Notícias

SEAT Innova é espaço da casa espanhola para ligar pessoas e projetos

Este espaço criado para os colaboradores da casa espanhola pretende levá-lo a resolver desafios reais como se fossem empreendedores.

A SEAT reafirma a importância da inovação como principal eixo para alcançar métodos de trabalho mais eficientes, e também criar novos produtos e serviços que representem um fator diferencial para o negócio do futuro. Além disso, posiciona os seus colaboradores como geradores desta inovação, impulsionando o seu espírito inovador com o objetivo de criar novas soluções que acrescentem valor à empresa.

Após duas edições do Dia da Inovação, uma exposição onde a empresa apresenta ideias, visões e projetos que poderiam moldar o futuro da indústria automóvel, decorrentes das iniciativas das equipas internas, a SEAT lançou a plataforma SEAT Innova para dar continuidade e promover a inovação ao longo do ano. 

É um espaço participativo que visa reunir pessoas com preocupações inovadoras e novos projetos, independentemente da área em que trabalham. O objetivo é promover novas formas de trabalho baseadas em ir além do dia-a-dia e criar soluções em conjunto e transversalmente entre os colaboradores. Nesta plataforma, além disso, os colaboradores da SEAT têm acesso a conteúdos úteis e à formação ministrada por formadores de renome.

SEAT Innova é apresentado como um lugar para adquirir conhecimentos e experiências, e para encontrar novas oportunidades de negócio, ideias de inovação gamificadas e colaborativas, bem como prémios e surpresas. 

A plataforma oferece também conteúdos inspiradores, palestras, podcasts e outros tópicos interessantes para os participantes. A participação é a chave para o sucesso deste novo espaço, e é por isso que serão colocados verdadeiros desafios empresariais para que os colaboradores possam procurar soluções como se fossem empresários a trabalhar na sua própria start-up.

Como parte da apresentação da plataforma, os colaboradores da SEAT S.A. puderam desfrutar de uma apresentação de David Aguilar, um jovem que, com apenas 9 anos de idade, concebeu a primeira prótese para o seu braço direito com peças de um conjunto de construção. 

Criou mais quatro próteses, que chegou a apresentar à NASA na Cimeira de Inovação da Indústria Transversal aos 19 anos de idade. Ele intitula-se “Hand Solo”, detém um recorde mundial do Guinness e está a estudar bioengenharia com o objetivo de continuar a criar próteses e melhorar a vida de outras crianças. A SEAT e o “Hand Solo” partilham uma paixão pela inovação, no caso da indústria automóvel, para criar a mobilidade de hoje e do futuro.

“A inovação é essencial para o futuro do setor automóvel. Na SEAT S.A. queremos fomentar este espírito nos nossos próprios colaboradores, porque ao mesmo tempo que os tornamos participantes no futuro da empresa, alimentamos o seu talento para descobrir ideias e projetos ligados a novas soluções de mobilidade, Indústria 4.0 e novos modelos de negócio”, diz Xavier Ros, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos e Organização da SEAT.

No seguimento das iniciativas apresentadas no Dia da Inovação, este ano também se realizou o primeiro evento “The Pitch”, que apresentou os projetos de “hackathon” realizados durante o Dia da Inovação do ano passado, que procurou responder aos desafios reais enfrentados pela empresa. O objetivo do evento, que foi apoiado por membros do Comité Executivo, era apresentar os projetos às áreas de negócio, em busca de patrocinadores e sinergias para implementar os projetos-piloto.

Os projetos apresentados foram SEAT MÓ+, um serviço multimodal de mobilidade negócio para negócio; The Tribe by CUPRA, uma comunidade digital para levar a experiência da marca CUPRA ao próximo nível; CONTI-GO, um serviço de aluguer de acessórios para automóveis; e SEAT E-KIDS, um serviço de mobilidade para crianças com controlo parental. Dois destes estão atualmente em fase piloto: The Tribe by CUPRA e CONTI-GO.

Categories: Notícias

Tagged as: ,