Home

Há muito tempo que a BMW queria alargar o “Duplo Rim”… desde os anos 90 do século passado!

E a prova está neste BMW ZBF Série 7, um protótipo que é alvo de um dos mais recentes vídeos da BMW Group Classic.

O BMW ZBF Série 7 foi desenhado pelo famoso designer japonês da casa bávara Joji Nagashima. E foi ele quem apresentou o carro, lado a lado com o BMW ICE (Integrated Concept Engineering) que foi o percursor dos BMW SAV (Sports Activity Coupe).

O nome ZBF significa “Zukunft BMW Familie” que quer dizer, numa tradução livre, “A Família BMW do futuro”.

Joji Nagashima refere que os seus colaboradores no departamento de estilo da BMW andaram a explorar novas formas de desenhar as berlinas da casa alemã. E, evidentemente, ali está bem em evidência a ideia da grelha “Duplo Rim” majorada. 

Fica aqui, evidente, que as atuais grelhas – horríveis ou belas, cada um decidirá – já estavam na mente dos homens da BMW há muitos anos… desde os anos 90 do século passado.

O BMW ZBF era muito maior do que o Série 7 da época e tinha jantes de 20 polegadas quando o máximo possível na época eram as 19 polegadas. Curiosamente, os pneus eram da Dunlop, viram o piso ser desenhado por Nagashima e foram feitos à mão. Ou seja, o carro é único e os pneus… também!

A carroçaria foi feita por artesãos italianos em Itália, misturando manufatura com tecnologia moderna. Da época, claro!

O ZBF estava equipado com uma versão muito Beta do sistema iDrive, tinha câmaras no lugar dos espelhos, tudo coisas que na época, junto com as jantes de 20 polegadas e a grelha majorada, eram encaradas como devaneios dos estilistas.

Veja o vídeo e conheça esta parte da história da BMW perfeitamente desconhecida.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , , , ,