Desporto

CUPRA intensifica a sua participação no Extreme E com o Tavascan Extreme E Concept

Única marca europeia envolvida na competição todo o terreno disputada com veículos 100% elétricos, a CUPRA decidiu levar mais longe o seu envolvimento.

Conforme reclama a marca, a CUPRA injeta o seu ADN no CUPRA Tavascan Extreme E Concept. O veículo todo-o-terreno de competição 100% elétrico protagoniza a segunda fase do projeto Extreme E da marca, que também abrange a linguagem de design que será aplicada na versão de produção em série do CUPRA Tavascan, o segundo modelo 100% elétrico com chegada prevista ao mercado europeu e externo em 2024.

O CUPRA Tavascan Extreme E Concept surge envolto num design exterior inédito, mas com ADN 100% CUPRA e uma visão holística do material utilizado para que se assuma mais sustentável, adaptável e com reparação simplificada.

“Acreditamos firmemente no projeto Extreme E como um todo” disse Antonino Labate, Diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Operacional da CUPRA. “A eletrificação, sustentabilidade, equilíbrio de género e diversidade são valores repartidos entre a CUPRA e o Extreme E. O CUPRA Tavascan Extreme E Concept é o espelho no nosso trabalho árduo na CUPRA na nossa preparação para a próxima época.”

O design frontal e traseiro alterou-se substancialmente face ao veículo que está a correr na primeira época do Extreme E. A tecnologia LED permite uma enorme liberdade na produção de um veículo com ADN CUPRA, com os focos dianteiros em grupos de três triângulos de cada lado a garantirem um visual mais imponente.

As peças impressas em 3D são mais eficientes, podendo ser fabricadas em apenas seis horas. Isto permite que a equipa se adapte às alterações muito rapidamente; seja no decurso de algum acidente ou no ajuste da posição da iluminação; os componentes podem ser alterados num curto espaço de tempo sem a necessidade de recurso a ferramentas complicadas e dispendiosas.

“O CUPRA Tavascan Extreme E Concept é a evolução do nosso veículo todo-o-terreno de competição integralmente elétrico; com mais ADN CUPRA e um olhar sobre as tendências do design no futuro da marca. Mas também traz evoluções técnicas” disse Xavi Serra, Diretor do Desenvolvimento Técnico da CUPRA Racing. “O CUPRA Tavascan Extreme E Concept recorre às fibras de linho na fabricação da carroçaria, para melhorar a sustentabilidade, e às impressões 3D que conseguem refazer rapidamente algumas peças para que o carro de corrida se mantenha em pista.”

Construindo a maior parte possível da carroçaria com fibras retiradas da planta do linho é possível dispensar componentes em fibra de carbono, reduzindo-se assim o impacto no ambiente. Isto sem implicar a redução da performance, já que o material pode ser trabalhado de forma semelhante, assumindo as mesmas formas e as especificações exigidas pelos engenheiros. E é uma tecnologia que pode ser facilmente aplicada nos veículos de produção.

A carroçaria do CUPRA Tavascan Extreme E Concept tem uma pintura que ajudará a destacá-lo nos cenários de corridas no ártico, no deserto, no glaciar ou no oceano.

“O CUPRA Tavascan Extreme E Concept está com um visual impressionante e além de ser totalmente elétrico, é agora mais sustentável ao utilizar materiais reciclados e orgânicos como as fibras de linho,” disse Jutta Kleinschmidt, condutor CUPRA. “Mal posso esperar por competir com esta nova versão redesenhada!”

O CUPRA Tavascan Extreme E Concept recebe uma bateria de 54 kWh, colocada atrás do habitáculo para garantir uma deslocação efetiva do peso para trás, podendo completar a aceleração de 0-100 km/h em apenas 4 segundos, em conformidade com os regulamentos da prova.

A CUPRA integra a competição Extreme E desde o início. Foi a primeira marca automóvel a confirmar a sua participação, unindo forças com a ABT Sportsline, o maior parceiro da equipa. 

Thomas Biermaier, CEO da ABT Sportsline, afirmou que “há quase precisamente um ano, anunciámos a nossa parceria com a CUPRA e apresentámos o design do nosso e-CUPRA ABT XE1. Desde então, tivemos uma enorme atração externa – tanto dentro como fora das pistas. O desenvolvimento de uma carroçaria própria concebida pelos designers e engenheiros da CUPRA será o nosso próximo objetivo nesta colaboração tão próxima e bem-sucedida. O Tavascan Extreme E Concept tem um visual fantástico, até ao mais pequeno detalhe. Agora, cabe-nos arrebatar os primeiros troféus muito em breve.”

Categories: Desporto, Elétricos, Home, Notícias

Tagged as: , ,