Desporto

Gronelândia recebe primeira prova de automobilismo com mais uma jornada do Extreme E

O campeonato de todo o terreno com veículos elétricos criado por Alejandro Agag, o “pai” da Fórmula E, vai realizar pela primeira vez uma prova de automobilismo na Gronelândia.

O Arctic X Prix realiza-se no próximo fim de semana perto do fabuloso glaciar “Russell Glacier” que servirá de pano de fundo. Foi o local escolhido para alertar para o recuo dos glaciares e para as alterações climáticas.

Os carros do Extreme E vão andar em pisos de terra onde há pouco tempo havia gelo, naquele que será o perfeito exemplo do que está a suceder nos glaciares.

A pista tem 8 quilómetros e o piso é constituído por terra, pedras e sedimentos glaciares, além de areia em duna. Será uma pista única e desafiante cujo percurso ainda não foi revelado.

Serão 9 equipas e 18 pilotos, 9 homens e 9 mulheres, a tentar a vitória contrariando o domínio da equipa Rosberg X Racing cujo carro manterá Johan Kristofersson e Mily Taylor ao volante. No segundo lugar está a equipa X44 de Lewis Hamilton com Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez e da JBXE com Kevin Hanssen e Mikaela Ahlin Kottulinsky. A prova será disputada nos dias 28 e 29 de agosto e terá transmissão em direto na Sport TV 6.