Ensaios

Ensaio Audi Q2 35 TFSI: fato à medida para se manter na moda

O segmento do Q3 vive muito das aparências e por isso a atualização feita ao modelo foi desenhada para o manter à par das tendências. Foi a missão conseguida? Para saber neste ensaio à versão 35 TFSi com caixa de dupla embraiagem STronic.

Rating: 4 out of 5.
  • A Favor – Comportamento, Insonorização, Habitabilidade
  • Contra – Sistema info entretenimento, alguns materiais, preço

O Audi Q2 “aterrou” no segmento dos SUV em 2017 e, imediatamente, passou a ser o modelo da moda. Porém, o problema das modas e das tendências é a sua volatilidade e pouca resistência à erosão do tempo. Por isso mesmo, a Audi apressou-se a remodelar o Q2 para lhe renovar a face e acompanhar as tendências. E o que mudou?

A mudança é apenas estética, não trazendo nada de muito profundo. Nem sequer na plataforma.

Os mais atentos descobrem os novos para choques e alguns retoques em algumas zonas da carroçaria. Os estilistas da Audi decidiram “brincar” com as formas poligonais, tornando o carro mais angular. Mas nada de profundamente diferente.

O carro tem, agora, mais 17 mm de comprimento, tudo à conta dos novos parachoques.

INTERIOR QUASE IGUAL

Quando entramos no Audi Q2, percebemos que as coisas ficaram praticamente na mesma. Ou seja, um acabamento sólido que mão rima com alguns materiais de qualidade inferior. 

A ergonomia é sofisticada e correta, com os bancos confortáveis e com excelente suporte. Faz pouco sentido a Audi não usar o novo sistema de info entretenimento do A3 no Q2. A habitabilidade manteve-se igual, ou seja, continua num excelente nível, tal como a bagageira que oferece 405 litros que se podem esticar aos 1050 litros com os bancos rebatidos.

Outra novidade reside na nova política de opcionais da Audi e o agrupamento de várias opções em pacotes.

E COMO É O Q2 EM ESTRADA?

Esta versão 35 TFSI utiliza um bloco a gasolina com 1.5 litros que debita 150 CV e 250 Nm de binário. Usa uma caixa automática de dupla embraiagem STronic de sete velocidades e tração dianteira.

Contas feitas, o Q2 35 TFSI chega dos 0-100 km/h em 9,2 segundos e uma velocidade máxima de 212 km/h. A Audi reclama emissões de CO2 de 136 gr/km e uma média de consumo de 5,1 a 5,3 l/100 km.

Durante o ensaio, não fui capaz de descer a esses valores e no final do ensaio, a média ficou nos 7,8 l/100 km. Não é fantástico, porém, aceitável.

Levado para a estrada, o Q2 continua ágil até porque agora tem a direção progressiva oferecida de série. O amortecimento adaptativo não é de série, mas devia ser pois é uma grande ajuda.

Apesar disso, o Q2 não é seco como sucede em alguns modelos da Audi. Consegue até ter um interessante nível de conforto. Aliás, o Q2 é um SUV que em estrada beneficia de um peso baixo e um bom controlo dos movimentos da carroçaria, sem nunca prejudicar o conforto.

Em auto estrada, o Q2 destaca uma excelente insonoridade – revista face à anterior geração – e o excelente funcionamento do motor permite que a utilização do Q2 seja muito agradável. O carro curva muito bem, é confortável e viver com um Audi Q2 35 TFSI é fácil e agradável.

O QUE É QUE EU PENSO DO Q2 35 TFSI?

Este SUV da Audi antes desta pequena renovação já era um dos melhores, sendo competente através de um excelente comportamento, agilidade e um motor turbo suave e silencioso. O Q2 da Audi voltou a estar na moída, mas para usufruir desta modernidade é preciso abrir os cordões à bolsa e 38 mil euros não chega para levar um Q2 35 TFSI SLine.

Ficha técnica

Motor: 4 cilindros com injeção direta e turbo; Cilindrada (cc): 1498; Potência máxima (CV/rpm): 150/5000 – 6000; Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500 – 3500; Transmissão: dianteira, caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr):independente tipo McPherson/eixo de torção; Travões (fr/tr): Discos ventilados/discos; Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 8,6; Velocidade máxima (km/h): 218; Consumos (l/100 km): 5,1 – 5,3; Emissões CO2 (gr/km): 116 – 121; Dimensões e pesos Comp./Lar./Alt. (mm): 4208/1794/1508; Distância entre eixos (mm): 2601; Largura de vias (fr/tr mm): 1546/1542; Peso (kg): 1305; Capacidade da bagageira (l): 405/1050; Deposito de combustível (l): 50; Pneus (fr/tr): 225/45 R18; Preço da versão ensaiada (Euros): 38.095