
Volkswagen e Bosch dão as mãos para desenvolver a condução autónoma
25/01/2022
O Grupo Volkswagen, através da Cariad, a divisão de software do gigante alemão, vai unir esforços com a Bosch para acelerar desenvolver da condução autónoma.
Chama-se Cariad a divisão que cuida da parte de software para os veículos do grupo Volkswagen e vai dar as mãos à Bosch para acelerar o desenvolvimento de sistemas de ajuda à condução e de condução autónoma.
Segundo comunicado das duas companhias, serão desenvolvidos sistemas de nível 2 para condução urbana e fora do casco urbano para serem instalados nos modelos do grupo VW a partir de 2023. Para utilização em auto estrada, será desenvolvido um sistema de nível 3 para condução sem intervenção do condutor.
Recordamos que a condução autónoma nível 2 contempla o controlo da direção, travagem e aceleração pelo condutor, o nível 3 oferece condução autónoma em determinadas condições, embora exija a vigilância do condutor.
No comunicado, Dirk Hilgenberg, CEO da Cariad (empresa criada em 2021 para reunir todos os departamentos ligados à eletrónica e software, pronta para investir milhares de milhões de euros na digitalização do grupo e dos veículos do grupo VW) referiu que “a condução autónoma é um instrumento chave para o futuro da nossa indústria. Sublinha a nossa ambição de oferecer as melhores soluções possíveis aos nossos clientes o mais depressa possível.”
Já a Bosch destacou o facto de um milhar de colaboradores de todo o mundo das duas empresas estarem envolvidas neste projeto, mas não revela qual o investimento de cada parte na “joint venture”. Não ficou de lado a possibilidade de desenvolver um sistema de condução totalmente autónoma.
Todos esperam que esta “joint venture” corra melhor que a colaboração entre a Bosch e o grupo VW corra melhor que na época do Dieselgate…