Home

Gemballa Marsien é supercarro com base no Porsche 911 Turbo inspirado pelo Dakar e a custar 495.000€

A inspiração é clara: o Porsche 959 vencedor do Dakar em 1986, hoje com um motor desenvolvido pela RUF com 740 CV.

O carro foi desenvolvido pela empresa de Marc Philipp Gembala, filho de Uwe Gemballa (o patrão da Gemballa) e estará em produção ainda este ano.

A base é o mais recente Porsche 911 Turbo S e o nome do carro – Gemballa Marsien – deriva da palavra francesa para marciano. Um nome inspirado nas areias do deserto dos Emirados Árabes Unidos que fazem lembrar Marte.

O motor foi remexido pela RUF e o “boxer” de seis cilindros passa a debitar 750 CV e 930 Nm, mas os clientes podem encomendar o Marsien com uma versão mais poderosa com 830 CV. Mudança de mapeamento, novos turbos e mudanças na transmissão oferecem este incremento de potência. E tudo com o cumprimento das regras de emissões Euro6.

Conhecido como Projeto Sandbox, conheceu muitas alterações até chegar ao Marsien. A suspensão é totalmente nova com material do especialista KW Automotive. Tem duplo triângulo com amortecedores de nova tecnologia com controlo inteligente. A altura ao solo pode ser regulada entre 12 (modo “Road”) e 25 cm (modo “Off Road”)

Dia a KW que os amortecedores podem reagir em 20 milissegundos, existindo modos de condução (Terra, Lama e Neve) que foram adicionados aos que o 911 Turbo oferece.

O carro é fornecido com dois jogos de jantes com aperto central, um com pneus Michelin para alcatrão, o outro com pneus todo o terreno.

Há, ainda, para os clientes que queiram usar muito o carro fora de estrada, há um pacote opcional feito pela Reiger, com molas e amortecedores de competição, oferecendo ainda mais curso e distância ao solo.

A carroçaria é feita em fibra de carbono, feita por uma empresa alemã que faz peças para a Fórmula 1, escape em titânio, transmissão revista e um interior que pode ser totalmente forrado em Alcantara e fibra de carbono. Mas está disponível total personalização. Cujo limite é a carteira do cliente.

O preço? Além do Porsche 911 Turbo (237 mil euros em Portugal) a conversão começa nos 495 mil euros. Ou seja, se quiser um Gemballa Marsien não fica por menos de 700 mil euros! Só vão ser feitos 40, mas a Gemballa já vendeu 10 e metade dos 30 que sobram, estão reservados.