Elétricos

BMW oferece novas soluções de mobilidade urbana com uma scooter e um triciclo elétricos

A casa de Munique continua o seu caminho rumo à mobilidade 100% elétrica, oferecendo opções diferentes dos veículos automóveis.

Para isso, a BMW apresentou dois conceitos de mobilidade que além da ajuda elétrica têm mobilidade humana.

O Dynamic Cargo e o Clever Commute são, respetivamente, um triciclo elétrico e uma scooter elétrica, com as quais a BMW espera ajudar os habitantes das grandes cidades a encontrarem novas formas de usar as vias de comunicação das urbes. Nomeadamente, quando são longe demais para ir a pé e curtas demais para ir de carro.

O triciclo elétrico Dynamic Cargo foi concebido para transportar cargas, sendo útil para pais com filhos pequenos, entregadores de comida e pessoas que gostam de usar bicicletas para as deslocações quotidianas.

É um triciclo para ajudar a oferecer mais estabilidade e evitar que exista uma torção que possa levar à queda das mercadorias. Curiosamente, o desenho da seção dianteira permite que a roída dianteira que se inclina ligeiramente.

A motricidade é assegurada pelo utilizador, mas há uma ajuda na forma de um motor elétrico que entra em ação assim que o utilizador começa a pedalar. Acionando as rodas traseiras, este motor ajuda a pedalar, especialmente, com cargas mais pesadas.

O triciclo tem uma proteção para a carga face ao mau tempo, permitindo uma utilização em todo o ano.

Já a scooter Clever Commute é uma bicicleta com motor elétrico que aciona a toda dianteira e uma pedaleira que pode ser recolhida. Foi desenhada para se dobrar e caber dentro da bagageira de um BMW Série 3 e até dentro de um Mini (!). Pode ser levada debaixo do braço para o Metro ou no autocarro.

Ambos os protótipos têm uma autonomia de 20 km em modo elétrico e as baterias são intermutáveis para facilitar a carga.

A BMW anunciou que não tem nenhuma intenção de produzir ambos os modelos, mas admitiu que está em negociações com fabricantes que queiram adquirir o licenciamento para as levar para a produção. Por isso, prazos para a sua aparição no mercado ou preços, não são conhecidos.