Elétricos

Skoda Enyaq Sportiline iV chega a Portugal com preços a partir de 42.205€

O modelo 100% elétrico da Skoda ganha versão com acabamentos desportivos que chega agora a Portugal com três versões de potência, tração integral ou traseira e preços a partir de 45.205 euros.

Esta é a versão mais desportiva do novo SUV 100% elétrico da Skoda. O visual apresenta um conjunto de características de design pretas e rodas grandes, enquanto a suspensão desportiva rebaixada contribui para um aspecto mais desportivo. 

O interior adiciona um toque desportivo, graças aos acabamentos decorativos com inserções em carbono, um volante multifunções de três raios e bancos com encostos de cabeça integrados. 

A nova linha de modelos da Skoda agora inclui uma variante Sportline, oferecida em três níveis de potência. O Enyaq Sportline iV 60 tem uma potência de 132 kW (180 cv), enquanto o Enyaq Sportline iV 80 debita 150 kW (204 cv). Os preções vão de 45.205 e 51.141 euros.

Ambos possuem tração traseira. O Enyaq Sportline iV 80x com tração integral está equipado com dois motores elétricos que debitam uma potência combinada de 195 kW (265 cv), mas só chega no final do ano com um preço de 53.860 euros.

Esta nova variante vem com uma suspensão desportiva, de série, que apresenta uma geometria com molas específicas e amortecedores, e foi rebaixada em 15 mm na frente e 10 mm na traseira. 

Os para-choques e as embaladeiras laterais da cor da carroçaria aumentam ainda mais a aparência desportiva. 

Graças à sua suspensão desportiva específica, o Enyaq Sportline iV enfrenta as zonas sinuosas mais rápidas. A direção progressiva, outro componente de série, permite também um comportamento mais desportivo. 

O Enyaq Sportline iV 80x possui dois motores e tração nas quatro rodas. A variante mais potente é o Enyaq Sportline iV 80x. Com um segundo motor elétrico no eixo dianteiro tem tração às quatro rodas. Os dois motores têm uma potência combinada de 195 kW (265 cv) e oferecem um binário máximo de 425 Nm. O 80x é acionado principalmente por um motor síncrono de íman permanente no eixo traseiro, que fornece uma potência de 150 kW (204 cv), um binário máximo de 310 Nm. 

A sua potência é consistente numa ampla faixa de velocidade, com uma entrega constante. No eixo da frente é utilizado um motor assíncrono, com uma potência de 80 kW (109 cv), um binário máximo de 162 Nm. 

O Enyaq Sportline iV 80x é alimentado por uma bateria de 82 kWh e pode percorrer 488 km no ciclo WLTP. A sua velocidade máxima é de 160 km/h. 

O Enyaq Sportline iV 60 possui tração traseira, com um motor elétrico no eixo traseiro debitando 132 kW (180 cv). Já o motor traseiro do Enyaq Sportline iV 80 debita uma potência de 150 kW (204 cv). 

Quando os travões são acionados, o Enyaq Sportline iV usa o seu altamente eficaz sistema de recuperação de energia de travagem para reduzir a velocidade, desde que a bateria tenha capacidade de armazenamento suficiente. 

O motor elétrico atua como um gerador, tornando a travagem mais eficiente e aumentando a autonomia do veículo. A energia libertada durante a travagem não é perdida na forma de calor, mas é convertida em energia elétrica, alimentando a bateria. Se necessário, o sistema de travagem é acionado automaticamente. Usando as patilhas de série no volante, o condutor pode regular manualmente o grau de recuperação a qualquer momento e, ao fazê-lo, regula também o nível de assistência de travagem. 

As rodas dianteiras possuem discos de travões ventilados e, como os travões traseiros estão sujeitos a uma carga mínima, devido ao sistema de recuperação de energia, as rodas traseiras são equipadas com robustos travões de tambor, particularmente resistentes à corrosão, graças ao seu design fechado. 

Diversas soluções de design em preto brilhante identificam logo esta verão do Enyaq iV como um típico Skoda Sportsline. Apresenta um acabamento em preto brilhante, tal como os frisos em forma de C das entradas de ar. Isso contrasta com o para-choques dianteiro na cor da carroçaria, que apresenta uma grande entrada de ar central com malha de favo de mel e um fino spoiler. 

Há soluções de acabamento em preto brilhante nos espelhos retrovisores laterais, molduras das janelas e barras do tejadilho, bem como no difusor no para-choques traseiro específico do modelo, que é na cor da carroçaria, igual às embaladeiras laterais. A denominação do modelo e a palavra Skoda encontram-se na porta da bagageira e também são em preto brilhante. O spoiler de tejadilho apresenta um acabamento em preto mate. 

As jantes Vega de 20 polegadas têm acabamento antracite, enquanto, em opção, as jantes Betria de 21 polegadas são pretas. Os pneus utilizam tecnologia auto vedante. Pequenos danos no piso do pneu, como os causados por um prego fino, um pedaço de vidro partido ou uma pedra afiada, vedam-se automaticamente, de modo que este não precise de ser trocado imediatamente. 

A seleção de design interior específica da linha Sportline inclui bancos desportivos pretos com encostos de cabeça integrados, para um suporte lateral ideal em qualquer situação de condução. 

As inserções decorativas no painel de instrumentos e nos frisos das portas têm um acabamento com efeito carbono. O acabamento junto do seletor na consola central é preto, assim como o botão do travão elétrico de estacionamento. As capas dos pedais em alumínio transmitem toque desportivo. 

O aro do volante é forrado em pele e pode ser aquecido. Possui costura em cinza contrastante. O raio inferior do volante tem uma sigla com as letras Sportline. Várias funções do veículo podem ser controladas diretamente no volante, usando botões e patilhas fáceis de operar. 

Pressionar um botão na consola central leva o condutor diretamente para o menu de secção do modo de condução (de série), exibido no ecrã de infoentretenimento central de 13 polegadas. A partir daí, o condutor pode escolher entre os modos Eco, Conforto, Normal, Sport e Individual.