Home

Nova geração do Kia Sportage é o primeiro exclusivo para os europeus

É a primeira vez, em 28 anos de existência do Sportage, que a Kia desenvolveu uma versão específica para o mercado europeu.

O estilo do Kia Sportage foi inspirado pela natureza e como tal ostenta na gama uma versão híbrida Plug In. Oferece um interior mais vanguardista e repleto de tecnologia com um ecrã digital curvo centrado no condutor.

Desenvolvido com base numa nova arquitetura, o Sportage beneficia de um programa de engenharia focado na Europa, através do qual foi possível conceber uma distância entre eixos otimizada, a par de dimensões e proporções ideais para as estradas do chamado “Velho Continente”. 

Esta abordagem ajudou a criar um SUV adaptado às exigências dos clientes europeus, reforçando o seu carácter prático e facilidade de utilização no quotidiano. Este conjunto inovador e feito à medida resultou também num aumento substancial da capacidade de carga, do espaço para a cabeça e para as pernas – que é o melhor da sua classe, reclama a Kia – em relação ao Sportage anterior.

O Sportage estreia numerosos avanços tecnológicos inovadores. Uma nova geração do Controlo Eletrónico da Suspensão (ECS) proporciona conforto e níveis de segurança superiores em todas as situações, graças ao controlo do amortecimento em tempo real. 

O Terrain Mode, por seu turno, confere ao Sportage a capacidade de se movimentar com agilidade em pisos mais exigentes, como neve, lama e areia, alargando o leque de opções de lazer aos condutores mais aventureiros.

O novo Sportage também abre novos caminhos no que se refere à segurança ativa e passiva, apresentando sistemas de alta tecnologia DriveWise. Entre estes, destaca-se o pacote de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) da Kia.

Revelada este ano, a nova linguagem de design da Kia, “Opostos Unidos” (do inglês “Opposites United”) está na génese deste Sportage.

Esta filosofia assenta em cinco pilares: Joy for Reason (Alegria pela Razão), Power for Progress (Potência para Progredir), Technology for Life (Tecnologia para a Vida), Tension for Serenity (Tensão para a Serenidade) e Bold for Nature (Ousadia pela Natureza). 

Na parte dianteira, o Sportage apresenta formas intrincadas, com a grelha preta repleta de pormenores a estender-se a toda a sua largura. A grelha “Nariz de Tigre” da Kia está ligada às características e futuristas DRL (luzes de circulação diurna) LED, em forma de bumerangue. Estas, por sua vez, criam linhas divisórias para os faróis dianteiros Matrix LED.

Dependendo da especificação e da versão, o Sportage apresenta jantes de liga leve de 17, 18 ou 19 polegadas, com seis modelos, cores e acabamentos à escolha.

O ecrã tátil de alta tecnologia, com 12,3 polegadas, e o avançado controlador integrado atuam como centro nevrálgico para as necessidades do condutor e dos passageiros em termos de conectividade, funcionalidade e facilidade de utilização. Ambos os sistemas foram criados de forma a serem fáceis de usar, altamente intuitivos e sensíveis ao toque. O painel de instrumentos, de 12,3 polegadas, está equipado com um ecrã LCD TFT de última geração.

 A conectividade avançada e segura do novo Sportage permite-lhe beneficiar de atualizações remotas de software e mapas. Igualmente avançado, o software de conectividade deste modelo proporciona aos utilizadores a possibilidade de se ligarem remotamente ao seu sistema através da aplicação para smartphones Kia Connect. 

O espaço interior do Sportage europeu tem como base uma distância entre eixos de 2680 mm, uma largura de 1865 mm, um comprimento de 4515 mm e uma altura de 1645 mm. 

Os passageiros da segunda fila de bancos podem contar com um espaço para as pernas de 996 mm e um espaço para a cabeça de 998 mm. A capacidade de carga cifra-se nos 591 litros (VDA) mas, para maior comodidade, pode ser aumentada para os 1780 litros, bastando para tal alterar a disposição dos bancos, rebatíveis a 40:20:40. 

O novo Sportage europeu também está disponível com um design ainda mais desportivo e dinâmico na versão GT-line. 

O Sportage PHEV está equipado com o motor 1.6 T-GDi da Kia e com um motor elétrico de ímanes permanentes de 66,9 kW, acompanhados de um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 13,8 kWh. No seu conjunto, este grupo motopropulsor oferece uma potência total de 265 CV. 

O conjunto de bateria do Sportage PHEV apresenta uma unidade de gestão da bateria de alta tecnologia que monitoriza constantemente o estado da bateria, incluindo fatores como a corrente, a tensão, o isolamento e o diagnóstico de avarias. Possui também uma unidade de monitorização das células, que mede e verifica a tensão e a temperatura.

A versão HEV do Sportage beneficia também do motor 1.6 T-GDi da Kia, que oferece 180 CV de potência, para além de um motor elétrico de ímanes permanentes de 44,2 kW e de uma bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh. A potência total é de 230 CV. 

O novo motor 1.6 T-GDi também está disponível na gama do novo Sportage inserido num sistema semi-híbrido (MHEV), concebido para diminuir as emissões e otimizar os baixos consumos. 

Também incluído no alinhamento do novo Sportage europeu à data do seu lançamento está o motor 1.6 diesel, de baixas emissões. Disponibilizando opções de potência de 115 ou 136 cv, esta unidade propulsora “limpa” conta com a mais avançada tecnologia SCR de controlo ativo das emissões, limitando elementos poluentes como os NOx e as partículas. A versão de 136 cv está disponível com tecnologia MHEV, a qual reforça ainda mais a redução das emissões e o aumento da eficiência do novo Sportage europeu. 

O motor 1.6 T-GDi pode ser combinado com uma caixa automática de 7 velocidades com dupla embraiagem (7DCT) ou com uma caixa manual de 6 velocidades (MT). Por seu turno, as versões 1.6 diesel (com ou sem tecnologia MHEV adicional) podem ser conjugadas ou com uma caixa manual de 6 velocidades inteligente (iMT) ou com a 7DCT.

Em Portugal, o lançamento do Kia Sportage está previsto para o 1º Trimestre de 2022.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , ,