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Saiba (rigorosamente) tudo sobre o novo Toyota Yaris Cross

Se já leu o primeiro ensaio do novo Toyota Yaris Cross, pode desejar saber todos os detalhes do carro. Aqui estão eles de forma exaustiva! Se não leu, clique aqui para ler o primeiro ensaio.

O Yaris Cross é um modelo totalmente novo que reúne a vasta experiência e know-how da Toyota no design e engenharia de automóveis compactos e modelos SUV. Desde a fase inicial do projeto, o Yaris Cross foi desenvolvido para a Europa e especificamente com os clientes europeus em mente.

Está dotado dos principais atributos da nova geração do Yaris hatchback, o atual detentor do galardão Car of the Year na Europa: Conceito geral “Grande-Pequeno” que maximiza o espaço interior e caráter prático, quarta geração da motorização eletrificada “Full-Hybrid”, os mais altos padrões de segurança com a segunda geração do Toyota Safety Sense e uma personalidade realmente Divertida de Conduzir.

Essas qualidades são combinadas com recursos autênticos de SUV, alicerçados na herança de inovação da Toyota, entre os quais a criação de um novo segmento de mercado há mais de 25 anos (com o primeiro RAV4) que, entretanto, se tornou nuclear.

O lançamento do Yaris Cross amplia a família Toyota Yaris, juntando-se ao hatchback Yaris e à sua versão de prestações de puro-sangue, o GR Yaris. Por outro lado, significa que a Toyota passa a dispor da maior gama de modelos SUV híbridos do mercado, constituída pelo compacto C-HR, o RAV4 e o Highlander de sete lugares, oferecendo aos clientes uma escolha excecional de dimensões de veículos e capacidade para atender às suas necessidades.

Hideaki Hayashi, o engenheiro-chefe adjunto do Yaris Cross explica: “Quando começámos a desenvolver o novo Yaris Cross, considerámos o valor dos SUV e o que entendemos que a futura geração de veículos do segmento B necessitava. O que veio à nossa mente foi um carro que permite aos proprietários expressar a sua individualidade e auxiliar os seus estilos de vida únicos e ativos”.

O mote para a equipa de desenvolvimento foi “Always On the Move” (Sempre em Movimento) para expressar a prioridade à criação de um automóvel que fosse “Fácil, Rápido, Inteligente”. Isso torna-o perfeitamente adequado para o uso diário, mas com um aspeto aventureiro que é fundamental para um SUV de sucesso. O design apresenta linhas elegantes e urbanas num veículo no qual os condutores se podem sentir orgulhosos de serem vistos, combinando as qualidades robustas de um SUV com o apelo de condução dinâmica e evoluída.

O Yaris Cross é construído sobre a plataforma GA-B para modelos compactos (que faz parte da estratégia Toyota New Global Architecture) o que lhe permite dispor dos mesmos pontos fortes que foram conseguidos com tanto sucesso no Yaris hatchback. Isto em combinação com a quarta geração do sistema eletrificado de propulsão híbrida Toyota para proporcionar prestações rápidas, eficiência de combustível, baixas emissões e manobrabilidade urbana num formato SUV. Para além da versão com tração frontal a disponibilidade de versões com sistema elétrico Toyota de tração às 4 rodas, designado All Wheel Drive – Intelligent (AWD-i) reforça a autenticidade do caráter SUV deste modelo.

Fabricado na Europa para clientes europeus

O Yaris Cross é fabricado nas instalações da Toyota Motor Manufacturing France em Valenciennes, onde foram investidos €400 milhões para permitir que o Yaris e o Yaris Cross fossem montados simultaneamente na mesma linha de produção. A sua entrada no portfólio de produção europeia da Toyota fortalece a estratégia de localização da marca e contribui para o objetivo de 1,5 milhões de vendas de veículos anuais nesta região até 2025.

O Yaris Cross chega como um forte concorrente no crescente mercado europeu de SUV do segmento B. A Toyota espera que esse crescimento continue, impulsionado predominantemente por clientes que abdicam de modelos maiores do segmento C ou que trocam silhuetas hatchback do segmento B por alternativas que se adaptam melhor aos seus estilos de vida modernos.

O mote do design do Yaris Cross foi “Fácil, Rápido, Inteligente”, definido com o objetivo de criar um carro que se pudesse tornar um parceiro ideal para as atividades do dia-a-dia. A equipa da Toyota European Design and Development (ED2), o centro de design europeu da Toyota no sul de França, trabalhou para reinventar o SUV urbano, elaborando um design mais robusto e minimalista que diferencia o Yaris Cross dos seus concorrentes.

O seu estilo marcante expressa a robustez e agilidade que os clientes europeus preferem numa carroçaria compacta, proporcionando facilidade de manobras bem adequadas à vida urbana. Ao mesmo tempo, o design exterior permite um interior com muito conforto e generosa capacidade de carga, seguindo a bem estabelecida fórmula “Grande-Pequeno” do Yaris.

A parte inferior da carroçaria, com um eixo horizontal alto que vai do nariz aos faróis traseiros, aumenta a sensação de uma postura de SUV, potente e elevada. As rodas e pneus de diâmetro maior – com jantes de até 18 polegadas – adicionam ênfase visual e também contribuem para a capacidade do carro de enfrentar diferentes condições de condução. O aspeto condensado é reforçado pelas pronunciadas projeções da carroçaria sobre os pneus traseiros.

A secção dianteira apresenta uma imagem urbana forte e robusta, com as grelhas superior e inferior a formar duas formas trapezoidais sobrepostas – um elemento de design exclusivo dos SUV da Toyota. Os faróis estreitos em forma de losango usam lâmpadas de projetor de LED (nos níveis de equipamento superiores), com luzes de condução diurna verticais separadas e faróis de nevoeiro circulares de LED colocados nas extremidades da grelha inferior. A traseira é definida pelo amplo portão e pela secção central quadrada que expressa a funcionalidade do carro, emoldurada pelas largas “ancas” traseiras e linhas de caráter em forma de C cortadas nos cantos inferiores. A partir do nível de equipamento da versão Exclusive, todos os faróis traseiros usam tecnologia LED e dispõem de indicadores de mudança de direção sequenciais.

O formato da carroçaria foi definido para otimizar a eficiência aerodinâmica, com aletas de estabilidade aerodinâmica em pontos estratégicos. Há também um piso quase totalmente plano e coberto por debaixo do carro, que contribui para uma melhor estabilidade e redução de ruido aerodinâmico que ajuda a tornar as viagens de longa distância menos cansativas para o condutor.

Em comparação com o hatchback, o Yaris Cross é 95 mm mais alto (1560 mm), 20 mm mais largo (1765 mm) e 240 mm mais comprido (4180 mm). A distância entre eixos manteve-se sem alteração nos 2560 mm, mas o aumento na altura ao solo – de 25 mm para 170 mm – reflete o seu design de SUV autêntico, ao mesmo tempo que proporciona um ponto de vista elevado e excelente visibilidade para o condutor. A agilidade urbana é garantida com um raio de viragem de 5,3 metros (pneu).

Variando com o nível de equipamento, o Yaris Cross é equipado com jantes de liga leve prateadas de 16 polegadas, de 17 polegadas maquinadas em tom claro, de 18 polegadas pintadas em cinza-escuro ou de 18 polegadas maquinadas em preto. Existem 10 opções de cor de carroçaria, incluindo novos tons pérola e metalizados; e para níveis de equipamento superiores está disponível um acabamento bicolor com teto preto, dourado ou branco.

O design interior do Yaris Cross retoma a aparência moderna e de qualidade do hatchback, com um “acesso rápido” que dá prioridade à conveniência no dia-a-dia.

Existem novos tratamentos para elementos como os pilares dianteiros, soleiras de portas e consola central e novos acabamentos para os painéis das portas e apoios de braço. A consola central ganha destaque, refletindo o status de SUV deste modelo, criando um forte elemento vertical que desce do ecrã multimédia para a alavanca do seletor da caixa e incorpora os comandos de aquecimento e ventilação. Os comandos de funções de condução, incluindo a seleção do Modo de Condução e os interruptores da tração às quatro rodas (quando disponível) estão agrupados imediatamente à frente do seletor da transmissão.

A posição de condução otimizada permite que o condutor tenha a boa visibilidade esperada num SUV, destacando-se o design do banco e do volante capaz de proporcionar um forte sentido de integração e de controlo do veículo.

