Desporto

Prodrive atualiza o BRX Hunter para o Dakar 2022

Acompanhando as novas regras do Dakar para 2022, a Prodrive atualizou o BRX Hunter, com a versão T1+.

O novo carro passa a ter mais 30 cm de largura para um total de 2,3 metros e utiliza jantes de 17 polegadas com pneus de 37 polegadas ao contrário das jantes de 16 polegadas e 32 polegadas da versão usada em 2021.

O curso de suspensão é agora de 35 centímetros, um aumento de 7 cm. A suspensão tem, também, novos braços mais longos e reforçados, além de amortecedores novos, tal como sucede com os semieixos e os diferenciais.

Esta nova versão do BRX Hunter foi desenhada, igualmente, por Ian Callum, o ex-responsável pelo estilo da Jaguar. O T1+ tem 50% da carroçaria modificada, sendo agora mais agradável à vista e incorporando as diferenças das rodas. A zona dos pneus suplentes está diferente e na frente há quatro faróis e não apenas dois.

O motor continua a ser o Ford Ecoboost V6 de 3.5 litros turbo com 400 CV, mas a Prodrive melhorou o desempenho dos macacos hidráulicos que podem ajudar a sair de um atascanço. Os pilotos continuam a ser Sebastien Loeb e Nani Roma.

O Dakar 2022 conhecerá uma série de novidades como o novo Audi RS Q e-tron que tem um conceito híbrido onde pontifica um bloco 2.0 TFSi como gerador de energia para o motor elétrico vindo da Fórmula E e que assegura potência para as rodas.