
Porsche entregou a Walter Rohrl um dos novos Cayenne para testar os limites
21/05/2021
A casa de Weissach está a atuaizar o Cayenne e para perceber o que vale o carro, entregou uma unidade ainda camuflada a Walter Rohrl.
Walter Röhrl colocou à prova um ainda ligeiramente camuflado protótipo do novo Cayenne num duro teste às suas capacidades. O bicampeão mundial de ralis e embaixador Porsche completou inúmeras voltas de teste ao volante do SUV no circuito de Hockenheimring.
Descreveu o novo Cayenne como “um grande salto em frente comparativamente a tudo realizado anteriormente. Este automóvel redefine o significado do termo SUV”.
Os destaques dinâmicos nos primeiros anos do modelo incluíram o primeiro Cayenne Turbo S, 2006, com 521 CV, e os modelos GTS, lançados em 2007.

“Eram veículos todo-o-terreno que podiam ser conduzidos como automóveis desportivos – uma verdadeira sensação naquela época,” afirma Röhrl, ao olhar para trás, para a primeira geração do Cayenne.
O novo modelo pretende sublinhar a sua afirmação como o melhor do segmento em termos de performance. O foco para esta variante tem sido a performance em estrada sem negligenciar o conforto e a versatilidade. Baseia-se no atual Cayenne Turbo Coupé, mas tem sido desenhado e desenvolvido para oferecer a derradeira experiência em comportamento dinâmico.
A par de englobar uma série de aprimoramentos para todos os sistemas de controlo e chassis, o sistema de estabilização ativa da carroçaria, Porsche Dynamic Chassis Control, está afinado para a performance. “O PDCC mantem sempre a carroçaria equilibrada e nivelada mesmo durante as curvas realizadas de forma muito espirituosa,” explica o piloto de testes da Porsche, Lars Kern “Comparativamente ao Cayenne Turbo Coupé, as jantes dianteiras são meia polegada mais largas e o camber negativo aumentou em 0,45 graus, de forma a proporcionar uma maior superfície de contacto para os pneus desportivos de 22 polegadas, desenvolvidos especialmente para este modelo,” completou Kern.

Röhrl foi capaz de obter uma boa impressão do comportamento dinâmico do novo Cayenne. Acompanhado pelo som do novo sistema de escape em titânio, com as saídas posicionadas ao centro, Water Rohrl completou voltas atrás de voltas em Hockenheim e ficou impressionado: “O automóvel mantem-se incrivelmente estável mesmo em curvas rápidas e o seu comportamento é extremamente preciso. Mais do que nunca, temos a sensação de estarmos ao volante de um automóvel desportivo compacto ao invés de estarmos num SUV de grandes dimensões.”