Uma área de carga prática e fácil de usar, com muito espaço para acomodar bagagem de lazer em viagem, bem como a carga do quotidiano, é algo essencial num SUV, tendo sido conseguida graças ao conceito inteligente de arrumação interior do Yaris Cross. Com todos os bancos em posição normal, incluindo o espaço por baixo do alçapão divisor, há 397 litros de volume de carga disponíveis; se se rebatem as costas dos bancos traseiros esse volume estende-se a um máximo de 1097 litros.

A conveniência é intrínseca no Yaris Cross com bancos traseiros rebatíveis em 60:40 ou, nos níveis de equipamento mais elevados, em 40:20:40. O engenhoso sistema Toyota Smart Cargo, disponível nos níveis de equipamento superior, possui uma plataforma dividida em dois níveis e com partição 60:40 que permite que parte ou toda a secção do piso seja rebaixada para que itens maiores e mais altos possam ser carregados. 

Esta adaptabilidade significa que há espaço suficiente para duas malas grandes ou sacos de golfe, esquis, uma bicicleta ou outro equipamento de lazer. Itens menores podem ser facilmente mantidos em segurança no seu lugar através do novo Cinto Flexível, um acessório opcional. O acesso ao porta-bagagens é simplificado com a disponibilidade de um portão traseiro elétrico com sensor de “pontapé” para abertura em modo de mãos livres.

O Yaris Cross é movido pela motorização eletrificada com a tecnologia híbrida de quarta geração da Toyota, que fez a sua estreia no novo Yaris hatchback. O centro nevrálgico do sistema é o motor Hybrid Dynamic Force de 1,5 litros com a mesma estrutura básica e lógica de funcionamento da unidade maior de dois litros que equipa os Toyota Corolla e C-HR. O curso longo, a combustão em alta velocidade, a elevada taxa de compressão de 14: 1 e o controlo de temperatura e pressão ajudam a unidade de ciclo Atkinson a atingir uma elevada eficiência térmica de 40% (o que significa que é usada mais energia por cada gota de combustível para alimentar o carro).

O motor Hybrid Dynamic Force é mais silencioso durante a aceleração e a potência e binário máximos do motor são obtidos a velocidades mais baixas – 92 cv / 68 kW às 5500 rpm e 120 Nm entre as 3600 e as 4800 rpm.

A potência máxima combinada do sistema (motor a gasolina e motor elétrico) é de 116 cv / 85 kW. A economia de combustível e as emissões de CO2 (ciclo WLTP combinado) são de 4,5-5,0 l / 100 km e 101-113 g / km (4,7-5,1 l / 100km e 106-116 g / km com AWD-i, na liderança da sua classe).

A compacta caixa híbrida do tipo E-CVT inclui também um motor/gerador elétrico para gerar mais potência e melhor resposta do que o sistema Toyota da geração anterior. O motor de 580V produz 80 cv / 59 kW e 141 Nm de binário.

O controlo de potência dispõe de um design mais compacto e uma densidade de potência mais elevada, podendo controlar mais de 100A de corrente e aumentando os 177,6V da bateria híbrida de iões de lítio para 580V. Os seus transístores dispostos verticalmente e sistema de arrefecimento eficiente permitem a comutação do transístor até um máximo de 10 000 vezes por segundo.

O Yaris Cross usa uma bateria híbrida de iões de lítio, com eficiência e potência melhoradas graças à redução da resistência dentro das células. A unidade de 177,6V é capaz de produzir o dobro de energia na travagem e de fornecer 50% mais potência na aceleração, em comparação com a bateria de níquel-hidreto metálico da geração anterior do Yaris Hybrid. Além de mais potente, é mais leve (o conjunto completo pesa apenas 27 kg), o que contribui ainda mais para a eficiência geral do carro.

O aumento do rendimento da bateria contribui para uma maior percentagem de condução elétrica urbana, com zero emissões e zero consumo de combustível. O novo Yaris Cross pode cobrir confortavelmente uma grande proporção de viagens e deslocações em cidade nas mãos dos seus clientes europeus. A condução elétrica é possível a velocidades até 130 km/h.

