Ensaio Skoda Enyaq iV 60: provavelmente o melhor automóvel da Skoda

Ensaio Skoda Enyaq iV 60: provavelmente o melhor automóvel da Skoda

19/10/2021 0 Por Jose Manuel Costa
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Quem compra um Skoda sabe que vai ficar com um carro espaçoso, prático e que oferece um bom “value for money” (valor pelo preço que custa) e com a mobilidade 100% elétrica a cada checa não se desvia um milímetro desse ADN. Por isso o Enyaq é, provavelmente, o melhor automóvel da Skoda. Será melhor que o VW ID.4?

Rating: 4.5 out of 5.
  • A Favor – Habitabilidade, prático, consumo, utilização
  • Contra – Carregamento lento, cabo de ligação opcional, opcionais

Quando olhei para o Enyaq ao vivo, duas coisas saltaram imediatamente à vista: o estilo exterior e o habitáculo. O Skoda tem um estilo moderno sem exageros futuristas, integrando de forma perfeita um comprimento superior a 4,5 metros e um gabarito generoso. Claro, com formato SUV, o segmento da moda há algum tempo. Um carro diferente e que apesar de ter a mesma base do VW ID.4, é bem diferente. Na minha opinião para melhor.

O ENYAQ É TÃO ESPAÇOSO COMO OS OUTROS SKODA?

Claro que sim, a habitabilidade é generosa, permitida pela utilização da plataforma modular MEB. O Enyaq é ligeiramente mais comprido e largo que o ID.4, mas é mais baixo. 

Fazendo parte do ADN, esta habitabilidade resulta de um exercício excelente dos engenheiros da Skoda que tiveram de lidar com o facto do motor elétrico estar no eixo traseiro e a bateria estar sentada entre os dois eixos. O verdadeiro “puzzle” desenhado para que tudo rime de forma ideal permite que no banco traseiro caibam três pessoas sem constrangimentos e com amplo espaço para arrumar as pernas, enquanto na bagageira há 585 litros de capacidade.

Quer isto dizer que cada um dos ocupantes do Enyaq têm espaço para levar uma mala de dimensões interessantes na bagageira do Skoda. Aqui está um SUV 100% elétrico que cumpre a sua função familiar sem compromissos. Excelente!

Não custa muito entrar no Enyaq iV 60 e quando sentados no banco do condutor… mistura perfeita entre o clássico e o moderno! A digitalização é total, mas com o painel de instrumentos bem integrado num tabliê em formato de onda que recebe o maior ecrã disponível na gama do grupo VW. 

A Skoda optou pelo tradicional no que toca ao painel de instrumentos, mesmo que seja digital, o volante também é uma peça de estilo com três braços estilizados e comandos manuais e não sensíveis ao toque como no ID.4, enquanto que a climatização tem comandos físicos e não os botões sensíveis ao toque da VW.

O ecrã flutuante por cima da consola central tem uma diagonal de 33 cm, é verdadeiramente grande, mas rima de forma perfeita com o resto do tabliê. O desenho do tabliê é muito agradável e distinto, com um ar elegante Premium.

A consola central está limpa, exceção feita ao botão que faz o carro andar para trás ou para a frente, o travão de mão elétrico e dois porta copos.

O QUE É QUE QUER DIZER iV NO NOME DO ENYAQ?

A casa checa criou uma submarca para os modelos 100% elétricos da Skoda. O “V” significa “Veihcle” e o “i” traduz uma série de palavras que querem traduzir a imagem e missão da marca: inovação, inspirador, inteligente e individual. 

Mas iV será, também, um ecossistema de mobilidade elétrica que está a ser construída em redor do Enyaq e que tem como ponto de partida a aplicação “mySkoda”.

De momento, a aplicação serve, essencialmente, para aceder a funcionalidades simples como pré-aquecimento do interior, verificação do estado da bateria, mas no futuro será uma espécie de comando à distância para muitas outras coisas. Por exemplo, guiar o carro em modo de condução autónoma. Ainda não está disponível, mas a Skoda fará a atualização quando surgir, pois, o Enyaq tem capacidade de atualização via internet. A má notícia é que terá de ir ao bolso para pagar esses serviços suplementares.

