
Renault Arkana chega em junho com preços a partir de 31.600€
21/05/2021
O novo SUV do segmento C da Renault está já em fase de encomenda com chegada aprazada para o final de junho.
O Arkana estará disponível com duas motorizações (TCe 140 EDC Micro Hybrid e E-Tech Hybrid 145) e três níveis de equipamento: Business, Intens e R.S. Line.
No que toca ao estilo, o Arkana tem uma carroçaria onde surgem os códigos genéticos da linguagem de estilo da Renault e um desenho coupé que tem estado a interessar os consumidores nas redes sociais.

A versão Business de entrada de gama beneficia de uma extensa lista de equipamento, com destaque para os faróis 100% LED, as jantes em liga leve de 17 polegadas, o sistema multimédia EASY LINK de 7 polegadas com navegação (compatível com Android Auto™ e Apple CarPlay™ -Bluetooth), o ar condicionado automático e purificador de ar, a câmara de marcha-atrás, o alerta de distância de segurança, o alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, a comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, o regulador e limitador de velocidade, os retrovisores exteriores reguláveis e rebatíveis eletricamente com sistema de desembaciamento, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, o sistema de assistência à travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, o sistema de assistência na transposição involuntária de via, entre outros itens.
Com o nível de equipamento Business, associado ao motor TCe 140 EDC e à caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades, custa 31.600€. A versão E-TECH Híbrido 145 custa 33.100€.
Por mais 2.100€ é possível fazer o “upgrade” para o nível de equipamento Intens: 33.700€ (TCe 140 EDC) e 35.200€ (E-TECH Híbrido 145).
Neste nível, para além de alguns dos itens da versão Business, o destaque vai para as jantes em liga leve de 18 polegadas, o sistema multimédia Easy Link com base num ecrã tátil vertical de 9,3 polegadas com navegação (compatível com Android Auto e Apple CarPlay -Bluetooth, entradas USB), o painel de instrumentos de 10 polegadas, o sistema Multi-Sense (a possibilidade de parametrizar a dinâmica e o ambiente a bordo), os estofos em tecido TEP preto, bem como o volante e punho da alavanca da caixa de velocidades em couro.

Destaque ainda para o alerta de ângulo morto, o alerta de obstáculo traseiro e o regulador de velocidade adaptativo e limitador de velocidade.
Para uma imagem mais desportiva, a versão R.S. Line, disponível por 36.300€ associada ao motor TCe 140 EDC, ou seja, acoplado à caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades.
Por apenas mais 1.500€ (37.800€), o Renault Arkana E-TECH Híbrido 145 é uma proposta mais amiga do ambiente e mais contida nos consumos.
No exterior, destaque para os logótipos identificativos da versão, as jantes em liga leve de 18 polegadas, o para choques dianteiro com lâmina aerodinâmica com inspiração na F1, as proteções dianteira e traseira (esta última com dupla saída de escape) e os retrovisores exteriores em preto brilhante.
Já o habitáculo é marcado pelas decorações específicas R.S. Line a vermelho no volante e no painel de bordo, pelas costuras vermelhas nos painéis das portas, nos bancos e no apoio de braço central, bem como nos pedais em alumínio e no teto interior em preto. No que toca à tecnologia, para além do sistema multimédia Easy Link com base num ecrã tátil vertical de 9,3 polegadas com navegação (compatível com Android Auto e Apple CarPlay -Bluetooth, entradas USB), do painel de instrumentos de 10 polegadas e do sistema Multi-Sense (a possibilidade de parametrizar a dinâmica e o ambiente a bordo), destaque para o carregador de smartphone por indução. No que toca ao conforto, não faltam mordomias, como os bancos dianteiros com regulação elétrica e sistema de aquecimento, os bancos em couro alcântara e o volante aquecido. Mas como o Renault ARKANA também é sinónimo de segurança, para além dos sistemas associados às versões Business e Intens, referência para o alerta de obstáculo lateral e para o Easy Park Assist (estacionamento mãos livres).
O motor 1.3 TCe tem um sistema híbrido ligeiro com a bateria localizada debaixo do banco. Debita 140 CV (o motor com 160 CV será disponibilizado mais tarde) e 260 Nm, toca os 205 km/h e tem como consumo 5,8 l/100 km. Tem de série a caixa EDC automática de dupla embraiagem com sete velocidades.
O E-Tech 145 CV é o mesmo do Clio, mas com o motor 1.6 litros e dois motores elétricos para ajudar a caixa multimodo. Os 143 CV oferecem um consumo de 4,9 l/100 km.