados. Em andamento, a câmara analisa e decifra continuamente as situações. Mantém o veículo na sua faixa ou na zona da faixa pretendida pelo condutor. Quando o condutor preferir recuperar o controlo da direção, pode cancelar a função de correção segurando firmemente o volante. A função de correção automática também é interrompida com a ativação das luzes indicadoras de mudança de direção. O sistema pode ser ativado a partir dos 30 km/h.
Depois há o DS Night Vision (visão noturna), DS Driver Attention Monitoring (avalia com duas câmaras o estado de alerta do condutor), DS Active LED Vision (faróis Full LED com vários modos de iluminação) entre outras tecnologias.
O DS9 E-Tense Performance Line + custa 59.100 euros, o DS 9 E-Tense Rivoli+ fica por 61.000 euros.








































































































































