E COMO É ESTE SKODA NO QUE TOCA À TECNOLOGIA?

O Enyaq está equipado com muitas aplicações digitais, tem cartão SIM integrado e por isso é facilmente atualizado ao longo do seu ciclo de vida. Mais tarde, o “cérebro” instalado no Skoda vai permitir que o carro fale consigo e o avise. Por exemplo, se o seu filho levou o carro e está a exagerar na velocidade a que circula, ou se levou o carro dizendo que ia ao café com os amigos e aparece perto de uma discoteca no Algarve. Enfim, muitas possibilidades que serão abertas quando o sistema estiver a funcionar. E se lhe roubarem o Enyaq, ele emitirá um alerta que lhe permitirá falar com as autoridades no sentido de recuperar o carro.

Não se preocupe: a Skoda irá atualizar tudo via internet e o seu Enyaq estará, sempre, atualizado e cada vez mais “inteligente”.

PARA CARREGAR A BATERIA, COMO É?

Ora, aqui é que a gata torce o rabo! Tanta tecnologia e tanta funcionalidade e a Skoda não oferece o cabo de carregamento em casa (custa 705 euros!) e o carregador interno não vai além dos 50 kW. Ora, isto não é propriamente um carregamento rápido! Para usar os carregadores rápidos acima dos 50 kW terá de pagar 540 euros e aumentar a capacidade de carregamento.

Neste Enyaq iV 60 essa opção permite chegar aos 100 kW o que permite carregar a bateria de 62 kWh de 0 a 80% em 30 minutos. Com o carregador de 50 kW, conseguirá carregar até 80% em 65 minutos. 

Se comprar o cabo de ligação a uma tomada doméstica, a bateria leva 27 horas a carregar, 7 horas numa “wallbox” de 3,6 kW e 9 horas com a mesma “wallbox” de 7 kW (que custa 872 euros mais 400 euros de montagem). Num posto público de 22 kW, serão precisas 6 horas para carregar a bateria do Enyaq.

E, AFINAL, QUAL É A AUTONOMIA DO ENYAQ?

Oficialmente, a Skoda diz que, pelo protocolo WLTP, são 400 km. Eu nunca consegui fazer mais de 340 km, uma cifra interessante que perde algum brilho se usar o Enyaq em autoestrada. A autonomia desce para os 260 km. 

Mesmo assim, apesar de ter ficado longe dos 14,4 kWh/100 km anunc iados pela Skoda em ciclo WLTP, os 20 kWh que registei a cada centena de quilómetros torna-o dos mais económicos do segmento.

E se tiver algum cuidado, aproveitar as descidas para regenerar energia e na autoestrada não andar sempre encostado à velocidade máxima (160 km/h), a autonomia aproxima-se dos 400 km. Se quiser chegar, mesmo, aos 400 km de autonomia, talvez seja boa ideia comorar a Bomba de Calor que custa 1.070 euros.

E COMO É O ENYAQ EM UTILIZAÇÃO?

O Enyaq oferece uma versão 80 com uma potência entre 204 e 265 CV e um RS com 300 CV. Não os conheço, mas posso dizer que esta versão com 180 CV é mais que suficiente. Se é verdade que o carro pesa mais de duas toneladas, o binário de 310 Nm disponível de forma imediata mitiga essa situação, permitindo que o Skoda acelere dos 0-100 km/h em 8,7 segundos.

Reclama a casa checa, pois nunca consegui melhor que 9,8 segundos. Ainda assim, um excelente registo que prova como os 180 CV e os 310 Nm de binário são mais que suficientes.

