Desporto

CUPRA venceu a primeira corrida de automóveis 100% elétricos

A CUPRA, a CUPRA e-Racer e Mikel Azcona fizeram história na estreia do PURE ETCR no circuito de Vallelunga (Itália).

A marca espanhola conquistou a vitória no primeiro evento de um campeonato de automóveis de turismo multimarcas totalmente elétricas. Azcona marcou o máximo de pontos em jogo, tornando-se o primeiro “King of the Weekend” e o líder do campeonato.

“Fizemos história com a nossa vitória no primeiro fim-de-semana PURE ETCR”, disse Azcona depois de sair da CUPRA e-Racer, com um enorme sorriso no rosto. “Estou muito feliz. A nossa CUPRA foi muito rápida durante todo o fim-de-semana e a equipa fez um excelente trabalho. Gosto deste novo formato e vamos dar o nosso melhor para continuar a liderar esta revolução nas corridas de automóveis de turismo”

A Zengő Motorsport X CUPRA foi a equipa a vencer durante o evento italiano PURE ETCR. 

Azcona, que nesta época também compete com a CUPRA Leon Competición no WTCR e no TCR Europa, venceu todas as “battles” do seu grupo – o Pool A – até à Super Final, onde enfrentou outros cinco veículos. 

Na etapa final, disputada ao longo de sete voltas com 300 kW de potência, excepto quando utilizava a potência extra “Power Up” (500 kW), Mikel terminou à frente. O espanhol não teve a vida facilitada, pois foi forçado a partir da sexta – e última – posição após sofrer um furo na sessão anterior, mas Mikel recuperou através do pelotão com um grande desempenho e boas manobras de ultrapassagem. 

Jordi Gené, terminou em segundo lugar nesta ronda, noutra CUPRA e-Racer.

“Que excelente maneira de começar o PURE ETCR! O nosso CUPRA e-Racer provou que é o automóvel perfeito para este campeonato. A vitória é o resultado merecido por toda a equipa Zengő Motorsport X CUPRA e a razão de estarmos aqui”, disse Xavi Serra, Responsável da CUPRA Racing. “As minhas sinceras felicitações a Mikel Azcona, o primeiro líder do PURE ETCR depois de uma prestação memorável”.

Azcona foi coroado “King of the Weekend”, que é o prémio atribuído ao vencedor de cada evento, após marcar o máximo de 77 pontos em jogo, e lidera o campeonato depois da primeira volta. Além disso, dois outros pilotos da CUPRA, Ekström (69 pontos) e Gené (58 pontos), seguem de perto na terceira e quarta posição, respetivamente, enquanto Nagy é o nono (31 pontos). A próxima ronda do campeonato terá lugar em Motorland-Aragon (Espanha), no fim-de-semana de 9-11 de julho.