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Mercedes Classe C Station recebe versão All-Terrain multifunções com tração integral

Depois do sucesso da versão All-Terrain no Classe E Station, a Mercedes decidiu oferecer ao renovado Classe C Station uma variante semelhante com 4 cm mais de altura ao solo e opção de tração integral 4Matic.

As características do estilo todo o terreno incluem a grelha do radiador, os para-choques especiais, a proteção inferior simulada da carroçaria nas secções dianteira e traseira e ainda os revestimentos dos guarda-lamas em cinza escuro mate. Adicionalmente, integra muitos destaques do novo Classe C lançado recentemente. Estes incluem os motores de quatro cilindros com sistema elétrico de 48 V, o adaptativo sistema de informação e de entretenimento MBUX (Olá Mercedes) e ainda a última geração dos sistemas de assistência à condução. 

O Classe C All-Terrain será apresentado a nível mundial no Salão de Munique em setembro e chegará ao mercado até ao final do ano.

Comparado com o convencional Classe C Station, o All-Terrain tem dimensões ligeiramente superiores. O seu comprimento de 4755 milímetros é superior em quatro milímetros graças aos para choques. 

Devido aos revestimentos dos guarda-lamas, a largura aumentou 21 milímetros para os 1841 milímetros. A maior distância ao solo de cerca de 40 milímetros também representa um aumento da altura do veículo para os 1494 milímetros. 

A capacidade e a versatilidade do compartimento de bagagens permanecem idênticas: de 490 até 1510 litros. O encosto do banco traseiro pode ser rebatido na proporção de 40:20:40. A porta Easy-Pack do compartimento de bagagens pode ser aberta ou fechada através de um simples pressionar de um botão: com o botão na chave de comando, o interruptor na porta do condutor ou o manípulo de abertura na porta do compartimento de bagagens.

Aparência de todo o terreno

A grelha do radiador de lamela simples, com elementos de revestimento cromado e a estrela central embutida caracterizam a secção dianteira. 

O para-choques dianteiro é parcialmente construído em plástico granulado em cinza escuro. Em baixo encontra-se uma proteção inferior simulada da carroçaria revestida em cromado brilhante. 

Esta variante do Classe C está equipada com revestimentos nas cavas das rodas em cinza escuro mate. O revestimento específico do modelo nas saias laterais contrasta visualmente com as superfícies da carroçaria pintadas nesta cor e acabamento. Uma faixa de revestimento cromado adicional está integrada no revestimento das embaladeiras das portas. 

Estão disponíveis jantes com design exclusivo para o All-Terrain, de dimensões desde 17 até 19 polegadas. Na secção traseira, o redesenhado para-choques de várias secções, a proteção cromada da embaladeira do compartimento de bagagens específica do modelo e a proteção inferior da carroçaria salientam a natureza diferente do modelo.

Como os modelos All-Terrain são baseados na linha de equipamento exterior Avantgarde, o revestimento da linha de cintura, os frisos nos vidros laterais e as calhas do tejadilho são revestidos em alumínio polido. Os pilares B e as molduras dos vidros laterais traseiros estão revestidos em preto brilhante. Se o modelo estiver equipado com o pack Night, outros elementos e revestimentos nas secções dianteira e traseira são em preto brilhante.

O painel de instrumentos é ligeiramente orientado para o condutor em cerca de seis graus. O ecrã LCD de alta resolução no posto de condução é independente e aparenta flutuar em frente ao perfil em asa e ao painel de revestimento. 

Os utilizadores podem escolher entre as versões de ecrã de 10.25” e 12.3”. Foi criado um novo tema “Offroad” para o All-Terrain. Este apresenta informação específica como o aclive, o declive e o ângulo da direção. As coordenadas geográficas e uma bússola também são apresentadas.

Além dos modos da transmissão Eco, Comfort, Sport e Individual, o All-Terrain está equipado com dois modos adicionais para a condução fora de estrada dentro do Dynamic Select: Offroad (concebido para terrenos fáceis como estradas de terra ou areia) e Offroad+ (com DSR, regulação da velocidade em declive, recomendado para terrenos algo mais difíceis e íngremes). 

O Classe C está equipado de série com faróis LED. O conhecido sistema Digital Light do Classe S está disponível como opção. No All-Terrain, o sistema inclui uma luz especial todo o terreno. 

Durante a condução em terreno fácil, a ampla iluminação assegura que o condutor pode detetar obstáculos em tempo útil, mesmo em curva. Logo que o modo de condução todo o terreno seja ativado, a luz todo o terreno é ligada. A função permanece ativa até à velocidade de 50 km/h, e desliga automaticamente acima deste limite.

Cada farol Digital Light integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refractada e direcionada por 1.3 milhões de microespelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.

O sistema de tração integral 4MATIC, de série no All-Terrain, fornece uma maior tração. Até 45 por cento da potência do motor é transmitida ao eixo dianteiro, com os restantes 55 por cento a serem transmitidos ao eixo traseiro. A caixa de velocidades é automática com nove relações. 

O novo diferencial do eixo dianteiro permite a transferência de níveis superiores de binário com uma distribuição ideal pelos eixos para uma maior dinâmica de condução. Adicionalmente, este novo diferencial do eixo dianteiro tem uma vantagem a nível de peso comparativamente ao do modelo antecessor ajudando a reduzir as emissões de CO2. 

O All-Terrain está disponível com motores a gasolina e diesel. No primeiro caso, é utilizado um novo bloco de quatro cilindros (M 254) com motor / alternador integrado (ISG) de segunda geração. Durante um curto período, a potência do motor de combustão pode ser suplementada pelo motor / alternador integrado com até 15 kW de potência.

Graças à recuperação de energia e à possibilidade de circulação em roda livre com o motor desligado, o propulsor a gasolina revela-se eficiente. No motor M 254, a Mercedes combinou pela primeira vez todas as inovações das famílias de motores a gasolina e diesel de 4 e 6 cilindros num único motor. Uma nova funcionalidade é o turbocompressor segmentado com fluxo combinado, um desenvolvimento adicional da tecnologia “Twin Scroll”, para uma resposta ainda mais rápida.

Até a versão diesel está equipada com uma cadeia cinemática híbrida parcial. O seu motor de quatro cilindros (OM 654 M) está equipado com um motor / alternador integrado de segunda geração e sistema elétrico de 48 V. O modelo diesel também pode recuperar energia e circular em roda livre com o motor desligado. A eletrificação permite a utilização de um compressor elétrico de gás refrigerante no sistema de ar condicionado.