Elétricos

Tesla Model 3 é o primeiro elétrico a liderar vendas na Europa

Com 24.591 carros vendidos, a Tesla conseguiu reclamar o título de primeira marca a conseguir colocar no topo das vendas um modelo 100% elétrico, no caso o Model 3.

Setembro foi um mês histórico: pela primeira vez um carro 100% elétrico bateu os modelos com motor de combustão interna nas vendas mensais.

Contas feitas, o Tesla Model 3 registou 24.591 unidades vendidas no Velho Continente no mês de setembro. O segundo carro mais vendido em setembro foi o Renault Clio, seguido do Dacia Sandero e do Volkswagen Golf. Isto segundo dados da Jato Dynamics.

Este resultado do Model 3 reflete, segundo o Automotive News Europe, citando uma empresa de estudos e mercado, “o intenso impulso de vendas de fim de trimestre da Tesla para registar um resultado recordista a nível global.”

Mas, mais que isso, esta liderança de um carro 100% elétrico é um sinal inequívoco da aceleração da indústria automóvel na fuga aos modelos com motores de combustão interna.

Acresce a esta aceleração os cada vez mais generosos incentivos para levar os consumidores a mudarem para a mobilidade elétrica, o que leva a uma quota de mercado de 23% entre modelos elétricos, híbridos Plug In e híbridos no mês de setembro. Quase o dobro da quota de mercado de 2020.

O avanço das vendas de veículos eletrificados vem em contramão com as vendas europeias que continuam a cair devido à falta de semicondutores. 

A produção está em níveis críticos e as entregas a clientes estão cada vez mais atrasadas. Recordar, apenas, que as vendas caíram 25% no último trimestre.

Segundo a Jato Dynamics, citada pelo Automotive News Europe, “a crescente popularidade dos veículos elétricos é encorajadora, mas ainda não estamos num nível suficiente para compensar as perdas vistas nos outros segmentos.”

Este resultado da Tesla em setembro surge numa altura em que a casa norte americana está a ultimar a fábrica europeia perto de Gruendheide, nos arredores de Berlin, Alemanha. E se o Model 3 foi o mais vendido dos 100% elétricos, o Model Y ficou em segundo lugar, estando o ID.3 da Volkswagen no terceiro posto.