Ensaio VW Polo TSi 95 Style: menos é mais

Ensaio VW Polo TSi 95 Style: menos é mais

15/11/2021 0 Por Jose Manuel Costa
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Depois do ensaio à versão de topo do VW Polo com motor de 110 CV, eis que me chegou às mãos uma surpresa: este Polo com motor de 95 CV e caixa manual de 5 velocidades. E não é que o carro surpreende mesmo? 

Rating: 3.5 out of 5.
  • A Favor – Motor, Habitabilidade, Refinamento
  • Contra – Refinamento do motor abaixo das 2.000 rpm; bancos duros, comandos

Não há hibridização no Polo pelo que podemos escolher entre três motorizações, entre elas esta 1.0 TSI de 95 CV.

Motor que faz parte da geração Evo da VW, ou seja, o bloco 1.0 litros tem turbo com geometria variável e ciclo Miller. E o que é isto?

Para além do motor usar duas tecnologias que não são baratas, o ciclo Miller funciona da seguinte forma: a válvula de admissão fica mais tempo aberta que no ciclo Otto, ou seja, a compressão é feita em dois ciclos discretos. Primeiro quando a válvula está aberta e depois quando esta é fechada, mas mais tarde que o habitual. Enfim, o ciclo Miller introduz um quinto tempo ao tradicional 4 tempos. O facto da válvula estar aberta mais tempo induz uma perda de potência, mas também uma redução do consumo, sendo a perda de potência compensada pela utilização do turbo de geometria variável.

Ganhos? Alguns, mas poucos se compararmos o motor anterior a este Evo: menos 0,6 l/100 km em média. Contas feitas, o Polo TSI 95 CV consome, em média, 6,3 l/100 km o que é melhor que os seus rivais mais próximos, o Peugeot 208 e o Renault Clio TCe 100. 

Obviamente que a utilização do ciclo Miller cobra uma fatura ao reduzir o refinamento abaixo das 2000 rpm, com o 3 cilindros a ser mais embrulhado do que era antigamente. Sem ciclo Miller era brilhante abaixo das 2000 rpm, hoje não é assim, mas acima daquela bitola, o motor transforma-se e entrega uma faixa de utilização muito agradável.

E O MOTOR CHEGA PARA ANDAR SEM PROBLEMAS?

Sim e… não. Em cidade a baixa rotação, como disse acima, o motor parece anémico e por um par de vezes verifiquei se não tinha o travão de mão puxado! Em estrada é tudo mais interessante quando usamos as 4ª e 5ª velocidades e até nas ultrapassagens o carro é mais que suficiente. Sim, este polo com motor de 95 CV tem caixa manual de 5 velocidades manual. Boa!

Quanto aos consumos, a VW homologou 4,6 litros por cada centena de quilómetros. Não consegui chegar a esse valor, mas, com algum cuidado, o Polo conseguiu 5,2 l/100 km. Muito bom até porque em autoestrada e sem exagerar consegui 5,8 l/100 km. Excelente!

O Polo é refinado e sereno, sensações amplificadas pela qualidade e equilíbrio da plataforma MQB A0 da Volkswagen. A direção não é muito sensível nem ágil, mas cumpre a função ao permitir que o carro siga a trajetória escolhida. Além disso, o Polo está bem servido de travões.

Um dos contribuintes para o refinamento do Polo é a insonorização, o que é muito bem-vindo especialmente em estrada e auto estrada. Acreditem que em auto estrada é excelente.

Pena que os bancos sejam um nadinha firmes, porque espaço não falta. O Polo tem mais espaço no banco traseiro que o 208 e o Clio, por exemplo, mas na bagageira as coisas invertem-se ficando o Polo atrás dos dois franceses, com 351 litros que chegam aos 1125 litros.

CADA VEZ MAIS PERTO DO GOLF

A renovação do estilo do Polo foi ligeira, mas olhando para a frente e para a traseira a aproximação é enorme. Os faróis LED, os farolins traseiros, enfim, tudo aproxima o Polo do Golf.

Mas onde essa aproximação é maior é no interior. Para já todas as versões têm direito aos revestimentos “fofinhos” ao toque que antes estavam reservados aos modelos de topo. Uma boa medida e que reforça a ideia da qualidade percecionada da Volkswagen.

Nem todos os plásticos são de qualidade superior (vejam os painéis de porta, por exemplo), a atmosfera interior continua a ser cinzentona, mas hoje é mais agradável viver dentro do Polo. Pena que os comandos sensíveis ao toque do Golf tenham chegado ao Polo e, felizmente, a unidade que me tocou para este ensaio tinha ar condicionado manual com os bons e agradáveis comandos manuais.

O Polo que a SIVA me disponibilizou tinha o nível de equipamento Style, cada vez mais completo e muito bem fornecido. No que toca a preços, o Polo 1.0 TSI 95 CV Style custa 23.157 euros, um valor que sai fora da média do segmento.

O QUE É QUE EU PENSO DO POLO 95 CV?

Acho que tenho de dizer exatamente o mesmo que disse no ensaio da versão de 110 CV. É um excelente automóvel que custa dinheiro, justificado com o facto de estar cada vez mais perto do Golf. Aliás, se procura um carro bem construído, com uma excelente posição de condução, conforto e um comportamento que, não sendo desportivo, deixa alguns aspirantes a isso a lamber as feridas no final de um troço sinuoso, esta é a melhor opção. Mesmo nesta versão de 95 CV estamos perante um carro refinado, fácil de conduzir e bem equipado no que toca à segurança e às ajudas à condução. E deixe-me dizer-lhe que acabei por gostar mais deste Polo que o de 110 CV, pelo que confirma-se que “menos é mais!”

Ficha técnica Motor: 3 cilindros com ciclo Miller; Cilindrada (cc): 999; Potência máxima (CV/rpm): 95/5000 – 5500; Binário máximo (Nm/rpm): 175/1600 – 3500; Transmissão: dianteira, caixa manual de 5 velocidades; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/eixo de torção; Travões (fr/tr): Discos ventilados/discos; Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 10,8; Velocidade máxima (km/h): 187; Consumos (l/100 km): 4,6; Emissões CO2 (gr/km): 106; Dimensões e pesos Comp./Lar./Alt. (mm): 4074/1751/1451; Distância entre eixos (mm): 2552; Largura de vias (fr/tr mm): 1500/1483; Peso (kg): 1097; Capacidade da bagageira (l): 351 a 1125; Deposito de combustível (l): 40; Pneus (fr/tr): 195/55 R16; Preço da versão ensaiada (Euros): 23.157

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