Smart Automobiles: primeiro modelo chama-se #1

Smart Automobiles: primeiro modelo chama-se #1

10/02/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:2 Minute, 15 Second

A Smart Automobiles já tem nome para o primeiro modelo que vai sair da “joint venture” entre a Mercedes-Benz e a Geely. O novo modelo chamar-se-á #1 e abre as portas a uma nomenclatura que terá sempre um “hashtag”.

smart automobiles

O primeiro Smart nascido da “joint venture” entre a Mercedes-Benz e a Geely será conhecido como #1. A smart está a entrar numa nova etapa da sua vida, passando de marca europeia para marca chinesa que vende na Europa.

Será lançado no final do ano como parte de uma gama de produtos que terá sempre o # no nome. E pelas fotos divulgadas, com um carro camuflado, será um quatro portas compacto.

Smart #1 pode ser crossover

O que acaba por ser algo inesperado, pois, a smart tinha anunciado que o primeiro modelo seria um SUV. Mas, as imagens deixam-nos na dúvida. Parece um utilitário, mas pode ser um crossover e até um SUV.

Quanto ao uso do símbolo do “hashtag”, a Smart Automobiles diz que quer “invocar as tendências atuais da era digital.

#1 concebido pela Mercedes, fabricado pela Geely

O desenho do novo carro não difere muito do que foi revelado com o protótipo Concept#1 em setembro do ano passado.

Quanto à plataforma, será a SEA (Sustainable Experience Architecture), a mesma que é a base de modelos da Volvo e da Lynk&Co.

Olhando à ficha técnica conhecida, o smart #1 tem 4290 mm de comprimento (o smart ForFour tem 3495 mm) e com isso vai “cair” num grupo pequeno de SUV/crossover. Exemplos? DS3 Crossback E-Tense, Honda e Mini Electric.

smart sempre deu prejuízo

Recordamos que a smart foi vendida pela Daimler, agora Mercedes-Benz Group, porque foi uma divisão que sempre perdeu dinheiro. Estimativas feitas por empresas de análise financeira, dizem que as perdas anuais rondaram os 700 milhões de euros. 

A venda no início de 2020 à Geely do multimilionário Eric Li, tornou a smart numa marca dividida 50/50 entre o Mercedes-Benz Group e a Geely, com cada uma a investir cerca de 330 milhões de euros. A Geely tem 9,7% do capital da Mercedes-Benz Group.

Nesta parceria, a Mercedes trata do estilo e da engenharia, a Geely fabrica numa unidade com capacidade 150 mil unidades/ano.

Curiosamente, a smart Automobile anunciou a recolha de pouco mais de 873 milhões de euros de financiamento externo. Porém, continua a produzir o Smart ForTwo na fábrica de Hambach, em França. Que foi vendida à Ineos para fabricar o Grenadier. Por isso vai fabricar, por contrato pago pela Mercedes, o ForTwo durante alguns anos. Já o ForFour continua a ser produzido pela Renault na Eslováquia.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %