Desporto

LG e Magna assinam acordo de “joint venture”

A nova empresa vem unir as forças da Magna e da LG na área do powertrain elétrico para acelerar o desenvolvimento das componentes E-Drive.

A LG Electronics e a Magna International Inc. acabam de assinar o acordo de transação que estabelece uma joint venture entre as duas entidades. A nova empresa, que se chamará LG Magna e-Powertrain, tem sede em Incheon, na Coreia do Sul, e será liderada por uma forte equipa de gestão.

Na liderança da nova empresa encontra-se o CEO Cheong Won-suk, um veterano com um percurso de mais de 20 anos na LG e que foi recentemente nomeado vice-presidente e head do Green Business da LG Vehicle Component Solutions Company. Anteriormente, Cheong esteve quase uma década na área de I&D da Daewoo Motors.

Javier Perez, que se encontra na Magna desde 2016, será o COO da nova empresa, sendo responsável por supervisionar as operações diárias da joint venture. Perez conta com cerca de um quarto de século de experiência em produção automóvel e controlo de qualidade (18 desses anos no continente asiático).

A criação da joint venture unifica a força de classe mundial da Magna em sistemas de transmissão elétrica e produção automóvel com a experiência da LG no desenvolvimento de componentes para motores elétricos e inversores. O anúncio da equipa executiva da LG Magna e-Powertrain é um marco importante para a empresa resultante da joint venture, que assim poderá fabricar motores elétricos, inversores e carregadores de bordo, além de alguns sistemas de e-drive relacionados para alguns fabricantes de automóveis.

As sinergias de design, engenharia e produção criadas pela LG Magna e-Powertrain deverão permitir que ambas as empresas reajam rapidamente às tendências do mercado e capitalizem a crescente tendência de mudança rumo aos veículos elétricos. A nova empresa desenvolverá componentes de powertrain, oferecendo aos fabricantes de automóveis um portefólio de escala, desde soluções completas que permite a total eletrificação e funcionalidade até à integração de software operacional inteligente e controlos em novos sistemas de e-drive.

“A parceria com a Magna permite que a LG amplie a sua produção global, forneça oportunidade de negócio adicionais e ofereça sinergias às áreas de procurement e inovação tecnológica”, afirma o CEO Cheong. “Espera-se que a abordagem integrada e de total colaboração demonstre resultados rapidamente aos nossos clientes, capitalizando o rápido crescimento do mercado mundial de powertrain elétrico.”

“O mercado de motores elétrico, inversores e sistemas de e-drive deverá ter um crescimento significativo desde os dias de hoje até 2030. A empresa resultante da joint venture reúne especialistas da Magna e da LG de forma a fornecer um portefólio de soluções elétricas de classe mundial”, refere o COO Perez. “Tirando partido das tecnologias existente, recursos de engenharia e alcance global, a LG Magna e-Powertrains vai permitir a criação de avanços efetivos que vão ajudar os fabricantes de automóveis a alcançar e superar alguns dos maiores desafios colocados pela eletrificação completa das suas linhas de veículos.”

A LG Magna e-Powertrain será composta por mais de mil funcionários nos EUA, Coreia do Sul e China.