Home

Renault 5 Turbo3: o regresso com 400 CV!

Enquanto a Renault está a preparar o regresso do R5 com motorização 100% elétrica, alguém fez regressar o Renault 5 Turbo com um motor de 400 CV.

Este Renault 5 Turbo3 feito pela Legende Automobiles é um “resto mode” feito a partir de um R5 original.

O carro foi muito trabalhado, modernizado, mas mantendo as linhas do modelo original, partindo de um modelo original para o produto final.

Segundo aqueles que o conceberam, o Renault 5 Turbo3 integra o melhor do 5 Turbo e do 5 Turbo2 dos anos 80.

O motor é um bloco de 4 cilindros a gasolina com uma potência de 400 CV e uma caixa manual. Infelizmente, a Legende Automobiles não revelou detalhes da mecânica.

A carroçaria é feita em fibra de carbono, replica fielmente as linhas do 5 Turbo, juntando detalhes muito interessantes. 

Os faróis e farolins são feitos em LED, o difusor traseiro, a asa traseira e os pilares traseiros são diferentes. 

No interior, há lampejos do passado e um ambiente de competição. Bancos de competição com cintos de seis pontos e “rol bar”. O painel de instrumentos é digital.

O chassis foi totalmente revisto com componentes modernos, com a geometria a replicar aquela que foi usada no Renault 5 Maxi Turbo.

Recordamos que o projeto Turbo3 foi iniciado em 2018 por Alain Derosier, um designer que trabalhou na Renault e tem um fraquinho pelos Porsche feitos pela Singer, Emory ou a Guntherwerks. Por isso imaginou um R5 Turbo3 que fosse possível ser usado nas estradas da Califórnia onde vive.

Juntaram-se a Alan Derosier os especialistas da Socal Frenchiez e da Bloodmotorsport para criarem a Légende Automobiles.

O construtor está sediado em Los Angeles e o modelo será produzido em pequenos números, desconhecendo-se preços e se o carro será importado para o Velho Continente.