O Yaris Cross também está disponível, sob encomenda, com motor a gasolina de 1,5 litros – baseado na mesma unidade do sistema híbrido – combinado com transmissão (CVT não disponível em Portugal) ou manual de seis velocidades. A unidade de três cilindros produz um máximo de 125 cv / 92 kW às 6600 rpm e um binário máximo de 153 Nm entre as 4800 e as 5000 rpm. Os números oficiais de economia de combustível e emissões WLTP são 5,7-6,2 l / 100 km (6,0-6,4 l / 100km para a versão com CVT) e 130-140 g / km (135-144 para o CVT).

A Toyota teve como objetivo dotar o Yaris Cross de uma experiência de condução “confiante e natural” – uma qualidade de confiança que resulta um comportamento estável em todos os contextos de condução e que confere ao condutor uma paz de espírito e uma naturalidade de reações do carro aos movimentos do volante para que o condutor se sinta ligado ao veículo e com o absoluto controlo da situação.

O elemento-chave para atingir o objetivo dinâmico é a plataforma para veículos compactos GA-B da Toyota, que já provou a sua qualidade quando montada no novo Yaris hatchback. Permite um baixo centro de gravidade e uma boa repartição de peso entre a dianteira e a traseira, com os componentes pesados posicionados em baixo e mais próximos do meio do veículo. Assim se consegue reduzir a inclinação da carroçaria e que o chassis responda de forma mais precisa às solicitações do condutor.

A altamente rígida carroçaria ajuda a criar um comportamento estável, segurança e uma confortável qualidade de rolamento. A plataforma GA-B contribui novamente para a qualidade geral do veículo. A rigidez não foi, no entanto, alcançada à custa do agravamento do peso; em vez disso, a Toyota aplicou técnicas de construção avançadas e, para reduzir a massa total, usou materiais fortes mas leves e de elevada rigidez em pontos estratégicos em todo o veículo.

Exemplos: na parte superior da carroçaria, os componentes são reforçados por estruturas em anel e soldagem por pontos adicional; foi aplicado um novo material de resina para o suporte do radiador; e os painéis da carroçaria são mais finos. A atenção aos detalhes inclui a otimização da forma da secção transversal do reforço do para-choques dianteiro e a redução de sua massa em cerca de 20%. Outros benefícios foram obtidos com o aumento da sobreposição entre as partes da estrutura, melhorando a aderência e a resistência à torção. 

Foi adotada uma nova suspensão dianteira MacPherson para o Yaris Cross a qual, mesmo sendo leve, lhe proporciona uma elevada rigidez e assegura agilidade e um caráter de condução divertida. Na traseira há um sistema de eixo de torção para a versão de tração dianteira e uma configuração específica de duplos triângulos sobrepostos nas versões de tração às quatro rodas para acomodar o motor elétrico adicional no eixo traseiro e fornecer elevados níveis de conforto de condução, estabilidade e controlabilidade.

Na afinação da suspensão o foco esteve na capacidade de curvar com a máxima precisão e na manutenção das trajetórias, tanto nos trajetos em cidade ou em estradas abertas, com especificações de inércia otimizadas e uma relação de rolamento reduzida, que também contribuem para o conforto geral de condução.

O Yaris Cross usa discos ventilados nos travões dianteiros e discos traseiros sólidos, com sistemas adicionais para maior segurança e controlo do veículo. Casos do Controlo de Estabilidade do Veículo Assistido pela Direção (S-VSC), que fornece um controlo cooperativo das funções de ABS, VSC e TRC do carro e o sistema de direção elétrica para melhorar a resposta da direção e a segurança; nos modelos 4×4, a cooperação do sistema também inclui o Controlo Ativo de Binário.

Outros sistemas de travagem incluem Assistência Ativa em Curva (ACA), Travão de Colisões Secundárias (SCB) e Brake Hold (BH). Os modelos de tração às quatro rodas são adicionalmente equipados com Assistência de Controlo de Descidas (DAC) e Modo Trail (consulte a seção AWD-i acima). De série, todas as versões estão equipadas com travão eletrónico de estacionamento.

O Yaris Cross proporciona tudo o que os clientes de veículos SUV do segmento B esperam de um carro e muito mais, abrindo novos caminhos nas especificações de equipamentos para fornecer recursos mais sofisticados e eficazes para conectividade, conveniência e conforto. O novo modelo é lançado na Europa com quatro níveis principais de equipamentos e uma versão especial Premiere Edition, com especificações melhoradas.

No nível Comfort Plus há jantes de liga leve prateadas de 16 polegadas e 10 raios, faróis de nevoeiro dianteiros de LED, limpa-vidros com sensor de chuva, antena “barbatana de tubarão” e espelhos retrovisores aquecidos. No interior encontram-se vidros elétricos dianteiro e traseiro, ar condicionado automático, travão de mão eletrónico, câmara traseira, sistema multimédia Toyota Touch de oito polegadas com DAB e áudio de quatro altifalantes e integração de smartphone com Apple CarPlay e Android Auto. O Toyota Safety Sense também é fornecido de série (detalhes no capítulo de segurança a seguir).

O nível Exclusive e Square Collection conta com jantes de 17 polegadas com um design de cinco raios duplos e um acabamento contrastante maquinado e brilhante. A tecnologia LED é usada para os faróis de projeção, as luzes diurnas e as luzes combinadas traseiras – as duas últimas apresentam guias de luz para criar uma assinatura de iluminação distinta. Há conveniência acrescida com smart entry & start e um sistema de som mais potente com seis altifalantes, além de um Mostrador multi-informações de sete polegadas na instrumentação binocular diante do condutor atrás do volante.

As versões de topo de gama são a Luxury e Premier Edition, recheadas de elementos de equipamento para atender a diferentes aspetos da personalidade do Yaris Cross como um veículo que está claramente na moda para a vida urbana e um SUV que é o companheiro ideal para pessoas que gostam de evadir-se nos seus momentos de lazer para desfrutar de um estilo de vida dinâmico e de atividades ao ar livre. Ambas as versões apresentam, de série, um acabamento em piano lacado e detalhes cromados na grelha frontal superior, vidros traseiros escurecidos e espelhos retrovisores retráteis. No habitáculo há bancos dianteiros aquecidos, ar-condicionado bizona, espelho retrovisor com escurecimento automático, ajuste lombar elétrico no banco do condutor e iluminação ambiente em azul-claro à volta do espaço para os pés, painéis das portas e consola central. O banco traseiro tem uma partição e pode ser reclinado em 40:20:40 e o compartimento de carga possui uma plataforma que pode ser dividida em dois níveis.

Os elementos exclusivos da versão Luxury incluem jantes de liga leve de 18 polegadas com 15 raios, teto panorâmico e um tema interior “Urban”, com os bancos estofados numa combinação de tecido taupe (cinzento-acastanhado), ombros acolchoados e almofadas de apoio lateral em pele sintética. O Alerta de Ângulo Morto e a Deteção Traseira de Aproximação de veículos com travão automático estão incluídos.

Disponível durante o período de lançamento inicial do Yaris Cross, a versão Premiere Edition conta com uma pintura exterior bicolor, design exclusivo das jantes de liga leve maquinadas brilhantes de 18 polegadas e um portão traseiro elétrico com sensor de “pontapé”. Os bancos são revestidos em couro preto, um sistema de som JBL premium e as fontes de informação do condutor incluem um head-up display.

O Yaris Cross apresenta a mais recente plataforma multimédia da Toyota com superior poder de processamento de dados, resposta mais rápida, operação mais intuitiva e novas funções.

É operado por meio de um ecrã tátil de alta definição de nove polegadas para facilitar a visibilidade em diferentes condições de iluminação e possui um cartão SIM embutido, o qual fornece conectividade constante.

A navegação aproveita os serviços conectados da “nuvem” para garantir uma navegação “sempre ativa” que fornece informações momento a momento sobre acontecimentos no tráfego por meio do recurso Live Road Events que usa informação da comunidade para tornar as viagens tão eficientes e isentas de problemas quanto possível.

O novo sistema tem um HMI (Interface Homem-Máquina) fluido, claro e simples e pode receber atualizações de software e de serviços “over the air” (remotamente) para garantir que o Toyota Smart Connect está sempre atualizado, incluído no pacote de dados fornecido como parte das especificações do novo modelo.

O Yaris Cross é também um dos primeiros veículos a oferecer conectividade sem fio para smartphones com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Além disso, por meio da aplicação de serviços conectados do smartphone, o proprietário pode controlar remotamente uma série de recursos, como trancar e destrancar o carro, controlar a climatização a bordo (dependendo do mercado) e luzes de emergência, que podem ser muito úteis quando se procura o carro num estacionamento lotado.

