
Susanne Hagglund é a nova diretora geral da Volvo em Portugal
09/02/2022
Na Volvo desde 2018, mas com uma experiência superior a 20 anos na consultadoria de gestão, vendas e desenvolvimento de negócio, Susanne Hagglund é a nova diretora-geral da Volvo em Portugal.
Focada em impulsionar a mudança e fomentar a inovação tendo por base decisões corajosas e audazes, Susanne chega à Volvo Car Portugal com o objetivo de cimentar a estratégia global da marca, rumo à sustentabilidade e à eletrificação, trazendo consigo uma preocupação genuína, e também muito pessoal, com as pessoas.
“Estou muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor. A eletrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional” refere Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal.
Recorde-se que a marca assinou recentemente a Declaração para as Zero Emissões de automóveis na recente conferência ambiental realizada em Glasgow, um documento cujo conjunto de metas para a indústria fica mesmo aquém dos objectivos que a marca impõe a si própria.
De entre as medidas, destacam-se a ambição de ser climaticamente neutra em 2040, o compromisso para comercializar apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030 e o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025.
Os resultados atestam o sucesso da estratégia e dão sinais muito positivos para os próximos anos. Com efeito, em 2021, apesar dos constrangimentos causados não só por mais um ano de pandemia como também pela crise dos semicondutores, a Volvo Cars conseguiu aumentar as suas vendas mundiais em 5,6% aproximando-se assim das 700.000 unidades.
As vendas da gama de modelos eletrificados Volvo Recharge dispararam em todo o mundo, tendo crescido mais de 70% em relação ao ano anterior. Em 2021, a taxa de penetração dos modelos plug-in hybrid foi já de 27,1% em relação às vendas totais com a componente dos modelos puramente elétricos já a representar 3,7% globalmente.
Em Portugal, a Volvo voltou a ser, em 2021, a 3ª marca premium mais vendida. Portugal é, efetivamente, um dos mercados mundiais da Volvo onde as vendas Recharge mais cresceu com a taxa de penetração a representar 61,1% do mix total de vendas. O Top 3 das vendas nacionais é preenchido pelos modelos XC40, V60 e XC60 com o SUV compacto a ser um verdadeiro fenómeno de vendas capaz de liderar o segmento C SUV premium nacional.
“O que encontrei em Portugal foi verdadeiramente espantoso. A equipa, e aqui incluo para além da Volvo Car Portugal também os nossos concessionários, está a fazer um excelente trabalho posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado. São pessoas verdadeiramente comprometidas com os valores da marca e a sua jornada. Queremos ser uma marca Pessoal, Sustentável e Segura: Pessoal porque para nós, tudo começa e tudo termina nas pessoas; Sustentável porque se somos parte do problema, teremos que ser parte da solução; Segura porque essa é a nossa génese e 1 milhão de vidas salvas depois, queremos continuar”, refere a nova Managing Director da Volvo Car Portugal.
Susanne Hägglund acrescenta que “na era do digital nunca foi tão importante como agora falar e ter tempo para as pessoas. Precisamos de fortalecer relações, estreitar laços e adotar uma mentalidade cada vez mais “consumer centric” – se há marca em que essa postura faz todo o sentido, essa marca é a Volvo”.