A Skoda oferece no Enyaq a possibilidade usar amortecimento adaptativo (um extra) e jantes de 21 polegadas (igualmente um extra). Com a suspensão metálica normal, o Enyaq tem um bom compromisso entre desempenho e conforto e não há perturbação evidente quando a estrada se degrada. Sim, nas junções ou em zonas mais esburacadas, as jantes de 20 polegadas deste Sportline fazem-se escutar.

A unidade que ensaiei estava equipada com o “Pack Drive Sport Plus” que custa 1.330 euros. Oferece os amortecedores adaptativos, a direção progressiva e o volante com patilhas que controlam a força de regeneração.

O Enyaq conta com vários modos de condução – Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual – sendo que no Individual tem a possibilidade de endurecer ou suavizar a suspensão em exagerados 15 níveis. Honestamente, não senti grandes diferenças entre os diversos modos (no Sport uma reação mais rápida do acelerador) e por isso, no sentido de manter uma boa autonomia, deixei andar o Skoda no modo Comfort. 

A direção assistida progressiva é muito interessante, pois é direta e tem reações mais incisivas. Aproveitando não haver motor no eixo dianteiro – e a Skoda não usou o espaço para um “frunk” – a direção consegue um raio de viragem de 9,2 metros. Para um carro com 4,65 metros é um extraordinário valor.

O sistema de regeneração de energia funciona de forma inteligente. Se não usarmos as patilhas colocadas no volante (cortesia do pacote “Pack Drive Sport Plus”) o sistema funciona em modo automático regenerando sempre que entende ser útil. 

Usando as patilhas, podemos tornar o modo mais agressivo, mas o Enyaq não tem o sistema “on pedal” pois o Skoda não se imobiliza sem que tenhamos de tocar nos travões.

A travagem é progressiva e poderosa, mesmo que atrás o Enyaq tenha… tambores! Seja como for, a sensação de segurança é real e a sensação no pedal ´é bem melhor que na maioria dos veículos elétricos.

Com tração traseira, não há dificuldades de motricidade e o Enyaq curva de forma composta e segura, não sendo carro para grandes aventuras. Porque o peso é elevado e as leis da física não são possíveis de dobrar. 

Mesmo assim é possível encarar uma estrada nacional enrolada com alguma serenidade e com um ritmo interessante. Os amortecedores adaptativos tem grande quota parte nessa serenidade. 

O QUE É QUE EU PENSO DO ENYAQ 60?

Em primeiro lugar, o Skoda Enyaq iV60 é muito mais que um simples clone do VW ID.4, porque é mais agradável à vista em termos de estilo, porque tem um interior mais espaçoso, é mais prático e tem um melhor comportamento. Para mim, o Skoda Enyaq iV 60 é mais interessante dos modelos feitos a partir da mesma base (VW ID.4 e Audi Q4 e-tron). Até o interior menos minimalista e com o maior ecrã disponibilizado num automóvel do grupo VW, é mais agradável. O preço de 40.505 euros justifica-se, apesar da política de opcionais levar o preço bem mais longe. A arrumação mais clássica do habitáculo permite que a transição seja mais simples para o utilizador. É confortável e tem espaço a rodos. Muda o paradigma, mas a Skoda não muda e por isso este Enyaq iV 60 é uma escolha certa para quem quer um modelo 100% elétrico de qualidade.

Ficha técnica

Motor: síncrono de íman permanente; Potência máxima (CV): 180; Binário máximo (Nm): 310; Transmissão: traseira com transmissão direta; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/Independente multibraços; Travões (fr/tr): Discos ventilados/tambores; Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 8,7; Velocidade máxima (km/h): 160; Consumos (kWh/100 km): 14,4; Dimensões e pesos Comp./Lar./Alt. (mm): 4649/1879/1616; Distância entre eixos (mm): 2765; Largura de vias (fr/tr mm): 1587/1566; Peso (kg): 2085; Capacidade da bagageira (l): 585/1710; Capacidade da Bateria (kWh): 62; Autonomia (km): 410; Pneus (fr/tr): 235/55 R20 e 255/50 R20; Preço (Euros): 40.505

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