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Ford revelou nova Ranger com motor V6 diesel e mais tecnologia

A casa da oval azul é a produtora do veículo automóvel mais vendido no mundo que é, curiosamente, uma pick-up. O líder europeu das pick-up é também uma Ford que surge, agora, totalmente renovada.

O Ford Ranger é líder do segmento das pick-up no Velho Continente e acaba de receber importante renovação que a aproxima da Série F norte-americana. Mas mais importante que a proximidade estética quem mudou o aspeto da Ranger, são as novidades por baixo do manto.

A gama Ranger recebeu um V6 turbodiesel que atira o modelo da Ford para um patamar de preço e requinte superior. O novo modelo chega ao mercado somente nos primeiros dias de… 2023.  E no ano seguinte, 2024, deverá chegar a versão híbrida Plug In, não sendo de descartar uma versão 100% elétrica.

A nova Ford Ranger manteve o motor de 4 cilindros e 2.0 litros turbodiesel com vários níveis de potência, carroçarias de 2 portas com dois lugares, 2 portas com 4 lugares e 4 portas, cinco lugares. Há versões comerciais e de passageiros, sendo que o interior da Ranger está pensado como se de um automóvel se tratasse.

Visualmente, a nova geração da Ranger é ousada com o ADN global de estilo das pick-up da Ford. Apresenta uma nova grelha definida e uma assinatura em “C” nos faróis dianteiros, enquanto uma subtil linha de ombros nas laterais incorpora arcos de rodas mais arrojados. Pela primeira vez, a Ford Ranger integra faróis de matriz LED, enquanto na secção traseira os faróis são concebidos em harmonia com a assinatura gráfica dos da frente. 

No interior, o habitáculo idêntico ao de um automóvel convencional eleva a fasquia, utilizando materiais de toque suave e de primeira qualidade, bem como um ecrã tátil central, de formato portrait, com o sistema de entretenimento e conectividade com a assinatura SYNCTM 4 da Ford.

Por baixo da nova carroçaria está um chassis melhorado com uma distância entre eixos 50 mm mais longa e eixos 50 mm mais largos do que no Ranger anterior. Uma estrutura dianteira hidroformada cria mais espaço no compartimento do motor para o novo propulsor V6 e ajuda a Ranger a preparar-se para o futuro ao receber novas tecnologias de propulsão. 

Também permite libertar espaço na dianteira da pick-up para possibilitar um maior fluxo de ar para o radiador, o que ajuda a manter as temperaturas de funcionamento baixas ao rebocar ou ao transportar cargas pesadas. 

Os engenheiros avançaram o eixo dianteiro em 50 mm para lhe conferir um melhor ângulo de aproximação e aumentaram a largura do eixo para uma superior articulação em situações de fora de estrada, o que melhora a experiência off-road

Também deslocaram os amortecedores da suspensão traseira para o exterior das longarinas do chassis de forma a dar ao condutor e aos passageiros um superior conforto, quer em estrada, quer fora dela, independentemente de transportarem carga pesada para o trabalho ou de apenas levarem a família a jantar fora. 

Os clientes terão à sua escolha dois sistemas de tração às quatro rodas – um sistema eletrónico shift-on-the-fly ou um novo sistema avançado de tração às quatro rodas permanente com um tranquilizador modo set-and-forget, concebido para conferir as suas capacidades quando e onde os clientes precisarem. A recuperação em situações exigentes de off-road é facilitada pelos proeminentes duplos ganchos de recuperação no para-choques dianteiro. 

O coração da experiência de conectividade da Ranger é o grande ecrã tátil de 10,1 ou de 12 polegadas na consola central, o qual complementa o painel de instrumentos totalmente digital e dispõe do mais recente sistema SYNCTM 4 da Ford, que vem preparado para ser utilizado pelo cliente com os seus sistemas de comunicações, entretenimento e informação ativados por voz. 

Adicionalmente, existe um modem FordPass Connect incorporado de série, permitindo a conectividade em movimento quando ligado com a aplicação FordPassTM, para que os clientes possam permanecer em contato com o seu mundo. O FordPass melhora a experiência de propriedade com características como o Remote Start (Arranque Remoto), Vehicle Status (Estado do Veículo), e funções remotas de abertura e fecho de portas através de um dispositivo móvel. 

Muitos dos controlos tradicionais dos modos de condução foram transferidos do tablier e da consola central para o seu próprio menu dedicado no ecrã SYNCTM. Através de um único botão, os condutores podem aceder ao ecrã dedicado da Ranger para todos os modos off-road e de condução, onde podem monitorizar a cadeia de propulsão, os ângulos da direção, de inclinação e de rolamento do veículo, entre outros controlos. 

O ecrã está também ligado a uma câmara de 360 graus para facilitar o estacionamento em espaços urbanos apertados ou para ajudar a ultrapassar terrenos particularmente complicados enquanto se está a explorar. Além disso, os clientes podem controlar o novo sistema de iluminação da zona exterior da Ranger através do ecrã tátil ou da aplicação FordPass, o que significa que não têm de trabalhar, acampar ou fazer qualquer outra coisa no escuro. A tecnologia integrada na Ranger estará também apta a aceitar futuras atualizações de software, sem fios, Ford Power-Up, graças ao modem incorporado FordPass Connect. 

A equipa de design também criou um armazenamento inteligente e características úteis para os proprietários. Não existem apenas locais para guardar o telemóvel ou para carregá-lo sem fios (consoante compatibilidade). mas também um grande compartimento na consola central para guardar objetos. Além disso, os compartimentos nas portas são concebidos para transportar mais coisas, o largo tablier esconde um porta-luvas superior e há espaços de armazenamento por baixo e atrás dos bancos traseiros. 

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