Outros Serviços Conectados integrados estarão disponíveis no início de vendas com a aplicação MyT do smartphone, oferecendo serviços adicionais, como Smart Parking e Smart Fueling, que ajudam os proprietários a pesquisar e receber informações sobre estacionamentos e postos de abastecimento.

Os serviços MyT adicionais dão acesso a serviços e informações úteis sobre o carro. O MyT regista a data do trajeto, para que as informações sobre quilometragem, velocidade e aceleração possam ser recuperadas sempre que necessário, podendo fornecer lembretes de que chegou a altura de levar o carro à manutenção. Há também uma ferramenta de “dicas híbridas” que ajuda o condutor a aprender as melhores técnicas para maximizar o desempenho do sistema elétrico híbrido do seu carro.

Conforme o Toyota Smart Connect for evoluindo continuamente, novos serviços e recursos poderão ser adicionados ao sistema automaticamente por meio de atualizações remotas para que os utilizadores disponham de cada vez mais conveniências no seu Yaris Cross. O recurso “Partilhar para o Carro” já irá fazer parte de uma próxima atualização de sistema, permitindo que cada condutor planifique viagens e partilhe com o seu Yaris Cross antes de entrar no carro.

O Yaris Cross conserva o registo de excelência da família Yaris no que respeita a provisões de segurança líderes na classe, sendo esses seus méritos realçados pelo facto do Yaris ter sido o primeiro automóvel compacto neste segmento a receber a mais alta classificação de cinco estrelas da Euro NCAP. De acordo com a filosofia “segurança não é uma opção” – os sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense de última geração e de assistência ao condutor são fornecidos de série, em todas as versões, enquanto a proteção é integrada na forma de uma estrutura de carroçaria altamente rígida.

Seguindo o precedente estabelecido pela versão hatchback, adota uma série de medidas novas e outras melhoradas que conseguem detetar uma gama mais ampla de riscos de acidentes comuns, alertar o condutor e iniciar medidas para evitar um impacto ou diminuir as suas consequências, se a colisão for inevitável.

O sistema inclui:

  • Sistema de Pré-colisão (PCS) com deteção de veículos, deteção de peões de dia e de noite, deteção de ciclistas de dia, Assistência de Viragem em cruzamentos e Assistência de Direção de Emergência
  • Cruise Control adaptativo de alcance total
  • Alerta de Saída de Faixa (LDA) e Assistência à Manutenção de Faixa (LTA)
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA)
  • Luzes de Máximos automáticas (AHB) ou Sistema de Máximos Adaptivo (AHS) opcional com óticas totalmente LED

A adoção do sistema de Assistência de Viragem em Cruzamentos aumenta o raio de ação do PCS ao ser capaz de detetar e alertar sobre um alto risco de colisão com o tráfego em sentido contrário ao virar à esquerda ou à direita num cruzamento e quando os peões cruzam a estrada na curva que está a ser feita. A Assistência de Direção de Emergência ajuda a manter o veículo dentro de sua faixa quando o condutor tiver que desviar o carro repentinamente para evitar um obstáculo. O Alerta de Saída de Faixa e a Assistência à Manutenção de Faixa são acionados para manter o veículo centralizado na sua faixa de rodagem, fornecendo a assistência de direção adequada no caso de o condutor começar a desviar-se da trajetória correta. Além de reconhecer marcações brancas ou amarelas na estrada, a versão mais recente do sistema também pode monitorizar passeios e margens da estrada.

Nos níveis de equipamento Luxury e Premiere Edition, há proteções adicionais fornecidas pelos sistemas Alerta de ângulo Morto (BSM) e Deteção Traseira de Aproximação de Veículos (RCTA), o último dos quais avisa o condutor quando há risco de fazer marcha-atrás e ficar na trajetória de veículos que não tenham sido vistos e que se estejam a aproximar quando o Yaris Cross está a sair de um lugar de estacionamento e aplicar a travagem automática se existir risco de colisão. 

Entre os abrangentes recursos de segurança passiva incluem-se os airbags centrais adicionais entre o condutor e o passageiro dianteiro. No caso de ocorrer uma colisão que acione os airbags, o sistema eCall do veículo alertará automaticamente os serviços de emergência, fornecendo a sua localização.