Antevisão

Este poderá ser o novo Clio 100% elétrico… ou não!

Encomendado e supervisionado pela Renault, este estudo feito por três estudantes pode muito bem ser a sexta geração do Clio que será 100% elétrica.

A Renault está a virar a agulha para a mobilidade 100% elétrica e se o Megane está prestes a ser substituído por um crossover 100% elétrico, o Clio seguirá a mesma cartilha.

São três os estudantes – Guillaume Mazerole, César Barreau e Titouan Lemarchand – da escola de estilo Strate que imaginaram e desenharam a sexta geração do Clio 100% elétrico. Estudo este feito com a supervisão da Renault que é parceira da escola d design. 

Foi Marco Brunori, o responsável pelo conceito Morphoz, e designer sénior da Renault quem supervisionou o trabalho.

A imagem deixa perceber que a inspiração vem do protótipo eVision, com a faixa LED à frente e atrás e o efeito 3D com o novo logótipo da casa francesa. 

O habitáculo é integralmente envidraçado, as cavas das rodas e os para choques são musculados e parecem beber inspiração no Renault Joaninha dos anos 50. As cavas das rodas são, claro, gigantes para pneus de dimensões generosas.

O modelo pode receber motores nos dois eixos e a forma do capô dianteiro e os avanços curtos à frente e atrás dizem isso mesmo. E dão via verde para a Alpine criar um Clio Alpine de elevadas performances. Por outro lado, a longa distância entre eixos indica onde vão estar as baterias.

Foram precisos quatro meses para desenhar e criar este protótipo e, curiosamente, nenhum deles está, neste momento, em estágio na Renault. Veremos se a Renault recolhe alguma ideia deste protótipo para a sexta geração do Cliop que deverá chegar apenas em 2026, quando a eletrificação ditará leis e o Zoe for, igualmente, substituído. E não esquecer que o Renault 5 e o Renault 4L estão de regresso com motorizações 100% elétricas.